Identidades docentes e diferença no discurso de professores de Língua Inglesa em formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baladeli, Ana Paula Domingos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ferreira, Aparecida de Jesus, von Borstel, Clarice Nadir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.6772
Resumo: Neste artigo discutimos os conceitos de identidades docentes e diferença a partir de um recorte de dados de pesquisa narrativa. A pesquisa foi realizada com um grupo de professores em formação inicial participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid. A pesquisa objetivou identificar, nos discursos de seis professores de Língua Inglesa em formação inicial  de  duas  universidades  públicas  do  Paraná,  Brasil,  quais  eram  os sentidos que estes sujeitos constroem sobre a profissão professor. Tal análise foi fundamentada nos Novos Estudos do Letramento e nos estudos sobre identidade, enfatizando a influência das trajetórias escolares na construção de suas  identidades  docentes.  Em  linhas  gerais,  foi  possível  observar  nos discursos dos seis professores a relação entre as trajetórias escolares e os sentidos que constroem sobre o que é ser professor de Língua Inglesa. Os discursos indicaram ainda que as identidades docentes estão em permanente negociação e que a participação em programas de formação profissional como o Pibid tem favorecido o processo de reflexão do grupo sobre si mesmo e sobre a profissão professor. PALAVRAS-CHAVE Identidades docentes; Diferença; Pibid; Profissão professor   ABSTRACT In this paper we discuss the concepts of teacher identities and difference based on a selection of data collected during a narrative research study. This research was carried out with a group of six pre-service English teachers who integrated the Pibid, a Brazilian program for teacher professionalization. The aim was to identify meanings for the teacher profession in the discourses of these  teachers  from  two  public  universities  in  Brazil.  The  analysis  was supported by the theoretical framework of New Literacy Studies and identity studies focused on the influence of the school trajectories on their professional identities. In general terms it was possible to observe the relation between school trajectories and the meanings constructed by the pre-service English teachers  about  the  teacher  profession.  The  discourses  exposed  that professional identities are being constantly negotiated and that the opportunity to engage pre-service students in a program such as Pibid has allowed the group  to  reflect  about  themselves  as  teachers  and  about  the  teacher profession. KEYWORDS Teacher identities; Difference; Pibid; Teacher profession
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