Funções e competências do novo docente: breve apontamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/7533 |
Resumo: | Tem-se vindo a questionar a função tradicional do professor, e apresentado um conjunto de reflexões e de propostas à mudança do papel que o docente deve ter. As novas identidades, fundamentadas basicamente na reflexão e na análise pedagógica, são consequência da evolução dos sistemas educativos e colocam um desafio às próprias instituições responsáveis pela formação de professores. Vários estudos conduzidos por William Sanders e colaboradores (Sanders e Horn, 1994; Wright, Horn e Sanders, 1997), citados por Marzano (2004), ilustram, de um modo bastante dramático, o profundo impacto que um único professor pode ter nos níveis de realização escolar dos alunos. «Os professores constituem, mais do que ninguém, a chave da mudança educativa». Melhor do que definir actualmente o professor, é caracterizá-lo com base em algumas qualidades gerais que os bons professores devem ter, e em outras características a que a especialização conduziu de acordo com os níveis educativo. |
id |
RCAP_005b32964f6c024392a1613aa991fe44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/7533 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Funções e competências do novo docente: breve apontamentoDocenteCompetênciasConhecimento profissionalTem-se vindo a questionar a função tradicional do professor, e apresentado um conjunto de reflexões e de propostas à mudança do papel que o docente deve ter. As novas identidades, fundamentadas basicamente na reflexão e na análise pedagógica, são consequência da evolução dos sistemas educativos e colocam um desafio às próprias instituições responsáveis pela formação de professores. Vários estudos conduzidos por William Sanders e colaboradores (Sanders e Horn, 1994; Wright, Horn e Sanders, 1997), citados por Marzano (2004), ilustram, de um modo bastante dramático, o profundo impacto que um único professor pode ter nos níveis de realização escolar dos alunos. «Os professores constituem, mais do que ninguém, a chave da mudança educativa». Melhor do que definir actualmente o professor, é caracterizá-lo com base em algumas qualidades gerais que os bons professores devem ter, e em outras características a que a especialização conduziu de acordo com os níveis educativo.Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora2013-01-21T15:26:33Z2013-01-212009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/7533http://hdl.handle.net/10174/7533por57-671646-28314Educação – temas e problemas7jbonito@uevora.ptnvraposo@gmail.comvitor.manuel.trindade@gmail.com229Bonito, JorgeRaposo, NicolauTrindade, Vítorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:47:55Zoai:dspace.uevora.pt:10174/7533Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:05.542987Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Funções e competências do novo docente: breve apontamento |
title |
Funções e competências do novo docente: breve apontamento |
spellingShingle |
Funções e competências do novo docente: breve apontamento Bonito, Jorge Docente Competências Conhecimento profissional |
title_short |
Funções e competências do novo docente: breve apontamento |
title_full |
Funções e competências do novo docente: breve apontamento |
title_fullStr |
Funções e competências do novo docente: breve apontamento |
title_full_unstemmed |
Funções e competências do novo docente: breve apontamento |
title_sort |
Funções e competências do novo docente: breve apontamento |
author |
Bonito, Jorge |
author_facet |
Bonito, Jorge Raposo, Nicolau Trindade, Vítor |
author_role |
author |
author2 |
Raposo, Nicolau Trindade, Vítor |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonito, Jorge Raposo, Nicolau Trindade, Vítor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docente Competências Conhecimento profissional |
topic |
Docente Competências Conhecimento profissional |
description |
Tem-se vindo a questionar a função tradicional do professor, e apresentado um conjunto de reflexões e de propostas à mudança do papel que o docente deve ter. As novas identidades, fundamentadas basicamente na reflexão e na análise pedagógica, são consequência da evolução dos sistemas educativos e colocam um desafio às próprias instituições responsáveis pela formação de professores. Vários estudos conduzidos por William Sanders e colaboradores (Sanders e Horn, 1994; Wright, Horn e Sanders, 1997), citados por Marzano (2004), ilustram, de um modo bastante dramático, o profundo impacto que um único professor pode ter nos níveis de realização escolar dos alunos. «Os professores constituem, mais do que ninguém, a chave da mudança educativa». Melhor do que definir actualmente o professor, é caracterizá-lo com base em algumas qualidades gerais que os bons professores devem ter, e em outras características a que a especialização conduziu de acordo com os níveis educativo. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2013-01-21T15:26:33Z 2013-01-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/7533 http://hdl.handle.net/10174/7533 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/7533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
57-67 1646-2831 4 Educação – temas e problemas 7 jbonito@uevora.pt nvraposo@gmail.com vitor.manuel.trindade@gmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554482176720896 |