Saúde física e mental dos estudantes do Ensino Superior: Influência do desempenho académico e das estratégias para lidar com o sucesso e o fracasso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Patrícia Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/3256
Resumo: O desempenho académico é um aspeto muito importante ao longo do percurso universitário, podendo ter impacto em diferentes áreas da vida do estudante. O presente estudo procura explorar este impacto, dando especial atenção à saúde física e mental dos estudantes, comparando os estudantes com desempenho académico mais elevado e mais baixo e a influência das estratégias para lidar com o sucesso e o fracasso a este nível. A amostra deste estudo foi composta por 113 estudantes do ensino superior, que se encontravam inscritos numa licenciatura ou mestrado integrado. Os resultados obtidos indicam a existência de uma menor perceção de saúde geral em estudantes com desempenho académico mais baixo (menor rendimento académico ou com cadeiras em atraso). Contudo, o desempenho académico não se revelou como preditor significativo da perceção de saúde geral, quando analisado também o efeito preditor das diferentes estratégias para lidar com o sucesso e o fracasso. Os resultados obtidos sugerem a importância de sensibilizar as instituições universitárias e docentes para a importância de promover estratégias mais adaptativas para lidar com o sucesso e o fracasso, contribuindo, desta forma, para uma melhor saúde dos estudantes, para além do foco no desempenho académico.
id RCAP_0084bfc225aa48e7dfad638e794a6ba9
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/3256
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Saúde física e mental dos estudantes do Ensino Superior: Influência do desempenho académico e das estratégias para lidar com o sucesso e o fracassoDesempenho académicoSaúdeEstratégias para lidar com o sucesso e o fracassoEnsino SuperiorO desempenho académico é um aspeto muito importante ao longo do percurso universitário, podendo ter impacto em diferentes áreas da vida do estudante. O presente estudo procura explorar este impacto, dando especial atenção à saúde física e mental dos estudantes, comparando os estudantes com desempenho académico mais elevado e mais baixo e a influência das estratégias para lidar com o sucesso e o fracasso a este nível. A amostra deste estudo foi composta por 113 estudantes do ensino superior, que se encontravam inscritos numa licenciatura ou mestrado integrado. Os resultados obtidos indicam a existência de uma menor perceção de saúde geral em estudantes com desempenho académico mais baixo (menor rendimento académico ou com cadeiras em atraso). Contudo, o desempenho académico não se revelou como preditor significativo da perceção de saúde geral, quando analisado também o efeito preditor das diferentes estratégias para lidar com o sucesso e o fracasso. Os resultados obtidos sugerem a importância de sensibilizar as instituições universitárias e docentes para a importância de promover estratégias mais adaptativas para lidar com o sucesso e o fracasso, contribuindo, desta forma, para uma melhor saúde dos estudantes, para além do foco no desempenho académico.Academic performance is a very important aspect throughout the university course and can have an impact on different areas of the student's life. The present study seeks to explore this impact, paying special attention to students' physical and mental health, comparing those with higher and lower academic performances and the influence of strategies to deal with success and failure at this level. The sample of this study was composed of 113 university students, who were enrolled in a degree, or in a degree with an integrated master's degree. The results obtained indicate the existence of a lower perception of general health in students with lower academic performance (lower academic performance or with overdue course units). However, academic performance did not prove to be a significant predictor of the perception of general health, when also analyzing the predictive effect of different strategies to deal with success and failure. The results obtained suggest the importance of sensitizing university institutions and teachers to the importance of promoting more adaptive strategies to deal with success and failure, thus contributing to better student health, in addition to the focus on academic performance.2020-11-24T16:00:18Z2020-11-19T00:00:00Z2020-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/3256TID:202568377porCosta, Patrícia Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:11:42ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Saúde física e mental dos estudantes do Ensino Superior: Influência do desempenho académico e das estratégias para lidar com o sucesso e o fracasso
title Saúde física e mental dos estudantes do Ensino Superior: Influência do desempenho académico e das estratégias para lidar com o sucesso e o fracasso
spellingShingle Saúde física e mental dos estudantes do Ensino Superior: Influência do desempenho académico e das estratégias para lidar com o sucesso e o fracasso
Costa, Patrícia Ferreira
Desempenho académico
Saúde
Estratégias para lidar com o sucesso e o fracasso
Ensino Superior
title_short Saúde física e mental dos estudantes do Ensino Superior: Influência do desempenho académico e das estratégias para lidar com o sucesso e o fracasso
title_full Saúde física e mental dos estudantes do Ensino Superior: Influência do desempenho académico e das estratégias para lidar com o sucesso e o fracasso
title_fullStr Saúde física e mental dos estudantes do Ensino Superior: Influência do desempenho académico e das estratégias para lidar com o sucesso e o fracasso
title_full_unstemmed Saúde física e mental dos estudantes do Ensino Superior: Influência do desempenho académico e das estratégias para lidar com o sucesso e o fracasso
title_sort Saúde física e mental dos estudantes do Ensino Superior: Influência do desempenho académico e das estratégias para lidar com o sucesso e o fracasso
author Costa, Patrícia Ferreira
author_facet Costa, Patrícia Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Patrícia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho académico
Saúde
Estratégias para lidar com o sucesso e o fracasso
Ensino Superior
topic Desempenho académico
Saúde
Estratégias para lidar com o sucesso e o fracasso
Ensino Superior
description O desempenho académico é um aspeto muito importante ao longo do percurso universitário, podendo ter impacto em diferentes áreas da vida do estudante. O presente estudo procura explorar este impacto, dando especial atenção à saúde física e mental dos estudantes, comparando os estudantes com desempenho académico mais elevado e mais baixo e a influência das estratégias para lidar com o sucesso e o fracasso a este nível. A amostra deste estudo foi composta por 113 estudantes do ensino superior, que se encontravam inscritos numa licenciatura ou mestrado integrado. Os resultados obtidos indicam a existência de uma menor perceção de saúde geral em estudantes com desempenho académico mais baixo (menor rendimento académico ou com cadeiras em atraso). Contudo, o desempenho académico não se revelou como preditor significativo da perceção de saúde geral, quando analisado também o efeito preditor das diferentes estratégias para lidar com o sucesso e o fracasso. Os resultados obtidos sugerem a importância de sensibilizar as instituições universitárias e docentes para a importância de promover estratégias mais adaptativas para lidar com o sucesso e o fracasso, contribuindo, desta forma, para uma melhor saúde dos estudantes, para além do foco no desempenho académico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-24T16:00:18Z
2020-11-19T00:00:00Z
2020-11-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/3256
TID:202568377
url http://hdl.handle.net/11328/3256
identifier_str_mv TID:202568377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302554852458496