Avaliação de impacto: um estudo de caso exploratório numa empresa de formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/54845 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação Trabalho e Recursos Humanos) |
id |
RCAP_00094ff4be543d6611ac511ba829da34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/54845 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação de impacto: um estudo de caso exploratório numa empresa de formaçãoImpact assessment: a case study of exploration in a professional formacion companyAvaliaçãoFormaçãoAvaliação de satisfaçãoAvaliação de impactoEvaluationTrainingSatisfaction assessmentImpact assessmentCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação Trabalho e Recursos Humanos)Numa sociedade em constante mutação e evolução é importante apostar em novas experiências, saberes, conhecimentos e competências para que seja possível acompanhar o progresso da mesma e melhorar a performance profissional e promover o desenvolvimento pessoal e social. Desta forma, para que os indivíduos sejam bem preparados, as empresas e organizações devem disponibilizar e construir sistemas e processos formativos adequados às necessidades e interesses dos formandos e do mercado de trabalho. Neste sentido, é significativo perceber como os formandos percecionam e vivenciam o período pós-formação em termos pessoais, sociais e profissionais. A avaliação de satisfação e a avaliação de impacto são das últimas etapas do ciclo da formação profissional, mas nunca menos importantes. Pois, a avaliação de satisfação proporciona a apreciação global da formação que possibilita a informação aos intervenientes acerca dos pontos de sucesso e a introdução de melhorias nos eixos mais sensíveis. A avaliação de impacto, por sua vez, permite verificar se os objetivos individuais ou coletivos foram atingidos, quais os efeitos causados pela realização da formação, como por exemplo, obter um emprego ou melhorar/evoluir a cultura da empresa. Desta forma, o presente estudo procurou verificar o nível de satisfação dos formandos relativamente a uma formação, assim como o impacto/efeitos da mesma. Para a recolha de dados foram realizados 30 inquéritos, aplicados aos formandos, e 4 entrevistas, à coordenadora, a um formador e a dois formandos. De referir que o resultado foi bastante positivo, salientando que a formação é uma mais valia tanto a nível profissional como a nível pessoal.In a society that is constantly changing and evolving, for one to improve professional performance while promoting personal and social development, it is critical to comprehend new information and invest in new experiences and skills. Thus, for individuals to be thoroughly prepared, the systems and training processes built within varying companies and organisations must be specifically tailored to the needs and interests of both their trainees as well as their designated market. In this sense, it is significant to understand how the post graduates perceive the experience post the training period in professional, social and personal terms. Despite being the final stages in the vocational training cycle, the Satisfaction and impact assessment are still of important use. The satisfaction assessment provides global appreciation of the training itself and allows for each participant to be informed of its success points as well as the introduction of improvements in the most sensitive axes. In contrast, the impact assessment makes it possible to verify whether the individual or collective objectives were achieved, as well as assessing the further impacts the training may have had in terms of obtaining a work placement or developing the companies culture in any manner. Thus, the purpose of the study is to verify the level of satisfaction the trainees have in relation to a formation, as well as evaluating the impacts it had. In terms of the primary data collection, thirty surveys were issued to the trainees, as well as a further 4 interviews with a coordinator, two trainees and a trainer. It should be noted that the result was relatively positive, emphasising the importance of the training program as well as its ability to become both a professional and personal asset.Rocha, M. Custódia J.Universidade do MinhoSilva, Pâmela Porfiro da20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/54845por201898063info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-29T01:19:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/54845Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:16.745173Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de impacto: um estudo de caso exploratório numa empresa de formação Impact assessment: a case study of exploration in a professional formacion company |
title |
Avaliação de impacto: um estudo de caso exploratório numa empresa de formação |
spellingShingle |
Avaliação de impacto: um estudo de caso exploratório numa empresa de formação Silva, Pâmela Porfiro da Avaliação Formação Avaliação de satisfação Avaliação de impacto Evaluation Training Satisfaction assessment Impact assessment Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Avaliação de impacto: um estudo de caso exploratório numa empresa de formação |
title_full |
Avaliação de impacto: um estudo de caso exploratório numa empresa de formação |
title_fullStr |
Avaliação de impacto: um estudo de caso exploratório numa empresa de formação |
title_full_unstemmed |
Avaliação de impacto: um estudo de caso exploratório numa empresa de formação |
title_sort |
Avaliação de impacto: um estudo de caso exploratório numa empresa de formação |
author |
Silva, Pâmela Porfiro da |
author_facet |
Silva, Pâmela Porfiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rocha, M. Custódia J. Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Pâmela Porfiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Formação Avaliação de satisfação Avaliação de impacto Evaluation Training Satisfaction assessment Impact assessment Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Avaliação Formação Avaliação de satisfação Avaliação de impacto Evaluation Training Satisfaction assessment Impact assessment Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação Trabalho e Recursos Humanos) |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/54845 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/54845 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201898063 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133087506890752 |