Marca como estratégia de desenvolvimento territorial: convergência entre branding de cidade com o plano de diretor do município de São Paulo
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | REMark - Revista Brasileira de Marketing |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/20542 |
Resumo: | Objetivo do estudo: o objetivo do artigo é compreender como a marca territorial está articulada com os planos diretores municipais, em escala municipal, com base no caso do município de São Paulo.Metodologia/abordagem: pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, com delineamento documental. O corpus da pesquisa foi constituído pelo Brandbook da marca São Paulo e pelo Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo.Principais resultados: Verificou-se que há algumas convergências entre os pilares da marca e conteúdos do plano diretor, mas sem ser uma articulação explícita.Contribuições teóricas/metodológicas: a criação de marcas territoriais é um recurso que pode reafirmar a dimensão territorial dos processos de desenvolvimento e valorizar os recursos e ativos nele existentes.Relevância/originalidade: o estudo contribui para fortalecer o campo de estudos da Comunicação para o Desenvolvimento.Implicações para a gestão ou sociais: a reflexão pode fortalecer a compreensão da comunicação como elemento constituinte dos planos e desenvolvimento dos municípios. |
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Marca como estratégia de desenvolvimento territorial: convergência entre branding de cidade com o plano de diretor do município de São PauloBrand as a Territorial Development Strategy: convergence between city branding and the Master Plan of São Paulo cityMarca de cidade; Branding territorial; Desenvolvimento territorial; Plano diretorCity brand; Territorial branding; Territorial development; Master planObjetivo do estudo: o objetivo do artigo é compreender como a marca territorial está articulada com os planos diretores municipais, em escala municipal, com base no caso do município de São Paulo.Metodologia/abordagem: pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, com delineamento documental. O corpus da pesquisa foi constituído pelo Brandbook da marca São Paulo e pelo Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo.Principais resultados: Verificou-se que há algumas convergências entre os pilares da marca e conteúdos do plano diretor, mas sem ser uma articulação explícita.Contribuições teóricas/metodológicas: a criação de marcas territoriais é um recurso que pode reafirmar a dimensão territorial dos processos de desenvolvimento e valorizar os recursos e ativos nele existentes.Relevância/originalidade: o estudo contribui para fortalecer o campo de estudos da Comunicação para o Desenvolvimento.Implicações para a gestão ou sociais: a reflexão pode fortalecer a compreensão da comunicação como elemento constituinte dos planos e desenvolvimento dos municípios.Research objective: the main objective of the paper is to understand how the territorial brand is articulated with the Municipal Master Plans, on a municipal scale, based on the case of São Paulo city.Methodology/approach: an exploratory research, with a qualitative approach, and documental design. The corpus of the research consisted of São Paulo Brandbook and the Strategic Master Plan of São Paulo city.Main results: It was found that there is some convergence between the pillars of the brand and contents of the master plan, but it is not an explicit articulation.Theoretical/methodological contributions: the creation of territorial brands is a resource that can reaffirm the territorial dimension of development processes and enhance existing resources and assets.Relevance/originality: the study contributes to strengthening the field of studies in Communication for Development.Social or management implications: this reflection can strengthen the understanding of communication as a constituent element of the plans and development of municipalities.Universidade Nove de Julho - UninoveCarniello, Monica Franchidos Santos, Moacir José2022-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/2054210.5585/remark.v21i1.20542ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 21, n. 1 (2022): Special Issue "Which place?" The Future Pathways of Place Branding; 134-1532177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMenghttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/20542/9455Direitos autorais 2022 ReMark - Revista Brasileira de Marketinghttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-01T11:43:33Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/20542Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2022-02-01T11:43:33REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
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