Narrativas de Identidade do Professor de Língua Inglesa: o Legado do Pibid

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baladeli, Ana Paula Domingos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6418
Resumo: Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Letras (Linguagem e Sociedade), Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel.
id UNIL_5ac03ac6d5711bebfb50acdef8fd2630
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6418
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Narrativas de Identidade do Professor de Língua Inglesa: o Legado do PibidFormação do professorLíngua InglesaNarrativasIdentidade profissionalPIBIDTese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Letras (Linguagem e Sociedade), Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel.A discussão sobre a identidade profissional de professores está diretamente relacionada à formação de professores, isso porque permite compreender as trajetórias, as expectativas e o papel central que os discursos desempenham no processo de identidade e diferença dos professores. A concepção de identidade que fundamentou esta tese é a de que os discursos socialmente veiculados sobre os professores de Língua Inglesa da educação básica e também sobre a profissão professor influenciam na (re)construção da identidade profissional de professores em formação inicial. Os sujeitos desta pesquisa narrativa foram dez pibidianos de Língua Inglesa, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid de três universidades públicas do Paraná. O objetivo foi identificar, nos discursos dos pibidianos, os sentidos construídos sobre a profissão professor. Para tanto, fundamentei a análise desta pesquisa narrativa nos Novos Estudos do Letramento (STREET, 1995, 2014; KLEIMAN, 1995) e em estudos sobre identidade (HALL, 2003, 2009; SILVA, 2009; FERREIRA, 2014). O corpus incluiu os seguintes instrumentos: narrativas autobiográficas escritas, entrevistas em áudio, questionários, observação e anotações de campo durante visitas nas três universidades. Os resultados indicaram que a participação no Pibid tem contribuído na formação profissional dos pibidianos, no desenvolvimento de uma postura de professor pesquisador, na aprendizagem da profissão, na compreensão do papel do professor e na compreensão da função social do professor de Língua Inglesa. A inserção sistemática dos pibidianos no ambiente escolar, somada ao trabalho colaborativo da universidade com as escolas, tem proporcionado práticas de ensino e desenvolvimento de material didático mais significativos e ajustados aos documentos oficiais de ensino. Embora o programa tenha contribuído para problematizar a formação do professor de Língua Inglesa no contexto contemporâneo, nos discursos dos pibidianos, foi possível identificar facetas do discurso de identidade profissional com base na cultura familiar (faceta hereditária), na crença de vocação (faceta vocacional), no discurso idealizado (faceta romântica), nas práticas pedagógicas altamente motivadoras (faceta entusiasta) e, por fim, na crença missionária de profissão (faceta sacerdotal). Em linhas gerais, o Pibid tem representado uma relevante alternativa para que futuros professores aprendam a profissão, mas, por outro lado, tem trazido à tona a complexidade de se formar professores de Inglês interessados em atuar no contexto do ensino básico público.UnioesteOrientaçãoBaladeli, Ana Paula Domingos2015info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6418porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-07T04:29:22Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6418Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-07T04:29:22Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de Identidade do Professor de Língua Inglesa: o Legado do Pibid
title Narrativas de Identidade do Professor de Língua Inglesa: o Legado do Pibid
spellingShingle Narrativas de Identidade do Professor de Língua Inglesa: o Legado do Pibid
Baladeli, Ana Paula Domingos
Formação do professor
Língua Inglesa
Narrativas
Identidade profissional
PIBID
title_short Narrativas de Identidade do Professor de Língua Inglesa: o Legado do Pibid
title_full Narrativas de Identidade do Professor de Língua Inglesa: o Legado do Pibid
title_fullStr Narrativas de Identidade do Professor de Língua Inglesa: o Legado do Pibid
title_full_unstemmed Narrativas de Identidade do Professor de Língua Inglesa: o Legado do Pibid
title_sort Narrativas de Identidade do Professor de Língua Inglesa: o Legado do Pibid
author Baladeli, Ana Paula Domingos
author_facet Baladeli, Ana Paula Domingos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orientação
dc.contributor.author.fl_str_mv Baladeli, Ana Paula Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do professor
Língua Inglesa
Narrativas
Identidade profissional
PIBID
topic Formação do professor
Língua Inglesa
Narrativas
Identidade profissional
PIBID
description Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Letras (Linguagem e Sociedade), Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.none.fl_str_mv
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6418
identifier_str_mv
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unioeste
publisher.none.fl_str_mv Unioeste
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285255762935808