Is there a school discipline crisis? : What teachers and students think about?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira, Suzana Nunes
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Rego, Isabel Estrela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3909
Resumo: O presente artigo diz respeito às concepções de alunos e professores relativamente à disciplina na escola e visa contribuir para a compreensão deste fenómeno nas escolas portuguesas, particularmente nas escolas da Região Autónoma dos Açores. Hoje em dia, há uma tendência para acreditar que toda a escola é indisciplinada, que a escola é, cada vez mais, um lugar onde os alunos aprendem comportamentos disruptivos, em vez de ser um lugar que gera novas e interessantes contribuições para o projeto de vida dos alunos. Esta concepção compreende, pelo menos, dois tipos de perigos: pode corresponder (1) a uma profecia auto-cumprida e (2) representar uma injustiça para com professores e alunos, sobretudo se são relatados casos singulares que, naturalmente, não são a regra. Os dados recolhidos nos Açores, de acordo com os resultados de outras pesquisas, indicam que a indisciplina parece ser um fenómeno circunscrito. Assim, a noção de desordem generalizada nas escolas parece ser abusiva.
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