Competências docentes na educação profissional: a percepção de docentes do SENAC-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AROCA, Antonio Carlos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/594
Resumo: A partir da mudança do modelo tradicional para o modelo de ensino por competência na Educação Profissional do Senac PR, observou-se a necessidade de alinhar as atividades docentes às diretrizes estabelecidas por esse novo modelo. Essa pesquisa objetiva identificar quais Competências foram percebidas pelos docentes dessa instituição como necessárias à adequação de suas atividades aos objetivos do Modelo Pedagógico Nacional (MPN). Os procedimentos metodológicos utilizados para se alcançar esse objetivo foram: Identificar no histórico de turmas concluídas e de turmas em andamento o curso com maior número de turmas, o que resultou no curso Técnico em Enfermagem; Identificar quais docentes atuaram no referido curso no ano de 2015 na unidade de Maringá-PR; Entrevistar os docentes selecionados utilizando os seguintes documentos: Modelo Pedagógico Nacional – Síntese (MPN), o plano de curso de Técnico em Enfermagem e o roteiro da entrevista. Por fim, esses materiais foram apresentados aos docentes em uma reunião específica de orientação referente a esta pesquisa. Os resultados obtidos estabelecem uma relação de competências, identificadas nas entrevistas, nas informações que representavam ou tinham alguma relação com a descrição de competência, que foram agrupadas por similaridade e, através da interpretação do pesquisador, foram descritas com o propósito de elaborar uma base de dados de competências do docente da educação profissional.
id UNICESU-1_017494158347b4674cf999f0b41128a5
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/594
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling Competências docentes na educação profissional: a percepção de docentes do SENAC-PRGestão do conhecimentoGestão por competênciaEducação profissionalCompetências de docentesA partir da mudança do modelo tradicional para o modelo de ensino por competência na Educação Profissional do Senac PR, observou-se a necessidade de alinhar as atividades docentes às diretrizes estabelecidas por esse novo modelo. Essa pesquisa objetiva identificar quais Competências foram percebidas pelos docentes dessa instituição como necessárias à adequação de suas atividades aos objetivos do Modelo Pedagógico Nacional (MPN). Os procedimentos metodológicos utilizados para se alcançar esse objetivo foram: Identificar no histórico de turmas concluídas e de turmas em andamento o curso com maior número de turmas, o que resultou no curso Técnico em Enfermagem; Identificar quais docentes atuaram no referido curso no ano de 2015 na unidade de Maringá-PR; Entrevistar os docentes selecionados utilizando os seguintes documentos: Modelo Pedagógico Nacional – Síntese (MPN), o plano de curso de Técnico em Enfermagem e o roteiro da entrevista. Por fim, esses materiais foram apresentados aos docentes em uma reunião específica de orientação referente a esta pesquisa. Os resultados obtidos estabelecem uma relação de competências, identificadas nas entrevistas, nas informações que representavam ou tinham alguma relação com a descrição de competência, que foram agrupadas por similaridade e, através da interpretação do pesquisador, foram descritas com o propósito de elaborar uma base de dados de competências do docente da educação profissional.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARMENEGASSI, Cláudia Herrero MartinsDUTRA, Renato Luis de SouzaAROCA, Antonio Carlos2018-05-30T16:34:44Z2018-05-30T16:34:44Z2015-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/594porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:39:57Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/594Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T18:39:57Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências docentes na educação profissional: a percepção de docentes do SENAC-PR
title Competências docentes na educação profissional: a percepção de docentes do SENAC-PR
spellingShingle Competências docentes na educação profissional: a percepção de docentes do SENAC-PR
AROCA, Antonio Carlos
Gestão do conhecimento
Gestão por competência
Educação profissional
Competências de docentes
title_short Competências docentes na educação profissional: a percepção de docentes do SENAC-PR
title_full Competências docentes na educação profissional: a percepção de docentes do SENAC-PR
title_fullStr Competências docentes na educação profissional: a percepção de docentes do SENAC-PR
title_full_unstemmed Competências docentes na educação profissional: a percepção de docentes do SENAC-PR
title_sort Competências docentes na educação profissional: a percepção de docentes do SENAC-PR
author AROCA, Antonio Carlos
author_facet AROCA, Antonio Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins
DUTRA, Renato Luis de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv AROCA, Antonio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Gestão por competência
Educação profissional
Competências de docentes
topic Gestão do conhecimento
Gestão por competência
Educação profissional
Competências de docentes
description A partir da mudança do modelo tradicional para o modelo de ensino por competência na Educação Profissional do Senac PR, observou-se a necessidade de alinhar as atividades docentes às diretrizes estabelecidas por esse novo modelo. Essa pesquisa objetiva identificar quais Competências foram percebidas pelos docentes dessa instituição como necessárias à adequação de suas atividades aos objetivos do Modelo Pedagógico Nacional (MPN). Os procedimentos metodológicos utilizados para se alcançar esse objetivo foram: Identificar no histórico de turmas concluídas e de turmas em andamento o curso com maior número de turmas, o que resultou no curso Técnico em Enfermagem; Identificar quais docentes atuaram no referido curso no ano de 2015 na unidade de Maringá-PR; Entrevistar os docentes selecionados utilizando os seguintes documentos: Modelo Pedagógico Nacional – Síntese (MPN), o plano de curso de Técnico em Enfermagem e o roteiro da entrevista. Por fim, esses materiais foram apresentados aos docentes em uma reunião específica de orientação referente a esta pesquisa. Os resultados obtidos estabelecem uma relação de competências, identificadas nas entrevistas, nas informações que representavam ou tinham alguma relação com a descrição de competência, que foram agrupadas por similaridade e, através da interpretação do pesquisador, foram descritas com o propósito de elaborar uma base de dados de competências do docente da educação profissional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-16
2018-05-30T16:34:44Z
2018-05-30T16:34:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/594
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098727141801984