O LOBBYING INSTITUCIONAL NO BRASIL: CANAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE ESTADO E SOCIEDADE CIVIL?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Andréa Cristina de Jesus
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REMark - Revista Brasileira de Marketing
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/11692
Resumo: neste texto, procura-se discutir a estruturação, a organização e a forma de atuação do lobbying institucional no Brasil, em nível federal. Oo lobbying institucional é empreendido pelos departamentos de assuntos corporativos e/ou institucionais de empresas privadas. Ppor isso, avaliou-se o contexto institucional da instalação dos primeiros desses departamentos no Brasil, assim como suas atribuições principais e sua importância para as empresas das quais fazem parte. Nnesses departamentos, é criado um importante canal de comunicação entre o Estado, como tomador de decisão, e as empresas privadas, que necessitam esclarecer sua relevância para o setor produtivo em que atuam, com a finalidade de se tornarem interlocutoras do Estado, como partícipes do processo estatal de tomada de decisões.
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