A heterogeneidade tímbrica como paradigma para a aprendizagem do clarinete

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Niza, Renata Quadros
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78372
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
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spelling A heterogeneidade tímbrica como paradigma para a aprendizagem do clarineteTimbrical heterogeneity as a paradigm for clarinet learningAprendizagem do clarineteHeterogeneidade tímbricaRegistos do clarineteTimbreClarinet learningClarinet registersTimbreTimbrical heterogeneityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do estágio profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. Os resultados aqui apresentados são o reflexo da implementação de um projeto de intervenção pedagógica, que incidiu na heterogeneidade tímbrica do clarinete. O estágio profissional decorreu no Conservatório de Música do Porto, no ano letivo 2019- 2020, constituído por uma primeira fase de observação e uma segunda fase de intervenção, que foi severamente condicionada devido à situação pandémica. Posto isto, a intervenção pedagógica foi realizada com quatro alunos de clarinete, dos quais a apenas um foi possível realizar a intervenção pedagógica com os materiais selecionados. O período de prática de ensino (estágio), privilegiando a articulação de conhecimentos e competências, representou um contexto favorável, pois possibilitou compreender e analisar mais criticamente as relações existentes entre a aprendizagem dos diversos conhecimentos e o exercício de uma prática real. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação direta, entrevistas aos alunos participantes, bem como aos professores cooperantes e inquéritos por questionário a professores de Clarinete. A observação realizada ao longo da intervenção contribuiu para a caracterização dos alunos, realização das planificações das aulas e elaboração das entrevistas. De facto, toda a recolha de dados, desde a revisão bibliográfica ao tratamento e análise dos resultados, permitiu constatar o quão subjetiva é a formulação do conceito de timbre na aprendizagem do Clarinete e observar a pertinência das questões levantadas no projeto de intervenção. Os resultados vêm evidenciar a relevância deste projeto, uma vez que estes revelaram que, quer os professores (entrevistados e inquiridos) quer os alunos, referiram e mencionaram o termo heterogeneidade tímbrica no que se refere ao Clarinete. Isto leva a pressupor que, de facto, se tenha em conta essa heterogeneidade como paradigma para a aprendizagem deste instrumento.This Internship Report was prepared within the professional internship of the master’s degree in Music Teaching at University of Minho. The results presented here are a reflection of the implementation of a pedagogical intervention project, which focused on the timbrical heterogeneity of the clarinet. The professional internship took place at the Conservatory of Music of Porto, in the school year 2019-2020, having a first phase of observation and a second phase of intervention, which was severely conditioned due to the pandemic situation. Having said that, the pedagogical intervention was carried out with four clarinet students, of whom only one was able to perform the pedagogical intervention with the selected materials. The period of teaching practice (internship), favoring the articulation of knowledge and competencies, represented a favorable context, because it made it possible to understand and analyze more critically the relationship between the learning of various knowledge and the exercise of real practice. The data collection tools used were direct observation, interviews with participating students, as well as cooperating teachers and questionnaire surveys of Clarinet teachers. The observation made throughout the intervention contributed to the characterization of the students, the planning of the classes and the preparation of the interviews. In fact, all data collection, from the bibliographic review to the treatment and analysis of the results, allowed us to see how subjective the concept of the formulation of timbre in clarinet learning is and to observe the relevance of the issues raised in the intervention project. The results show the relevance of this project, since they revealed that, both teachers (interviewees and respondents) and students, referred and mentioned the term timbrical heterogeneity regarding to Clarinet. This leads to the assumption that this heterogeneity is considered as a paradigm for the learning of this instrument.Matos, Vítor Hugo Ferreira deUniversidade do MinhoNiza, Renata Quadros2021-11-122021-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78372por202996433info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:54:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78372Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:03.912883Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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