A expressão e educação físico-motora como instrumento didáctico-pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas no pré-escolar e no 1º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/1327 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). |
id |
RCAP_004b55bf31887daeb0dd8f0a5e04bbea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/1327 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A expressão e educação físico-motora como instrumento didáctico-pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas no pré-escolar e no 1º cicloDidácticaEducação FísicaEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º ciclo)Prática EducativaPrática PedagógicaMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).O processo de aprender a ensinar implica a passagem por diversas fases. O estágio pedagógico, fase crucial do processo de formação inicial, permite ao formando aprofundar o contacto com a realidade educativa transitando do papel de aluno para o de professor. Ao transformar-se em educador/professor é evidenciada a realidade interactiva de uma acção, para a qual concorrem saberes e competências complexas de carácter multidimensional. O presente relatório visa analisar e reflectir sobre os estágios realizados no pré-escolar e no 1ºCiclo do Ensino Básico, mais concretamente sobre a intencionalidade do processo educativo, representada nas suas diversas etapas: observação, planificação, avaliações, execução, reflexão e comunicação. Partindo do pressuposto que a actividade lúdica da criança é uma via natural de processar a educação, optou-se por realizar um aprofundamento de estudo no âmbito da Expressão e Educação Físico-Motora como instrumento didáctico-pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas no Pré- Escolar e no 1º Ciclo, utilizando preferencialmente os jogos de movimento de carácter interdisciplinar, realizados no decorrer dos estágios e tendo como base as observações realizadas (antes, durante e após da sua implementação). Sendo os contextos das práticas educativas ricos em diversidade de situações de ensino-aprendizagem, entendeu-se ainda por bem reflectir sobre diferentes actividades lúdicas relacionadas com outras áreas e domínios do conhecimento.ABSTRACT: The process of learning how to teach involves passing through several stages. The pedagogic practice, crucial phase of the initial formation process allows the learner to deepen the contact with the educational reality transitioning from student to teacher. By becoming an educator / teacher it is shown the interactive reality of the action, which compete several complex competences and knowledge of multidimensional character. This report seeks to analyze and reflect on the internships carried out in the pre-school and 1st cycle of basic education, more specifically about the educational intentionality process, represented in its various steps: observation, planning, evaluation, implementation, reflection and communication. Based on the assumption that the children ludic activities is a natural way to processes education, we chose to carry out further study in the matter of physical education- as a didactic and pedagogical instrument for developing meaningful knowledge in the preschool and the 1st cycle, preferentially using the movement games of interdisciplinary character, performed during the internships relating to the observations made (before, during and after their implementation). Being the contexts of educational practice rich in diversity of the teaching-learning situations it was understood, even by well, to reflect on various activities related to ludic on other areas and domains of knowledge.Serpa, Margarida DamiãoCondessa, IsabelRepositório da Universidade dos AçoresPacheco, Flávio Miguel da Ponte2012-03-22T16:58:57Z2011-07-072011-07-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/1327porPACHECO, Flávio Miguel da Ponte - A expressão e educação físico-motora como instrumento didáctico-pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas no pré-escolar e no 1º ciclo : relatório de estágio. Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2011. VIII, 108 f.. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:29:00Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/1327Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:10.745585Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A expressão e educação físico-motora como instrumento didáctico-pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas no pré-escolar e no 1º ciclo |
title |
A expressão e educação físico-motora como instrumento didáctico-pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas no pré-escolar e no 1º ciclo |
spellingShingle |
A expressão e educação físico-motora como instrumento didáctico-pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas no pré-escolar e no 1º ciclo Pacheco, Flávio Miguel da Ponte Didáctica Educação Física Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º ciclo) Prática Educativa Prática Pedagógica |
title_short |
A expressão e educação físico-motora como instrumento didáctico-pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas no pré-escolar e no 1º ciclo |
title_full |
A expressão e educação físico-motora como instrumento didáctico-pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas no pré-escolar e no 1º ciclo |
title_fullStr |
A expressão e educação físico-motora como instrumento didáctico-pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas no pré-escolar e no 1º ciclo |
title_full_unstemmed |
A expressão e educação físico-motora como instrumento didáctico-pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas no pré-escolar e no 1º ciclo |
title_sort |
A expressão e educação físico-motora como instrumento didáctico-pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas no pré-escolar e no 1º ciclo |
author |
Pacheco, Flávio Miguel da Ponte |
author_facet |
Pacheco, Flávio Miguel da Ponte |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Serpa, Margarida Damião Condessa, Isabel Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Flávio Miguel da Ponte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didáctica Educação Física Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º ciclo) Prática Educativa Prática Pedagógica |
topic |
Didáctica Educação Física Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º ciclo) Prática Educativa Prática Pedagógica |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-07 2011-07-07T00:00:00Z 2012-03-22T16:58:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/1327 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/1327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
PACHECO, Flávio Miguel da Ponte - A expressão e educação físico-motora como instrumento didáctico-pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas no pré-escolar e no 1º ciclo : relatório de estágio. Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2011. VIII, 108 f.. Dissertação de Mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130687011291136 |