O papel da regulação emocional na relação entre experiências adversas na infância e crime

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Catarina Andreia Novais
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/67655
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada
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spelling O papel da regulação emocional na relação entre experiências adversas na infância e crimeThe role of emotional regulation in the relationship between adverse childhood experiences and crimeExperiências adversas na infânciaComportamento criminosoDificuldade na regulação emocionalAdverse childhood experiencesCriminal behaviorDifficulty in emotional regulationCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado em Psicologia AplicadaAs experiências adversas na infância têm sido associadas ao envolvimento em comportamentos criminosos na adolescência e idade adulta. Um mecanismo que pode explicar esta relação é a regulação emocional, sendo que dificuldades na regulação emocional podem decorrer do experienciar de adversidade na infância, estando ainda associadas a uma maior propensão para a agressão e violência. Utilizando um Questionário de História de Adversidade na Infância, a Escala de Dificuldades de Regulação Emocional e um Questionário de autorrelato para medir a delinquência e o crime, este estudo teve como objetivo perceber o papel da regulação emocional na relação entre experiências adversas na infância e crime. Os resultados revelaram uma relação entre as variáveis em estudo, porém a dificuldade na regulação emocional não teve um papel mediador na relação entre adversidade e crime. Este estudo alerta para a necessidade de intervenção o mais precocemente possível em crianças que sofreram adversidade e para a exploração de diferentes mecanismos que podem explicar estes resultados.Adverse childhood experiences have been associated with involvement in criminal behavior later in life. One mechanism that can explain this relationship is emotional regulation. Difficulties in emotional regulation are related to experiencing adversity in childhood and are also associated with a higher propensity for aggression and violence. Using the Adverse Childhood Experiences Questionnaire, the Emotional Regulation Difficulty Scale, and a Self-report Questionnaire to measure delinquency and crime, this study aimed to understand the role of emotional regulation in the relationship between adverse experiences in childhood and crime. The results revealed a connection between the variables under study, nevertheless, the difficulty in emotional regulation did not play a mediating role in the relationship between adversity and crime. This study warned of the need for intervention at the earliest possible stage in children who had suffered adversity and the exploitation of different mechanisms that can explain these results.Maia, AngelaCruz, Ana RitaUniversidade do MinhoMarques, Catarina Andreia Novais20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/67655por202523136info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:16.970340Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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