Relacionamentos de Marketing em Empresas Varejistas: Aspectos Positivos e Negativos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REMark - Revista Brasileira de Marketing |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12005 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho compreender as relaes de trocas comerciais sob a tica dos clientes, funcionrios e proprietrios de empresas varejistas. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi feita utilizando-se como mtodo a etnografia. Os dados foram coletados em cinco empresas varejistas de um municpio de pequeno porte no Sul de Minas Gerais um supermercado, uma farmcia, uma panificadora, um posto de combustveis e uma loja de hortifrutigranjeiros durante o perodo de um ano (dez/2008 a dez/2009). A observao participante e a entrevista em profundidade foram utilizadas como tcnicas de coleta de dados. Para tratamento dos mesmos, utilizou-se a anlise de contedo. Por meio da anlise empreendida, identificou-se que os relacionamentos de marketing so compostos tanto por aspectos positivos quanto negativos. Contudo, os aspectos positivos so predominantes, especialmente pelo fato de que o cultivo de relacionamentos nas empresas varejistas analisadas uma ocorrncia natural, podendo, portanto, ser caracterizado como genuno. Em termos tericos, uma das principais descobertas feitas nesta pesquisa que o relacionamento de marketing pode trazer tambm implicaes negativas para as empresas confirmando as descobertas de Grayson and Ambler (1999) quando eles afirmam que o marketing de relacionamento pode trazer benefcios, mas tambm desvantagens inerentes. Em termos gerenciais, h que se ressaltar o papel fundamental que os funcionrios exercem na construo de relacionamentos duradouros. Sendo assim, maior ateno deveria ser dispensada ao desenvolvimento de habilidades de relacionamentos daqueles que esto face a face com o cliente.DOI: 10.5585/remark.v12i3.2513 |
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Relacionamentos de Marketing em Empresas Varejistas: Aspectos Positivos e NegativosRelationship Marketing in Retail Companies: Positive and Negative AspectsMarketing de Relacionamento; Varejo; Pequenas Empresas. Troca.Relationship Marketing; Retail; Small Business; Exchange.O objetivo deste trabalho compreender as relaes de trocas comerciais sob a tica dos clientes, funcionrios e proprietrios de empresas varejistas. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi feita utilizando-se como mtodo a etnografia. Os dados foram coletados em cinco empresas varejistas de um municpio de pequeno porte no Sul de Minas Gerais um supermercado, uma farmcia, uma panificadora, um posto de combustveis e uma loja de hortifrutigranjeiros durante o perodo de um ano (dez/2008 a dez/2009). A observao participante e a entrevista em profundidade foram utilizadas como tcnicas de coleta de dados. Para tratamento dos mesmos, utilizou-se a anlise de contedo. Por meio da anlise empreendida, identificou-se que os relacionamentos de marketing so compostos tanto por aspectos positivos quanto negativos. Contudo, os aspectos positivos so predominantes, especialmente pelo fato de que o cultivo de relacionamentos nas empresas varejistas analisadas uma ocorrncia natural, podendo, portanto, ser caracterizado como genuno. Em termos tericos, uma das principais descobertas feitas nesta pesquisa que o relacionamento de marketing pode trazer tambm implicaes negativas para as empresas confirmando as descobertas de Grayson and Ambler (1999) quando eles afirmam que o marketing de relacionamento pode trazer benefcios, mas tambm desvantagens inerentes. Em termos gerenciais, h que se ressaltar o papel fundamental que os funcionrios exercem na construo de relacionamentos duradouros. Sendo assim, maior ateno deveria ser dispensada ao desenvolvimento de habilidades de relacionamentos daqueles que esto face a face com o cliente.DOI: 10.5585/remark.v12i3.2513The objective of this study is to understand the relationship of trade from the perspective of customers, employees, and owners of retail companies. The research is qualitative, and was done using ethnography as a method. Data were collected in five retailers of a small city in southern Minas Gerais - a supermarket, a pharmacy, a bakery, a petrol station, and a shop for fresh produce - during the period of one year (December 2008 to December 2009). Participant observation and in-depth interviews were used as data collection techniques. For treatment of this data, we used the content analysis. Through this analysis, we identified that marketing relationships are made by both positive and negative aspects. However, the positive aspects are predominant, especially the fact that the cultivation of relationships in the retail companies analyzed is a natural occurrence and can therefore be characterized as "genuine." In theoretical terms, one of the main findings from this research is that relationship marketing can also bring negative implications for companies, confirming the findings of Grayson and Ambler (1999) when they assert that relationship marketing can bring benefits but also has inherent disadvantages. In management terms, we must highlight the key role that employees play in building lasting relationships. Thus, greater attention should be given to developing skills of those relationships that are face to face with the customer.Universidade Nove de Julho - Uninove2013-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1200510.5585/remark.v12i3.2513ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 12, n. 3 (2013): Julho - Setembro; 152-1782177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMporhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12005/5633https://periodicos.uninove.br/remark/article/downloadSuppFile/12005/10549Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remarkinfo:eu-repo/semantics/openAccessLourenço, Cléria Donizete da SilvaSette, Ricardo de Souza2019-02-19T17:44:32Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/12005Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2019-02-19T17:44:32REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
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