NEOTRIBALISMO - O PREDOMÍNIO DA ESTÉTICA LOCAL SOBRE A ÉTICA GLOBAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REMark - Revista Brasileira de Marketing |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/10268 |
Resumo: | Para iniciar este artigo, importante salientar que o termo tribos nada mais do que uma metfora para explicar a existncia de agrupamentos tipicamente urbanos, os quais constroem uma identidade prpria, identificando-se uns com os outros. Falar em tribo como falar em pacto. Enquanto, nas sociedades indgenas, tribo tem uma conotao ampla, nas sociedades urbano-industriais representa particularismos, isto , um recorte dentro da sociedade. A metropolizao e a urbanizao intensas provocaram a crise das tradies, perdas de identidade e, conseqentemente, no resgate dessas razes emergem as tribos urbanas. Diante da impessoalidade e anonimato to enraizados na sociedade moderna, as tribos permitem a criao de cdigos de comunicao e comportamentos particulares, com o intuito de escapar da massificao imposta pelo sistema capitalista e da solido das metrpoles. |
id |
RBM-1_fe4ad705597280f3d0d029ac334d0fb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://periodicos.uninove.br:article/10268 |
network_acronym_str |
RBM-1 |
network_name_str |
REMark - Revista Brasileira de Marketing |
repository_id_str |
|
spelling |
NEOTRIBALISMO - O PREDOMÍNIO DA ESTÉTICA LOCAL SOBRE A ÉTICA GLOBALPara iniciar este artigo, importante salientar que o termo tribos nada mais do que uma metfora para explicar a existncia de agrupamentos tipicamente urbanos, os quais constroem uma identidade prpria, identificando-se uns com os outros. Falar em tribo como falar em pacto. Enquanto, nas sociedades indgenas, tribo tem uma conotao ampla, nas sociedades urbano-industriais representa particularismos, isto , um recorte dentro da sociedade. A metropolizao e a urbanizao intensas provocaram a crise das tradies, perdas de identidade e, conseqentemente, no resgate dessas razes emergem as tribos urbanas. Diante da impessoalidade e anonimato to enraizados na sociedade moderna, as tribos permitem a criao de cdigos de comunicao e comportamentos particulares, com o intuito de escapar da massificao imposta pelo sistema capitalista e da solido das metrpoles.Universidade Nove de Julho - Uninove2007-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1026810.5585/remark.v2i1.79ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 2 (2003); 05-182177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMporhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/10268/4928Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Marketinginfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Rogério Bianchi de2019-06-14T19:57:43Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/10268Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2019-06-14T19:57:43REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NEOTRIBALISMO - O PREDOMÍNIO DA ESTÉTICA LOCAL SOBRE A ÉTICA GLOBAL |
title |
NEOTRIBALISMO - O PREDOMÍNIO DA ESTÉTICA LOCAL SOBRE A ÉTICA GLOBAL |
spellingShingle |
NEOTRIBALISMO - O PREDOMÍNIO DA ESTÉTICA LOCAL SOBRE A ÉTICA GLOBAL Araujo, Rogério Bianchi de |
title_short |
NEOTRIBALISMO - O PREDOMÍNIO DA ESTÉTICA LOCAL SOBRE A ÉTICA GLOBAL |
title_full |
NEOTRIBALISMO - O PREDOMÍNIO DA ESTÉTICA LOCAL SOBRE A ÉTICA GLOBAL |
title_fullStr |
NEOTRIBALISMO - O PREDOMÍNIO DA ESTÉTICA LOCAL SOBRE A ÉTICA GLOBAL |
title_full_unstemmed |
NEOTRIBALISMO - O PREDOMÍNIO DA ESTÉTICA LOCAL SOBRE A ÉTICA GLOBAL |
title_sort |
NEOTRIBALISMO - O PREDOMÍNIO DA ESTÉTICA LOCAL SOBRE A ÉTICA GLOBAL |
author |
Araujo, Rogério Bianchi de |
author_facet |
Araujo, Rogério Bianchi de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Rogério Bianchi de |
description |
Para iniciar este artigo, importante salientar que o termo tribos nada mais do que uma metfora para explicar a existncia de agrupamentos tipicamente urbanos, os quais constroem uma identidade prpria, identificando-se uns com os outros. Falar em tribo como falar em pacto. Enquanto, nas sociedades indgenas, tribo tem uma conotao ampla, nas sociedades urbano-industriais representa particularismos, isto , um recorte dentro da sociedade. A metropolizao e a urbanizao intensas provocaram a crise das tradies, perdas de identidade e, conseqentemente, no resgate dessas razes emergem as tribos urbanas. Diante da impessoalidade e anonimato to enraizados na sociedade moderna, as tribos permitem a criao de cdigos de comunicao e comportamentos particulares, com o intuito de escapar da massificao imposta pelo sistema capitalista e da solido das metrpoles. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Peer-reviewed Article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/10268 10.5585/remark.v2i1.79 |
url |
https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/10268 |
identifier_str_mv |
10.5585/remark.v2i1.79 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/10268/4928 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Marketing info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Marketing |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - Uninove |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - Uninove |
dc.source.none.fl_str_mv |
ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 2 (2003); 05-18 2177-5184 reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketing instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE) instacron:RBM |
instname_str |
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
instacron_str |
RBM |
institution |
RBM |
reponame_str |
REMark - Revista Brasileira de Marketing |
collection |
REMark - Revista Brasileira de Marketing |
repository.name.fl_str_mv |
REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
repository.mail.fl_str_mv |
claudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org |
_version_ |
1799138641591664640 |