A expressão e educação físico-motora como instrumento didáctico-pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas no pré-escolar e no 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Flávio Miguel da Ponte
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/1327
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
id RCAP_004b55bf31887daeb0dd8f0a5e04bbea
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/1327
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A expressão e educação físico-motora como instrumento didáctico-pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas no pré-escolar e no 1º cicloDidácticaEducação FísicaEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º ciclo)Prática EducativaPrática PedagógicaMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).O processo de aprender a ensinar implica a passagem por diversas fases. O estágio pedagógico, fase crucial do processo de formação inicial, permite ao formando aprofundar o contacto com a realidade educativa transitando do papel de aluno para o de professor. Ao transformar-se em educador/professor é evidenciada a realidade interactiva de uma acção, para a qual concorrem saberes e competências complexas de carácter multidimensional. O presente relatório visa analisar e reflectir sobre os estágios realizados no pré-escolar e no 1ºCiclo do Ensino Básico, mais concretamente sobre a intencionalidade do processo educativo, representada nas suas diversas etapas: observação, planificação, avaliações, execução, reflexão e comunicação. Partindo do pressuposto que a actividade lúdica da criança é uma via natural de processar a educação, optou-se por realizar um aprofundamento de estudo no âmbito da Expressão e Educação Físico-Motora como instrumento didáctico-pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas no Pré- Escolar e no 1º Ciclo, utilizando preferencialmente os jogos de movimento de carácter interdisciplinar, realizados no decorrer dos estágios e tendo como base as observações realizadas (antes, durante e após da sua implementação). Sendo os contextos das práticas educativas ricos em diversidade de situações de ensino-aprendizagem, entendeu-se ainda por bem reflectir sobre diferentes actividades lúdicas relacionadas com outras áreas e domínios do conhecimento.ABSTRACT: The process of learning how to teach involves passing through several stages. The pedagogic practice, crucial phase of the initial formation process allows the learner to deepen the contact with the educational reality transitioning from student to teacher. By becoming an educator / teacher it is shown the interactive reality of the action, which compete several complex competences and knowledge of multidimensional character. This report seeks to analyze and reflect on the internships carried out in the pre-school and 1st cycle of basic education, more specifically about the educational intentionality process, represented in its various steps: observation, planning, evaluation, implementation, reflection and communication. Based on the assumption that the children ludic activities is a natural way to processes education, we chose to carry out further study in the matter of physical education- as a didactic and pedagogical instrument for developing meaningful knowledge in the preschool and the 1st cycle, preferentially using the movement games of interdisciplinary character, performed during the internships relating to the observations made (before, during and after their implementation). Being the contexts of educational practice rich in diversity of the teaching-learning situations it was understood, even by well, to reflect on various activities related to ludic on other areas and domains of knowledge.Serpa, Margarida DamiãoCondessa, IsabelRepositório da Universidade dos AçoresPacheco, Flávio Miguel da Ponte2012-03-22T16:58:57Z2011-07-072011-07-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/1327porPACHECO, Flávio Miguel da Ponte - A expressão e educação físico-motora como instrumento didáctico-pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas no pré-escolar e no 1º ciclo : relatório de estágio. Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2011. VIII, 108 f.. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:29:00Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/1327Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:10.745585Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A expressão e educação físico-motora como instrumento didáctico-pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas no pré-escolar e no 1º ciclo
title A expressão e educação físico-motora como instrumento didáctico-pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas no pré-escolar e no 1º ciclo
spellingShingle A expressão e educação físico-motora como instrumento didáctico-pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas no pré-escolar e no 1º ciclo
Pacheco, Flávio Miguel da Ponte
Didáctica
Educação Física
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Prática Educativa
Prática Pedagógica
title_short A expressão e educação físico-motora como instrumento didáctico-pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas no pré-escolar e no 1º ciclo
title_full A expressão e educação físico-motora como instrumento didáctico-pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas no pré-escolar e no 1º ciclo
title_fullStr A expressão e educação físico-motora como instrumento didáctico-pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas no pré-escolar e no 1º ciclo
title_full_unstemmed A expressão e educação físico-motora como instrumento didáctico-pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas no pré-escolar e no 1º ciclo
title_sort A expressão e educação físico-motora como instrumento didáctico-pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas no pré-escolar e no 1º ciclo
author Pacheco, Flávio Miguel da Ponte
author_facet Pacheco, Flávio Miguel da Ponte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serpa, Margarida Damião
Condessa, Isabel
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Flávio Miguel da Ponte
dc.subject.por.fl_str_mv Didáctica
Educação Física
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Prática Educativa
Prática Pedagógica
topic Didáctica
Educação Física
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Prática Educativa
Prática Pedagógica
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-07
2011-07-07T00:00:00Z
2012-03-22T16:58:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/1327
url http://hdl.handle.net/10400.3/1327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PACHECO, Flávio Miguel da Ponte - A expressão e educação físico-motora como instrumento didáctico-pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas no pré-escolar e no 1º ciclo : relatório de estágio. Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2011. VIII, 108 f.. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130687011291136