Estreitar a relação escola-famílias: descrição de um percurso vivido no contexto de jardim de infância e creche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2565 |
Resumo: | O presente relatório de investigação foi realizado no âmbito do estágio profissionalizantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Trata-se de um estudo desenvolvido no contexto de jardim de infância e no contexto de creche, numa instituição educativa situada no distrito do Porto. Neste estudo participaram vinte e quatro encarregados de educação e duas educadoras cooperantes. A temática da relação escola-família tem sido o enfoque de vários estudos que têm reiterado a sua importância e benefícios no desenvolvimento global da criança. Assim, nas duas valências de prática de ensino supervisionado, onde se realizou esta investigação tentou-se perceber de que forma os dispositivos pedagógicos criados pelo educador têm impacto na relação escola-família. O processo investigativo foi-se construindo, assente na investigação-ação, através de uma metodologia mista. Neste sentido, utilizamos instrumentos com o intuito de proceder à recolha de dados. Os instrumentos mobilizados neste estudo foram a observação direta, a análise documental, o inquérito por questionário distribuído aos encarregados de educação e as entrevistas realizadas às duas educadoras cooperantes. Através da análise e tratamento dos dados obtidos constatou-se que é essencial, primeiramente, o educador criar relações saudáveis com as famílias, de forma a permitir que as famílias se sintam acolhidas, integradas e participantes ativos na escola. Relevou também a importância do educador criar dinâmicas e estratégias pedagógicas, que se adaptem às características do seu grupo de crianças e respetivas famílias, de forma a estreitar a relação escola-família. Por fim este estudo veio reiterar que através da implementação de dispositivos/atividades pedagógicas se torna mais fácil motivar as famílias a serem parceiras da escola. Palavras-chave: Envolvimento, participação, parceria, família, estratégias, Educação Pré-Escolar. |
id |
RCAP_0008bf9489b1d1b6176660f9f2348ffe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2565 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estreitar a relação escola-famílias: descrição de um percurso vivido no contexto de jardim de infância e crecheEducação Pré-Escolar - Envolvimento parentalO presente relatório de investigação foi realizado no âmbito do estágio profissionalizantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Trata-se de um estudo desenvolvido no contexto de jardim de infância e no contexto de creche, numa instituição educativa situada no distrito do Porto. Neste estudo participaram vinte e quatro encarregados de educação e duas educadoras cooperantes. A temática da relação escola-família tem sido o enfoque de vários estudos que têm reiterado a sua importância e benefícios no desenvolvimento global da criança. Assim, nas duas valências de prática de ensino supervisionado, onde se realizou esta investigação tentou-se perceber de que forma os dispositivos pedagógicos criados pelo educador têm impacto na relação escola-família. O processo investigativo foi-se construindo, assente na investigação-ação, através de uma metodologia mista. Neste sentido, utilizamos instrumentos com o intuito de proceder à recolha de dados. Os instrumentos mobilizados neste estudo foram a observação direta, a análise documental, o inquérito por questionário distribuído aos encarregados de educação e as entrevistas realizadas às duas educadoras cooperantes. Através da análise e tratamento dos dados obtidos constatou-se que é essencial, primeiramente, o educador criar relações saudáveis com as famílias, de forma a permitir que as famílias se sintam acolhidas, integradas e participantes ativos na escola. Relevou também a importância do educador criar dinâmicas e estratégias pedagógicas, que se adaptem às características do seu grupo de crianças e respetivas famílias, de forma a estreitar a relação escola-família. Por fim este estudo veio reiterar que através da implementação de dispositivos/atividades pedagógicas se torna mais fácil motivar as famílias a serem parceiras da escola. Palavras-chave: Envolvimento, participação, parceria, família, estratégias, Educação Pré-Escolar.The presente investigation report was made in a scope vocational internship inside Master of Pre-school Education and presents a developed work in two diferente context, one in kindergarten and the other one in facets of nursey in Porto. In this inventigation participated twenty-four parents and two nursery schoolteacher´s. The theme “School-family” has been the most important approach for the investigators , they can study the global learning developement of the children. This way this two supervised facets of pre-school try to understand the ipact of this pedagogical mechanismin their relationship between “school-family”. This process was built ed based on the mixed investigation made by professionalsThis way we use one type of material to reach the database, we use the parents and the staffto deliver some questions. The material used was direct observation, documentar analysis and some questions for the parents. In this area the analysis of database we understand that is very importante first of all create healthy relations with family in a way to provide them to be na importante part in the activities in school. From all of this study we can tell that is very important the healthy relationship in school or at home so the childrens can be more exited about it. The nurserys had na importante job at home ora t school helping make it easyer for them to understand everything aroud them at home ora t school. Keywords: Involviment ; participation; partnership; family; strategy; education preschool2018-03-12T09:52:09Z2018-03-05T00:00:00Z2018-03-052018-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2565TID:201876833porSá, Ana Catarina Truta deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-18T06:58:01Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2565Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-18T06:58:01Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estreitar a relação escola-famílias: descrição de um percurso vivido no contexto de jardim de infância e creche |
title |
Estreitar a relação escola-famílias: descrição de um percurso vivido no contexto de jardim de infância e creche |
spellingShingle |
Estreitar a relação escola-famílias: descrição de um percurso vivido no contexto de jardim de infância e creche Sá, Ana Catarina Truta de Educação Pré-Escolar - Envolvimento parental |
title_short |
Estreitar a relação escola-famílias: descrição de um percurso vivido no contexto de jardim de infância e creche |
title_full |
Estreitar a relação escola-famílias: descrição de um percurso vivido no contexto de jardim de infância e creche |
title_fullStr |
Estreitar a relação escola-famílias: descrição de um percurso vivido no contexto de jardim de infância e creche |
title_full_unstemmed |
Estreitar a relação escola-famílias: descrição de um percurso vivido no contexto de jardim de infância e creche |
title_sort |
Estreitar a relação escola-famílias: descrição de um percurso vivido no contexto de jardim de infância e creche |
author |
Sá, Ana Catarina Truta de |
author_facet |
Sá, Ana Catarina Truta de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Ana Catarina Truta de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar - Envolvimento parental |
topic |
Educação Pré-Escolar - Envolvimento parental |
description |
O presente relatório de investigação foi realizado no âmbito do estágio profissionalizantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Trata-se de um estudo desenvolvido no contexto de jardim de infância e no contexto de creche, numa instituição educativa situada no distrito do Porto. Neste estudo participaram vinte e quatro encarregados de educação e duas educadoras cooperantes. A temática da relação escola-família tem sido o enfoque de vários estudos que têm reiterado a sua importância e benefícios no desenvolvimento global da criança. Assim, nas duas valências de prática de ensino supervisionado, onde se realizou esta investigação tentou-se perceber de que forma os dispositivos pedagógicos criados pelo educador têm impacto na relação escola-família. O processo investigativo foi-se construindo, assente na investigação-ação, através de uma metodologia mista. Neste sentido, utilizamos instrumentos com o intuito de proceder à recolha de dados. Os instrumentos mobilizados neste estudo foram a observação direta, a análise documental, o inquérito por questionário distribuído aos encarregados de educação e as entrevistas realizadas às duas educadoras cooperantes. Através da análise e tratamento dos dados obtidos constatou-se que é essencial, primeiramente, o educador criar relações saudáveis com as famílias, de forma a permitir que as famílias se sintam acolhidas, integradas e participantes ativos na escola. Relevou também a importância do educador criar dinâmicas e estratégias pedagógicas, que se adaptem às características do seu grupo de crianças e respetivas famílias, de forma a estreitar a relação escola-família. Por fim este estudo veio reiterar que através da implementação de dispositivos/atividades pedagógicas se torna mais fácil motivar as famílias a serem parceiras da escola. Palavras-chave: Envolvimento, participação, parceria, família, estratégias, Educação Pré-Escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-12T09:52:09Z 2018-03-05T00:00:00Z 2018-03-05 2018-02-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2565 TID:201876833 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2565 |
identifier_str_mv |
TID:201876833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543302945177600 |