O LOBBYING INSTITUCIONAL NO BRASIL: CANAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE ESTADO E SOCIEDADE CIVIL?
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REMark - Revista Brasileira de Marketing |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/11692 |
Resumo: | neste texto, procura-se discutir a estruturação, a organização e a forma de atuação do lobbying institucional no Brasil, em nível federal. Oo lobbying institucional é empreendido pelos departamentos de assuntos corporativos e/ou institucionais de empresas privadas. Ppor isso, avaliou-se o contexto institucional da instalação dos primeiros desses departamentos no Brasil, assim como suas atribuições principais e sua importância para as empresas das quais fazem parte. Nnesses departamentos, é criado um importante canal de comunicação entre o Estado, como tomador de decisão, e as empresas privadas, que necessitam esclarecer sua relevância para o setor produtivo em que atuam, com a finalidade de se tornarem interlocutoras do Estado, como partícipes do processo estatal de tomada de decisões. |
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O LOBBYING INSTITUCIONAL NO BRASIL: CANAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE ESTADO E SOCIEDADE CIVIL?INSTITUTIONAL LOBBYING IN BRAZIL: A COMMUNICATION CHANNEL BETWEEN THE STATE AND THE CIVIL SOCIETY?Grupos de pressão. Lobbying. Pprocesso legislativo. Relações governamentais. Representação de interesses.neste texto, procura-se discutir a estruturação, a organização e a forma de atuação do lobbying institucional no Brasil, em nível federal. Oo lobbying institucional é empreendido pelos departamentos de assuntos corporativos e/ou institucionais de empresas privadas. Ppor isso, avaliou-se o contexto institucional da instalação dos primeiros desses departamentos no Brasil, assim como suas atribuições principais e sua importância para as empresas das quais fazem parte. Nnesses departamentos, é criado um importante canal de comunicação entre o Estado, como tomador de decisão, e as empresas privadas, que necessitam esclarecer sua relevância para o setor produtivo em que atuam, com a finalidade de se tornarem interlocutoras do Estado, como partícipes do processo estatal de tomada de decisões.n this article it is examined the structure, the organization and the action of institutional lobbying in Brazilian Congress. Tthe institutional lobbying refers to the performance of the corporative or institutional departments of private companies devoted to the relationships with the different spheres and government levels. An important attribute of the corporative or institutional departments is the development of a communication channel with the State, trying to assist them with ideas and initiatives that can provide solutions for their problems and also to present the positions of the company.Universidade Nove de Julho - Uninove2007-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1169210.5585/remark.v6i1.144ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 6, n. 1 (2007); 57-642177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMporhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/11692/5343Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remarkinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Andréa Cristina de Jesus2019-06-14T20:07:07Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/11692Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2019-06-14T20:07:07REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
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