Contributo do ajustamento conjugal e estilos parentais no ajustamento da criança dos 5 aos 10 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jarmela, Ana Teresa Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/5200
Resumo: Considerando o papel importante que a família tem para o desenvolvimento das aprendizagens precoces da criança, as alterações que possam surgir no ciclo de vida familiar vão criar desafios individuais a cada membro. O subsistema parental é o foco da nossa dissertação, em que o papel do pai e da mãe na educação dos filhos é fundamental para o ajustamento da criança. A transição do Pré-Escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico, é expectável no ciclo desenvolvimental da família, porém, implica novas experiências, tarefas e exigências parentais assim como uma adaptação consequente por parte da criança. Deste modo, pretendemos averiguar - qual o impacto do ajustamento conjugal e dos estilos de autoridade parental no ajustamento da criança, na perceção dos pais com filhos de diferentes idades, da idade pré-escolar ao 1º ciclo de estudos. Pretendemos verificar a relação entre subsistemas familiares marital e parental, nomeadamente o ajustamento do casal e dos estilos de autoridade parental e o seu efeito no ajustamento da criança de diferentes idades, dos cinco aos dez anos. Participaram no nosso estudo 98 pais (48.8%) e 103 mães (51.2%), casados e/ou em união de facto, com idades compreendidas entre os 22 e os 59 anos (M = 39.74; DP = 6.68), de crianças dos 5 aos 10 anos a frequentar um estabelecimento de ensino público da região da grande Lisboa. Os participantes responderam individualmente ao Questionário Sociodemográfico, à Escala de Ajustamento Diádico (DAS), ao Questionário de Estilos Parentais para Pais (PAQ-P) e ao Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ). Os resultados deste estudo indicam que, tanto os pais como as mães apresentam valores elevados para o Estilo Parental Autoritativo. Alunos que se encontram no 2º ano obtêm valores mais elevados nos problemas externalizados. Os resultados indicam que o Estilo Autoritativo e as dimensões do Ajustamento Conjugal são preditores significativos dos problemas externalizados e internalizados da criança. Desta forma, quando se percecionam níveis mais baixos de Consenso, Satisfação, Coesão e Expressão de Afeto, maiores são os Problemas Externalizados e Internalizados da Criança, quando os pais e mães não adotam Estilos Parentais Autoritativos. Assim, a relação conjugal tem impacto ao nível do funcionamento familiar, parental, com implicações no clima emocional familiar e no ajustamento da criança. Este estudo contribui para o conhecimento do funcionamento familiar e o ajustamento da criança durante o ingresso na escolaridade obrigatória até aos 10 anos. Informação relevante para a elaboração de programas de apoio ou psicoeducativos que auxiliem a criança e a família na transição da segunda para a terceira infância, do período pré-escolar para o escolar e respetivos desafios inerentes a esta transição, facilitando o ajustamento e bem-estar familiar e da criança.
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