O efeito da animosidade e do etnocentrismo no product-country image

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerdeira, Teresa Isabel Freitas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/27970
Resumo: Em 2008 começou uma crise económica na europa afetando sobretudo os países do sul. Em 2010 o Fundo Monetário Internacional acordou juntamente com a Zona Euro, na qual a Alemanha é a economia líder, um conjunto de medidas de austeridade para resgatar essas economias. O intuito desta investigação foi perceber se a atitude dos portugueses perante a imagem que tinham da Alemanha bem como dos produtos daí oriundos foram afetadas. Por outro lado, procuraram também identificar-se as atitudes dos portugueses em relação à compra de produtos nacionais. Realizou-se um inquérito por questionário veiculado online em que foi utilizada uma amostra por conveniência. Os dados foram analisados através da utilização de modelos de equações estruturais, na qual se avaliou o modelo de medida seguido do modelo estrutural. A investigação revelou que embora os portugueses reconheçam a influência da Alemanha nas medidas aplicadas a Portugal durante a crise, isso não afetou a imagem que os portugueses têm desse país nem dos produtos daí oriundos, são ambas boas no geral. O principal contributo é o facto de a imagem que os portugueses têm de um país estrangeiro afetar diretamente as avaliações que fazem dos seus produtos e indiretamente a sua recetividade aos mesmos.
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