A obra para piano solo de Joaquim Gonçalves dos Santos (1936-2008)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/9183 |
Resumo: | A presente dissertação de Mestrado consiste no primeiro trabalho académico realizado sobre as obras para piano solo do compositor Joaquim Gonçalves dos Santos, relevante autor de obra coral-litúrgica, coral-sinfónica e camerística. Após intensa e exaustiva recolha de fontes primárias e secundárias, tal como de fontes coevas, elaborou-se um aprofundado estudo biográfico, o mais completo até ao presente momento, desde os seus primeiros anos de seminário em Braga, até aos seus últimos anos de vida, vividos em estreita colaboração com o Instituto Português de Santo António em Roma. Partindo de uma abordagem metodológica de tratamento musicológico das fontes primárias, secundárias e coevas disponíveis (programas de concerto, entrevistas do autor, artigos publicados na imprensa, conferências, teses sobre o autor), procedeu-se ainda para uma análise das técnicas composicionais empregues por Joaquim dos Santos nas três obras para piano que o compositor nos deixou até ao presente em manuscrito, nomeadamente, por ordem cronológica de composição: “Prologus - 6 Impressões musicais do Evangelho de São João”, “Servite Domino in Lætitia - Impressões Bíblicas para piano” e “Ludus Atonalis”, que se encontram no repertório e espólio do compositor, constante do Arquivo Diocesano de Vila Real. Em conformidade com a mesma problemática, é ainda incluído um estudo comparativo das referidas obras ao nível da relação com textos sagrados e das suas características composicionais, tal como a sua inserção no contexto da produção do compositor. As conclusões finais apontam para a relevância e a originalidade do compositor e das obras em apreço, no âmbito da literatura portuguesa para piano, sacra e secular. |
id |
RCAP_000172705c8af1ad22a417071bb570d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9183 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A obra para piano solo de Joaquim Gonçalves dos Santos (1936-2008)Joaquim dos SantosObras para piano soloMúsica portuguesaEstudo analíticoInterpretaçãoRomaSéculo XXWorks for solo pianoPortuguese musicAnalytical studyInterpretationRome20th centuryA presente dissertação de Mestrado consiste no primeiro trabalho académico realizado sobre as obras para piano solo do compositor Joaquim Gonçalves dos Santos, relevante autor de obra coral-litúrgica, coral-sinfónica e camerística. Após intensa e exaustiva recolha de fontes primárias e secundárias, tal como de fontes coevas, elaborou-se um aprofundado estudo biográfico, o mais completo até ao presente momento, desde os seus primeiros anos de seminário em Braga, até aos seus últimos anos de vida, vividos em estreita colaboração com o Instituto Português de Santo António em Roma. Partindo de uma abordagem metodológica de tratamento musicológico das fontes primárias, secundárias e coevas disponíveis (programas de concerto, entrevistas do autor, artigos publicados na imprensa, conferências, teses sobre o autor), procedeu-se ainda para uma análise das técnicas composicionais empregues por Joaquim dos Santos nas três obras para piano que o compositor nos deixou até ao presente em manuscrito, nomeadamente, por ordem cronológica de composição: “Prologus - 6 Impressões musicais do Evangelho de São João”, “Servite Domino in Lætitia - Impressões Bíblicas para piano” e “Ludus Atonalis”, que se encontram no repertório e espólio do compositor, constante do Arquivo Diocesano de Vila Real. Em conformidade com a mesma problemática, é ainda incluído um estudo comparativo das referidas obras ao nível da relação com textos sagrados e das suas características composicionais, tal como a sua inserção no contexto da produção do compositor. As conclusões finais apontam para a relevância e a originalidade do compositor e das obras em apreço, no âmbito da literatura portuguesa para piano, sacra e secular.This Master's thesis is the first academic study on the works for solo piano from the composer Joaquim Gonçalves dos Santos, relevant author of coral-liturgical work, choral-symphonic and chamber music. After extensive and comprehensive collection of primary and secondary sources, such as coeval sources, it was elaborated a detailed biographical study, the most comprehensive to date, from the first years of seminary in Braga, until the last years of his life, lived in close collaboration with L’Istituto Portoghese di Sant'Antonio in Rome. From a methodological approach to musicological treatment of primary, secondary and coeval sources (concert programs, composer’s interviews, press articles, conferences, theses about the composer), we proceeded further to an analysis of compositional techniques employed by Joaquim dos Santos in the three piano works that he left to the present in manuscript, in particular. From a methodological approach to musicological treatment of primary, secondary and coeval sources (concert programs, author interviews, press articles, conferences, theses about the author), a musical analysis of three works for piano that the composer left us in manuscript, in particular, in chronological order of composition: “Prologus - 6 Impressões musicais do Evangelho de São João”, “Servite Domino in Lætitia - Impressões Bíblicas para piano” and “Ludus Atonalis”, which are the repertoire and collection of the composer contained in the Diocesan Vila Real’s Archives. In accordance with the same problem, it is also included a comparative study of these works in terms of the relationship with the sacred texts and their compositional characteristics, such as its inclusion in the context of the composer’s production. The conclusions point to the relevance and originality of the composer and the works in question within the Portuguese literature for piano, sacred and secular.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCerqueira, Filipe José Andrade2017-01-10T13:56:38Z2016-11-222016-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9183TID:201541556porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:11Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:31.901737Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A obra para piano solo de Joaquim Gonçalves dos Santos (1936-2008) |
title |
A obra para piano solo de Joaquim Gonçalves dos Santos (1936-2008) |
spellingShingle |
A obra para piano solo de Joaquim Gonçalves dos Santos (1936-2008) Cerqueira, Filipe José Andrade Joaquim dos Santos Obras para piano solo Música portuguesa Estudo analítico Interpretação Roma Século XX Works for solo piano Portuguese music Analytical study Interpretation Rome 20th century |
title_short |
A obra para piano solo de Joaquim Gonçalves dos Santos (1936-2008) |
title_full |
A obra para piano solo de Joaquim Gonçalves dos Santos (1936-2008) |
title_fullStr |
A obra para piano solo de Joaquim Gonçalves dos Santos (1936-2008) |
title_full_unstemmed |
A obra para piano solo de Joaquim Gonçalves dos Santos (1936-2008) |
title_sort |
A obra para piano solo de Joaquim Gonçalves dos Santos (1936-2008) |
author |
Cerqueira, Filipe José Andrade |
author_facet |
Cerqueira, Filipe José Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerqueira, Filipe José Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Joaquim dos Santos Obras para piano solo Música portuguesa Estudo analítico Interpretação Roma Século XX Works for solo piano Portuguese music Analytical study Interpretation Rome 20th century |
topic |
Joaquim dos Santos Obras para piano solo Música portuguesa Estudo analítico Interpretação Roma Século XX Works for solo piano Portuguese music Analytical study Interpretation Rome 20th century |
description |
A presente dissertação de Mestrado consiste no primeiro trabalho académico realizado sobre as obras para piano solo do compositor Joaquim Gonçalves dos Santos, relevante autor de obra coral-litúrgica, coral-sinfónica e camerística. Após intensa e exaustiva recolha de fontes primárias e secundárias, tal como de fontes coevas, elaborou-se um aprofundado estudo biográfico, o mais completo até ao presente momento, desde os seus primeiros anos de seminário em Braga, até aos seus últimos anos de vida, vividos em estreita colaboração com o Instituto Português de Santo António em Roma. Partindo de uma abordagem metodológica de tratamento musicológico das fontes primárias, secundárias e coevas disponíveis (programas de concerto, entrevistas do autor, artigos publicados na imprensa, conferências, teses sobre o autor), procedeu-se ainda para uma análise das técnicas composicionais empregues por Joaquim dos Santos nas três obras para piano que o compositor nos deixou até ao presente em manuscrito, nomeadamente, por ordem cronológica de composição: “Prologus - 6 Impressões musicais do Evangelho de São João”, “Servite Domino in Lætitia - Impressões Bíblicas para piano” e “Ludus Atonalis”, que se encontram no repertório e espólio do compositor, constante do Arquivo Diocesano de Vila Real. Em conformidade com a mesma problemática, é ainda incluído um estudo comparativo das referidas obras ao nível da relação com textos sagrados e das suas características composicionais, tal como a sua inserção no contexto da produção do compositor. As conclusões finais apontam para a relevância e a originalidade do compositor e das obras em apreço, no âmbito da literatura portuguesa para piano, sacra e secular. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-22 2016-11-22T00:00:00Z 2017-01-10T13:56:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/9183 TID:201541556 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/9183 |
identifier_str_mv |
TID:201541556 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131474193022976 |