Educação : pesquisa, complexidade e contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/10609 |
Resumo: | Uma das principais consequências do alargamento da compreensão dos fenómenos educativos (que ocorreu no séc. XX) foi a inclusão da vida escolar num processo de aprendizagem permanente e comunitário das pessoas, ao longo das suas vidas. Assim, os fenómenos educativos existem intrinsecamente ligados a todas as vertentes humanas, tratando-se de fenómenos processuais e não estáticos. Investigar em Educação na contemporaneidade não pode pois ignorar a complexidade, sendo cada vez mais necessário saber trabalhar inter e transdisciplinarmente. Tal requer, contudo, um enorme rigor epistemológico de modo a não mutilar teorias e modelos de outrem em função das nossas crenças pessoais. A contemporaneidade exige ainda, para além da pós-modernidade, a capacidade de assumirmos as nossas crenças na investigação que empreendemos, bem como a não omissão do papel observacional das descrições de quaisquer fenómenos de aprendizagem e de educação. |
id |
RCAP_0083862b322a5772f7aed031cf0acc90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10609 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação : pesquisa, complexidade e contemporaneidadeEducation : research, complexity and contemporaneityAprendizagemEducaçãoPadrãoObservaçãoHolismoLearningEducationPatternObservationHolismUma das principais consequências do alargamento da compreensão dos fenómenos educativos (que ocorreu no séc. XX) foi a inclusão da vida escolar num processo de aprendizagem permanente e comunitário das pessoas, ao longo das suas vidas. Assim, os fenómenos educativos existem intrinsecamente ligados a todas as vertentes humanas, tratando-se de fenómenos processuais e não estáticos. Investigar em Educação na contemporaneidade não pode pois ignorar a complexidade, sendo cada vez mais necessário saber trabalhar inter e transdisciplinarmente. Tal requer, contudo, um enorme rigor epistemológico de modo a não mutilar teorias e modelos de outrem em função das nossas crenças pessoais. A contemporaneidade exige ainda, para além da pós-modernidade, a capacidade de assumirmos as nossas crenças na investigação que empreendemos, bem como a não omissão do papel observacional das descrições de quaisquer fenómenos de aprendizagem e de educação.One of the main consequences of the enlargement of the meaning of educational facts (which happened during the XX century) was the inclusion of school time in each person’s life long learning process. Thus, educational facts are intrinsically linked to all human dimensions, characterised as processual, not static. To do research in contemporaneity cannot ignore complexity, and we have to work inter and trans disciplinary more and more. This requires, however, epistemological rigour so that we do not mutilate other’s theories and models according to our personal beliefs. Contemporaneity also requires, beyond pos-modernity, the ability to assume our beliefs in the research we do, as well as the non omission of the observational dimension in our description of any kind of learning and educational facts.Universidade de Santa Cruz do Sul. Departamento de EducaçãoUniversidade do MinhoOliveira, Clara Costa20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10609por“Reflexão e Ação”. ISSN 1982-9949. 16:2 (2008) 19-37.1982-9949info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:01.273937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação : pesquisa, complexidade e contemporaneidade Education : research, complexity and contemporaneity |
title |
Educação : pesquisa, complexidade e contemporaneidade |
spellingShingle |
Educação : pesquisa, complexidade e contemporaneidade Oliveira, Clara Costa Aprendizagem Educação Padrão Observação Holismo Learning Education Pattern Observation Holism |
title_short |
Educação : pesquisa, complexidade e contemporaneidade |
title_full |
Educação : pesquisa, complexidade e contemporaneidade |
title_fullStr |
Educação : pesquisa, complexidade e contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
Educação : pesquisa, complexidade e contemporaneidade |
title_sort |
Educação : pesquisa, complexidade e contemporaneidade |
author |
Oliveira, Clara Costa |
author_facet |
Oliveira, Clara Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Clara Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Educação Padrão Observação Holismo Learning Education Pattern Observation Holism |
topic |
Aprendizagem Educação Padrão Observação Holismo Learning Education Pattern Observation Holism |
description |
Uma das principais consequências do alargamento da compreensão dos fenómenos educativos (que ocorreu no séc. XX) foi a inclusão da vida escolar num processo de aprendizagem permanente e comunitário das pessoas, ao longo das suas vidas. Assim, os fenómenos educativos existem intrinsecamente ligados a todas as vertentes humanas, tratando-se de fenómenos processuais e não estáticos. Investigar em Educação na contemporaneidade não pode pois ignorar a complexidade, sendo cada vez mais necessário saber trabalhar inter e transdisciplinarmente. Tal requer, contudo, um enorme rigor epistemológico de modo a não mutilar teorias e modelos de outrem em função das nossas crenças pessoais. A contemporaneidade exige ainda, para além da pós-modernidade, a capacidade de assumirmos as nossas crenças na investigação que empreendemos, bem como a não omissão do papel observacional das descrições de quaisquer fenómenos de aprendizagem e de educação. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/10609 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/10609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
“Reflexão e Ação”. ISSN 1982-9949. 16:2 (2008) 19-37. 1982-9949 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Santa Cruz do Sul. Departamento de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Santa Cruz do Sul. Departamento de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132929946812416 |