A obra para piano solo de Joaquim Gonçalves dos Santos (1936-2008)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Filipe José Andrade
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9183
Resumo: A presente dissertação de Mestrado consiste no primeiro trabalho académico realizado sobre as obras para piano solo do compositor Joaquim Gonçalves dos Santos, relevante autor de obra coral-litúrgica, coral-sinfónica e camerística. Após intensa e exaustiva recolha de fontes primárias e secundárias, tal como de fontes coevas, elaborou-se um aprofundado estudo biográfico, o mais completo até ao presente momento, desde os seus primeiros anos de seminário em Braga, até aos seus últimos anos de vida, vividos em estreita colaboração com o Instituto Português de Santo António em Roma. Partindo de uma abordagem metodológica de tratamento musicológico das fontes primárias, secundárias e coevas disponíveis (programas de concerto, entrevistas do autor, artigos publicados na imprensa, conferências, teses sobre o autor), procedeu-se ainda para uma análise das técnicas composicionais empregues por Joaquim dos Santos nas três obras para piano que o compositor nos deixou até ao presente em manuscrito, nomeadamente, por ordem cronológica de composição: “Prologus - 6 Impressões musicais do Evangelho de São João”, “Servite Domino in Lætitia - Impressões Bíblicas para piano” e “Ludus Atonalis”, que se encontram no repertório e espólio do compositor, constante do Arquivo Diocesano de Vila Real. Em conformidade com a mesma problemática, é ainda incluído um estudo comparativo das referidas obras ao nível da relação com textos sagrados e das suas características composicionais, tal como a sua inserção no contexto da produção do compositor. As conclusões finais apontam para a relevância e a originalidade do compositor e das obras em apreço, no âmbito da literatura portuguesa para piano, sacra e secular.
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