Funções e competências do novo docente: breve apontamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonito, Jorge
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Raposo, Nicolau, Trindade, Vítor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/7533
Resumo: Tem-se vindo a questionar a função tradicional do professor, e apresentado um conjunto de reflexões e de propostas à mudança do papel que o docente deve ter. As novas identidades, fundamentadas basicamente na reflexão e na análise pedagógica, são consequência da evolução dos sistemas educativos e colocam um desafio às próprias instituições responsáveis pela formação de professores. Vários estudos conduzidos por William Sanders e colaboradores (Sanders e Horn, 1994; Wright, Horn e Sanders, 1997), citados por Marzano (2004), ilustram, de um modo bastante dramático, o profundo impacto que um único professor pode ter nos níveis de realização escolar dos alunos. «Os professores constituem, mais do que ninguém, a chave da mudança educativa». Melhor do que definir actualmente o professor, é caracterizá-lo com base em algumas qualidades gerais que os bons professores devem ter, e em outras características a que a especialização conduziu de acordo com os níveis educativo.
id RCAP_005b32964f6c024392a1613aa991fe44
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/7533
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Funções e competências do novo docente: breve apontamentoDocenteCompetênciasConhecimento profissionalTem-se vindo a questionar a função tradicional do professor, e apresentado um conjunto de reflexões e de propostas à mudança do papel que o docente deve ter. As novas identidades, fundamentadas basicamente na reflexão e na análise pedagógica, são consequência da evolução dos sistemas educativos e colocam um desafio às próprias instituições responsáveis pela formação de professores. Vários estudos conduzidos por William Sanders e colaboradores (Sanders e Horn, 1994; Wright, Horn e Sanders, 1997), citados por Marzano (2004), ilustram, de um modo bastante dramático, o profundo impacto que um único professor pode ter nos níveis de realização escolar dos alunos. «Os professores constituem, mais do que ninguém, a chave da mudança educativa». Melhor do que definir actualmente o professor, é caracterizá-lo com base em algumas qualidades gerais que os bons professores devem ter, e em outras características a que a especialização conduziu de acordo com os níveis educativo.Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora2013-01-21T15:26:33Z2013-01-212009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/7533http://hdl.handle.net/10174/7533por57-671646-28314Educação – temas e problemas7jbonito@uevora.ptnvraposo@gmail.comvitor.manuel.trindade@gmail.com229Bonito, JorgeRaposo, NicolauTrindade, Vítorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-08T03:57:27ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Funções e competências do novo docente: breve apontamento
title Funções e competências do novo docente: breve apontamento
spellingShingle Funções e competências do novo docente: breve apontamento
Bonito, Jorge
Docente
Competências
Conhecimento profissional
title_short Funções e competências do novo docente: breve apontamento
title_full Funções e competências do novo docente: breve apontamento
title_fullStr Funções e competências do novo docente: breve apontamento
title_full_unstemmed Funções e competências do novo docente: breve apontamento
title_sort Funções e competências do novo docente: breve apontamento
author Bonito, Jorge
author_facet Bonito, Jorge
Raposo, Nicolau
Trindade, Vítor
author_role author
author2 Raposo, Nicolau
Trindade, Vítor
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonito, Jorge
Raposo, Nicolau
Trindade, Vítor
dc.subject.por.fl_str_mv Docente
Competências
Conhecimento profissional
topic Docente
Competências
Conhecimento profissional
description Tem-se vindo a questionar a função tradicional do professor, e apresentado um conjunto de reflexões e de propostas à mudança do papel que o docente deve ter. As novas identidades, fundamentadas basicamente na reflexão e na análise pedagógica, são consequência da evolução dos sistemas educativos e colocam um desafio às próprias instituições responsáveis pela formação de professores. Vários estudos conduzidos por William Sanders e colaboradores (Sanders e Horn, 1994; Wright, Horn e Sanders, 1997), citados por Marzano (2004), ilustram, de um modo bastante dramático, o profundo impacto que um único professor pode ter nos níveis de realização escolar dos alunos. «Os professores constituem, mais do que ninguém, a chave da mudança educativa». Melhor do que definir actualmente o professor, é caracterizá-lo com base em algumas qualidades gerais que os bons professores devem ter, e em outras características a que a especialização conduziu de acordo com os níveis educativo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2013-01-21T15:26:33Z
2013-01-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/7533
http://hdl.handle.net/10174/7533
url http://hdl.handle.net/10174/7533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 57-67
1646-2831
4
Educação – temas e problemas
7
jbonito@uevora.pt
nvraposo@gmail.com
vitor.manuel.trindade@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304584596750336