NEOTRIBALISMO - O PREDOMÍ­NIO DA ESTÉTICA LOCAL SOBRE A ÉTICA GLOBAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Rogério Bianchi de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REMark - Revista Brasileira de Marketing
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/10268
Resumo: Para iniciar este artigo, importante salientar que o termo tribos nada mais do que uma metfora para explicar a existncia de agrupamentos tipicamente urbanos, os quais constroem uma identidade prpria, identificando-se uns com os outros. Falar em tribo como falar em pacto. Enquanto, nas sociedades indgenas, tribo tem uma conotao ampla, nas sociedades urbano-industriais representa particularismos, isto , um recorte dentro da sociedade. A metropolizao e a urbanizao intensas provocaram a crise das tradies, perdas de identidade e, conseqentemente, no resgate dessas razes emergem as tribos urbanas. Diante da impessoalidade e anonimato to enraizados na sociedade moderna, as tribos permitem a criao de cdigos de comunicao e comportamentos particulares, com o intuito de escapar da massificao imposta pelo sistema capitalista e da solido das metrpoles.
id RBM-1_fe4ad705597280f3d0d029ac334d0fb2
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/10268
network_acronym_str RBM-1
network_name_str REMark - Revista Brasileira de Marketing
repository_id_str
spelling NEOTRIBALISMO - O PREDOMÍ­NIO DA ESTÉTICA LOCAL SOBRE A ÉTICA GLOBALPara iniciar este artigo, importante salientar que o termo tribos nada mais do que uma metfora para explicar a existncia de agrupamentos tipicamente urbanos, os quais constroem uma identidade prpria, identificando-se uns com os outros. Falar em tribo como falar em pacto. Enquanto, nas sociedades indgenas, tribo tem uma conotao ampla, nas sociedades urbano-industriais representa particularismos, isto , um recorte dentro da sociedade. A metropolizao e a urbanizao intensas provocaram a crise das tradies, perdas de identidade e, conseqentemente, no resgate dessas razes emergem as tribos urbanas. Diante da impessoalidade e anonimato to enraizados na sociedade moderna, as tribos permitem a criao de cdigos de comunicao e comportamentos particulares, com o intuito de escapar da massificao imposta pelo sistema capitalista e da solido das metrpoles.Universidade Nove de Julho - Uninove2007-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1026810.5585/remark.v2i1.79ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 2 (2003); 05-182177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMporhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/10268/4928Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Marketinginfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Rogério Bianchi de2019-06-14T19:57:43Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/10268Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2019-06-14T19:57:43REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.none.fl_str_mv NEOTRIBALISMO - O PREDOMÍ­NIO DA ESTÉTICA LOCAL SOBRE A ÉTICA GLOBAL
title NEOTRIBALISMO - O PREDOMÍ­NIO DA ESTÉTICA LOCAL SOBRE A ÉTICA GLOBAL
spellingShingle NEOTRIBALISMO - O PREDOMÍ­NIO DA ESTÉTICA LOCAL SOBRE A ÉTICA GLOBAL
Araujo, Rogério Bianchi de
title_short NEOTRIBALISMO - O PREDOMÍ­NIO DA ESTÉTICA LOCAL SOBRE A ÉTICA GLOBAL
title_full NEOTRIBALISMO - O PREDOMÍ­NIO DA ESTÉTICA LOCAL SOBRE A ÉTICA GLOBAL
title_fullStr NEOTRIBALISMO - O PREDOMÍ­NIO DA ESTÉTICA LOCAL SOBRE A ÉTICA GLOBAL
title_full_unstemmed NEOTRIBALISMO - O PREDOMÍ­NIO DA ESTÉTICA LOCAL SOBRE A ÉTICA GLOBAL
title_sort NEOTRIBALISMO - O PREDOMÍ­NIO DA ESTÉTICA LOCAL SOBRE A ÉTICA GLOBAL
author Araujo, Rogério Bianchi de
author_facet Araujo, Rogério Bianchi de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Rogério Bianchi de
description Para iniciar este artigo, importante salientar que o termo tribos nada mais do que uma metfora para explicar a existncia de agrupamentos tipicamente urbanos, os quais constroem uma identidade prpria, identificando-se uns com os outros. Falar em tribo como falar em pacto. Enquanto, nas sociedades indgenas, tribo tem uma conotao ampla, nas sociedades urbano-industriais representa particularismos, isto , um recorte dentro da sociedade. A metropolizao e a urbanizao intensas provocaram a crise das tradies, perdas de identidade e, conseqentemente, no resgate dessas razes emergem as tribos urbanas. Diante da impessoalidade e anonimato to enraizados na sociedade moderna, as tribos permitem a criao de cdigos de comunicao e comportamentos particulares, com o intuito de escapar da massificao imposta pelo sistema capitalista e da solido das metrpoles.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed Article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/10268
10.5585/remark.v2i1.79
url https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/10268
identifier_str_mv 10.5585/remark.v2i1.79
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/10268/4928
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Marketing
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Marketing
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - Uninove
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - Uninove
dc.source.none.fl_str_mv ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 2 (2003); 05-18
2177-5184
reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketing
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:RBM
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str RBM
institution RBM
reponame_str REMark - Revista Brasileira de Marketing
collection REMark - Revista Brasileira de Marketing
repository.name.fl_str_mv REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv claudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org
_version_ 1799138641591664640