Educação : pesquisa, complexidade e contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Clara Costa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/10609
Resumo: Uma das principais consequências do alargamento da compreensão dos fenómenos educativos (que ocorreu no séc. XX) foi a inclusão da vida escolar num processo de aprendizagem permanente e comunitário das pessoas, ao longo das suas vidas. Assim, os fenómenos educativos existem intrinsecamente ligados a todas as vertentes humanas, tratando-se de fenómenos processuais e não estáticos. Investigar em Educação na contemporaneidade não pode pois ignorar a complexidade, sendo cada vez mais necessário saber trabalhar inter e transdisciplinarmente. Tal requer, contudo, um enorme rigor epistemológico de modo a não mutilar teorias e modelos de outrem em função das nossas crenças pessoais. A contemporaneidade exige ainda, para além da pós-modernidade, a capacidade de assumirmos as nossas crenças na investigação que empreendemos, bem como a não omissão do papel observacional das descrições de quaisquer fenómenos de aprendizagem e de educação.
id RCAP_0083862b322a5772f7aed031cf0acc90
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10609
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação : pesquisa, complexidade e contemporaneidadeEducation : research, complexity and contemporaneityAprendizagemEducaçãoPadrãoObservaçãoHolismoLearningEducationPatternObservationHolismUma das principais consequências do alargamento da compreensão dos fenómenos educativos (que ocorreu no séc. XX) foi a inclusão da vida escolar num processo de aprendizagem permanente e comunitário das pessoas, ao longo das suas vidas. Assim, os fenómenos educativos existem intrinsecamente ligados a todas as vertentes humanas, tratando-se de fenómenos processuais e não estáticos. Investigar em Educação na contemporaneidade não pode pois ignorar a complexidade, sendo cada vez mais necessário saber trabalhar inter e transdisciplinarmente. Tal requer, contudo, um enorme rigor epistemológico de modo a não mutilar teorias e modelos de outrem em função das nossas crenças pessoais. A contemporaneidade exige ainda, para além da pós-modernidade, a capacidade de assumirmos as nossas crenças na investigação que empreendemos, bem como a não omissão do papel observacional das descrições de quaisquer fenómenos de aprendizagem e de educação.One of the main consequences of the enlargement of the meaning of educational facts (which happened during the XX century) was the inclusion of school time in each person’s life long learning process. Thus, educational facts are intrinsically linked to all human dimensions, characterised as processual, not static. To do research in contemporaneity cannot ignore complexity, and we have to work inter and trans disciplinary more and more. This requires, however, epistemological rigour so that we do not mutilate other’s theories and models according to our personal beliefs. Contemporaneity also requires, beyond pos-modernity, the ability to assume our beliefs in the research we do, as well as the non omission of the observational dimension in our description of any kind of learning and educational facts.Universidade de Santa Cruz do Sul. Departamento de EducaçãoUniversidade do MinhoOliveira, Clara Costa20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10609por“Reflexão e Ação”. ISSN 1982-9949. 16:2 (2008) 19-37.1982-9949info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:01.273937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação : pesquisa, complexidade e contemporaneidade
Education : research, complexity and contemporaneity
title Educação : pesquisa, complexidade e contemporaneidade
spellingShingle Educação : pesquisa, complexidade e contemporaneidade
Oliveira, Clara Costa
Aprendizagem
Educação
Padrão
Observação
Holismo
Learning
Education
Pattern
Observation
Holism
title_short Educação : pesquisa, complexidade e contemporaneidade
title_full Educação : pesquisa, complexidade e contemporaneidade
title_fullStr Educação : pesquisa, complexidade e contemporaneidade
title_full_unstemmed Educação : pesquisa, complexidade e contemporaneidade
title_sort Educação : pesquisa, complexidade e contemporaneidade
author Oliveira, Clara Costa
author_facet Oliveira, Clara Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Clara Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Educação
Padrão
Observação
Holismo
Learning
Education
Pattern
Observation
Holism
topic Aprendizagem
Educação
Padrão
Observação
Holismo
Learning
Education
Pattern
Observation
Holism
description Uma das principais consequências do alargamento da compreensão dos fenómenos educativos (que ocorreu no séc. XX) foi a inclusão da vida escolar num processo de aprendizagem permanente e comunitário das pessoas, ao longo das suas vidas. Assim, os fenómenos educativos existem intrinsecamente ligados a todas as vertentes humanas, tratando-se de fenómenos processuais e não estáticos. Investigar em Educação na contemporaneidade não pode pois ignorar a complexidade, sendo cada vez mais necessário saber trabalhar inter e transdisciplinarmente. Tal requer, contudo, um enorme rigor epistemológico de modo a não mutilar teorias e modelos de outrem em função das nossas crenças pessoais. A contemporaneidade exige ainda, para além da pós-modernidade, a capacidade de assumirmos as nossas crenças na investigação que empreendemos, bem como a não omissão do papel observacional das descrições de quaisquer fenómenos de aprendizagem e de educação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/10609
url http://hdl.handle.net/1822/10609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv “Reflexão e Ação”. ISSN 1982-9949. 16:2 (2008) 19-37.
1982-9949
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul. Departamento de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul. Departamento de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132929946812416