Competências docentes na educação profissional: a percepção de docentes do SENAC-PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/594 |
Resumo: | A partir da mudança do modelo tradicional para o modelo de ensino por competência na Educação Profissional do Senac PR, observou-se a necessidade de alinhar as atividades docentes às diretrizes estabelecidas por esse novo modelo. Essa pesquisa objetiva identificar quais Competências foram percebidas pelos docentes dessa instituição como necessárias à adequação de suas atividades aos objetivos do Modelo Pedagógico Nacional (MPN). Os procedimentos metodológicos utilizados para se alcançar esse objetivo foram: Identificar no histórico de turmas concluídas e de turmas em andamento o curso com maior número de turmas, o que resultou no curso Técnico em Enfermagem; Identificar quais docentes atuaram no referido curso no ano de 2015 na unidade de Maringá-PR; Entrevistar os docentes selecionados utilizando os seguintes documentos: Modelo Pedagógico Nacional – Síntese (MPN), o plano de curso de Técnico em Enfermagem e o roteiro da entrevista. Por fim, esses materiais foram apresentados aos docentes em uma reunião específica de orientação referente a esta pesquisa. Os resultados obtidos estabelecem uma relação de competências, identificadas nas entrevistas, nas informações que representavam ou tinham alguma relação com a descrição de competência, que foram agrupadas por similaridade e, através da interpretação do pesquisador, foram descritas com o propósito de elaborar uma base de dados de competências do docente da educação profissional. |
id |
UNICESU-1_017494158347b4674cf999f0b41128a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/594 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
Competências docentes na educação profissional: a percepção de docentes do SENAC-PRGestão do conhecimentoGestão por competênciaEducação profissionalCompetências de docentesA partir da mudança do modelo tradicional para o modelo de ensino por competência na Educação Profissional do Senac PR, observou-se a necessidade de alinhar as atividades docentes às diretrizes estabelecidas por esse novo modelo. Essa pesquisa objetiva identificar quais Competências foram percebidas pelos docentes dessa instituição como necessárias à adequação de suas atividades aos objetivos do Modelo Pedagógico Nacional (MPN). Os procedimentos metodológicos utilizados para se alcançar esse objetivo foram: Identificar no histórico de turmas concluídas e de turmas em andamento o curso com maior número de turmas, o que resultou no curso Técnico em Enfermagem; Identificar quais docentes atuaram no referido curso no ano de 2015 na unidade de Maringá-PR; Entrevistar os docentes selecionados utilizando os seguintes documentos: Modelo Pedagógico Nacional – Síntese (MPN), o plano de curso de Técnico em Enfermagem e o roteiro da entrevista. Por fim, esses materiais foram apresentados aos docentes em uma reunião específica de orientação referente a esta pesquisa. Os resultados obtidos estabelecem uma relação de competências, identificadas nas entrevistas, nas informações que representavam ou tinham alguma relação com a descrição de competência, que foram agrupadas por similaridade e, através da interpretação do pesquisador, foram descritas com o propósito de elaborar uma base de dados de competências do docente da educação profissional.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARMENEGASSI, Cláudia Herrero MartinsDUTRA, Renato Luis de SouzaAROCA, Antonio Carlos2018-05-30T16:34:44Z2018-05-30T16:34:44Z2015-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/594porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:39:57Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/594Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T18:39:57Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências docentes na educação profissional: a percepção de docentes do SENAC-PR |
title |
Competências docentes na educação profissional: a percepção de docentes do SENAC-PR |
spellingShingle |
Competências docentes na educação profissional: a percepção de docentes do SENAC-PR AROCA, Antonio Carlos Gestão do conhecimento Gestão por competência Educação profissional Competências de docentes |
title_short |
Competências docentes na educação profissional: a percepção de docentes do SENAC-PR |
title_full |
Competências docentes na educação profissional: a percepção de docentes do SENAC-PR |
title_fullStr |
Competências docentes na educação profissional: a percepção de docentes do SENAC-PR |
title_full_unstemmed |
Competências docentes na educação profissional: a percepção de docentes do SENAC-PR |
title_sort |
Competências docentes na educação profissional: a percepção de docentes do SENAC-PR |
author |
AROCA, Antonio Carlos |
author_facet |
AROCA, Antonio Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins DUTRA, Renato Luis de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
AROCA, Antonio Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Gestão por competência Educação profissional Competências de docentes |
topic |
Gestão do conhecimento Gestão por competência Educação profissional Competências de docentes |
description |
A partir da mudança do modelo tradicional para o modelo de ensino por competência na Educação Profissional do Senac PR, observou-se a necessidade de alinhar as atividades docentes às diretrizes estabelecidas por esse novo modelo. Essa pesquisa objetiva identificar quais Competências foram percebidas pelos docentes dessa instituição como necessárias à adequação de suas atividades aos objetivos do Modelo Pedagógico Nacional (MPN). Os procedimentos metodológicos utilizados para se alcançar esse objetivo foram: Identificar no histórico de turmas concluídas e de turmas em andamento o curso com maior número de turmas, o que resultou no curso Técnico em Enfermagem; Identificar quais docentes atuaram no referido curso no ano de 2015 na unidade de Maringá-PR; Entrevistar os docentes selecionados utilizando os seguintes documentos: Modelo Pedagógico Nacional – Síntese (MPN), o plano de curso de Técnico em Enfermagem e o roteiro da entrevista. Por fim, esses materiais foram apresentados aos docentes em uma reunião específica de orientação referente a esta pesquisa. Os resultados obtidos estabelecem uma relação de competências, identificadas nas entrevistas, nas informações que representavam ou tinham alguma relação com a descrição de competência, que foram agrupadas por similaridade e, através da interpretação do pesquisador, foram descritas com o propósito de elaborar uma base de dados de competências do docente da educação profissional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-16 2018-05-30T16:34:44Z 2018-05-30T16:34:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/594 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098727141801984 |