Um estudo sobre a sonata n.º 1 para piano de Fernando Lopes-Graça: contexto, performance e ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Filipe Miguel Madeira Gaio
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/17116
Resumo: Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
id RCAP_33f4394ad4754a08d5671706f164497b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17116
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um estudo sobre a sonata n.º 1 para piano de Fernando Lopes-Graça: contexto, performance e ensinoFernando Lopes-GraçaSonata para pianoMúsica portuguesaCompositores portuguesesEnsino de músicaEnsino do pianoPiano sonataPortuguese musicPortuguese composersMusic teachingPiano teachingRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.Resumo I - Este relatório foi realizado no âmbito do Estágio do Ensino Especializado, contemplado no Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa (Instituto Politécnico de Lisboa). Este estágio decorreu durante o ano letivo de 2022/2023 e foi efetuado na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa. Trata-se de um estágio realizado em regime de observação, tendo assistido às aulas de piano de três alunos da professora cooperante, a professora Ana Valente. Os alunos frequentaram o 1º, 4º e 7º graus. Adicionalmente, o mestrando teve oportunidade de lecionar um total de nove aulas (três a cada aluno), podendo pôr em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do estágio e de todo o mestrado. Este relatório contempla quatro partes. Na primeira parte são analisadas as expetativas em relação ao estágio, os objetivos do mesmo e é feita uma análise SWOT do estagiário. A segunda parte expõe alguns dos conhecimentos obtidos sobre a escola onde foi realizado, bem como a sua história, como está organizada e qual a sua oferta educativa. Posteriormente é descrita a experiência do estagiário, abordando a classe, os alunos, as aulas observadas e as lecionadas. Por fim é feita uma reflexão final sobre o estágio na sua totalidade.Resumo II - Esta investigação pretende aprofundar o conhecimento existente sobre a Sonata n.º 1 para piano de Fernando Lopes-Graça, bem como compreender a possível relação que pode ter com o ensino da música em Portugal. Foram elaboradas três perguntas de investigação: 1 – Qual o contexto e análise da Sonata n.º 1 para piano de Fernando Lopes-Graça? 2 – Quais os desafios técnicos e expressivos com que se poderá deparar um pianista ou aluno de piano, a fim de se preparar para a apresentação desta obra? 3 – Qual a possível utilidade pedagógica desta obra e como se poderá enquadrar no contexto atual do ensino da música em Portugal? A primeira pergunta implica uma recolha de dados sobre a obra e sobre o compositor, confrontando-a com uma análise teórica feita pelo investigador. Para responder à segunda pergunta é efetuado um estudo da obra ao instrumento, recolhendo e sintetizando as dificuldades inerentes, bem como propondo algumas soluções. Procurando resposta à terceira pergunta, são comparados os resultados obtidos nas duas questões anteriores com os objetivos deduzíveis do programa de piano da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Os resultados permitem-nos tirar novas conclusões sobre esta Sonata, não só a enquadrando na obra de Lopes-Graça, como também auxiliando futuras interpretações da mesma e compreendendo como pode ser introduzida no ensino da música.Abstract I - This report has been developed in the context of the Specialized Teaching Internship, as part of the Master’s in Music Teaching, of the Escola Superior de Música de Lisboa (Instituto Politécnico de Lisboa). This internship took place during the school year of 2022/2023 and was carried out at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, in Lisbon. This internship was conducted in an observational regime, attending the lectures of three of the students of teacher Ana Valente, the coopering teacher. The students were attending the 1st , 4th and 7th grades. Additionally, the master’s student had the opportunity to lecture a total of nine lessons (three each student), having the chance to put into practice the knowledge acquired throughout the internship and of the whole master’s program. This report is structured in four sections. In the first one, the expectations for the internship as well as its objectives are analyzed. A SWOT analysis of the intern is also conducted. The second section provides some basic information on the school where the internship took place, such as its history, how it is organized and what its educational offer is. After that, the intern’s experience is described, addressing the classes, its students, and the lectures, both observed and taught. At last, there is a final reflection about the internship as a whole.Abstract II - The present research intends to deepen the existing knowledge on the Sonata n.º 1 for piano by Fernando Lopes-Graça, as well as to understand what might be its possible relation to the music teaching scene in Portugal. Three research questions were formulated: 1 – What is the context and analysis of the Sonata n.º 1 for piano by Fernando Lopes-Graça? 2 – Which are the technical and expressive challenges that a pianist or piano student might face in order to prepare for the performance of this piece? 3 – What is the possible pedagogical utility of this piece and how does it fit in the current paradigm of music teaching in Portugal? The first question implies a collection of data on the work and on its composer, comparing it to a theoretical analysis made by the investigator. To answer the second question, a study of the piece is conducted at the instrument, gathering and synthesizing the inherent difficulties, as well as some solutions. To answer the third question, the results obtained in the previous two questions and the Piano Program’s objectives of the Escola Artística de Música do Conservatório Nacional are compared. The results allow us to draw new conclusions on the Sonata, not only placing it in the work of Lopes- Graça, as well as assisting future interpretations and understanding how it can be introduced in music teaching.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaHenriques, MiguelRCIPLPereira, Filipe Miguel Madeira Gaio2024-02-15T13:05:39Z2024-01-052024-01-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/17116TID:203457706porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-21T02:17:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17116Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:22.809113Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre a sonata n.º 1 para piano de Fernando Lopes-Graça: contexto, performance e ensino
title Um estudo sobre a sonata n.º 1 para piano de Fernando Lopes-Graça: contexto, performance e ensino
spellingShingle Um estudo sobre a sonata n.º 1 para piano de Fernando Lopes-Graça: contexto, performance e ensino
Pereira, Filipe Miguel Madeira Gaio
Fernando Lopes-Graça
Sonata para piano
Música portuguesa
Compositores portugueses
Ensino de música
Ensino do piano
Piano sonata
Portuguese music
Portuguese composers
Music teaching
Piano teaching
title_short Um estudo sobre a sonata n.º 1 para piano de Fernando Lopes-Graça: contexto, performance e ensino
title_full Um estudo sobre a sonata n.º 1 para piano de Fernando Lopes-Graça: contexto, performance e ensino
title_fullStr Um estudo sobre a sonata n.º 1 para piano de Fernando Lopes-Graça: contexto, performance e ensino
title_full_unstemmed Um estudo sobre a sonata n.º 1 para piano de Fernando Lopes-Graça: contexto, performance e ensino
title_sort Um estudo sobre a sonata n.º 1 para piano de Fernando Lopes-Graça: contexto, performance e ensino
author Pereira, Filipe Miguel Madeira Gaio
author_facet Pereira, Filipe Miguel Madeira Gaio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Miguel
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Filipe Miguel Madeira Gaio
dc.subject.por.fl_str_mv Fernando Lopes-Graça
Sonata para piano
Música portuguesa
Compositores portugueses
Ensino de música
Ensino do piano
Piano sonata
Portuguese music
Portuguese composers
Music teaching
Piano teaching
topic Fernando Lopes-Graça
Sonata para piano
Música portuguesa
Compositores portugueses
Ensino de música
Ensino do piano
Piano sonata
Portuguese music
Portuguese composers
Music teaching
Piano teaching
description Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-15T13:05:39Z
2024-01-05
2024-01-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/17116
TID:203457706
url http://hdl.handle.net/10400.21/17116
identifier_str_mv TID:203457706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137443633430528