Sentimentos de quem fracassa na escola: análise das representações de alunos com dificuldades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osti,Andréia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Brenelli,Rosely Palermo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000300008
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo verificar as percepções de estudantes com dificuldades de aprendizagem sobre si mesmo e analisar quais são suas representações a respeito dos juízos que seus professores teriam deles. Participaram do estudo 20 alunos do ensino fundamental com insuficiente desempenho acadêmico, de ambos os sexos, de uma escola pública municipal do interior do Estado de São Paulo. Foi realizada uma entrevista semiestruturada contendo dez questões. Os dados foram transcritos e tratados por meio da análise de conteúdo sendo descritos em relação a sua frequência absoluta (N) e relativa (%). Os resultados indicaram que os alunos acreditam que seu professor tem uma representação negativa sobre eles, bem como nutrem baixas expectativas sobre seu desempenho e progresso acadêmico. O estudo aponta para a necessidade de considerar as relações sociais estabelecidas na escola e promover reflexão sobre a importância dessas relações no contexto do processo ensino-aprendizagem.
id USF-1_426edd6f02cd1d25f6c80b0b4f7a89b4
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712013000300008
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Sentimentos de quem fracassa na escola: análise das representações de alunos com dificuldades de aprendizagemAfetividadeFracasso escolarDesempenho AcadêmicoEsta pesquisa teve por objetivo verificar as percepções de estudantes com dificuldades de aprendizagem sobre si mesmo e analisar quais são suas representações a respeito dos juízos que seus professores teriam deles. Participaram do estudo 20 alunos do ensino fundamental com insuficiente desempenho acadêmico, de ambos os sexos, de uma escola pública municipal do interior do Estado de São Paulo. Foi realizada uma entrevista semiestruturada contendo dez questões. Os dados foram transcritos e tratados por meio da análise de conteúdo sendo descritos em relação a sua frequência absoluta (N) e relativa (%). Os resultados indicaram que os alunos acreditam que seu professor tem uma representação negativa sobre eles, bem como nutrem baixas expectativas sobre seu desempenho e progresso acadêmico. O estudo aponta para a necessidade de considerar as relações sociais estabelecidas na escola e promover reflexão sobre a importância dessas relações no contexto do processo ensino-aprendizagem.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000300008Psico-USF v.18 n.3 2013reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712013000300008info:eu-repo/semantics/openAccessOsti,AndréiaBrenelli,Rosely Palermopor2014-01-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712013000300008Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2014-01-10T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentimentos de quem fracassa na escola: análise das representações de alunos com dificuldades de aprendizagem
title Sentimentos de quem fracassa na escola: análise das representações de alunos com dificuldades de aprendizagem
spellingShingle Sentimentos de quem fracassa na escola: análise das representações de alunos com dificuldades de aprendizagem
Osti,Andréia
Afetividade
Fracasso escolar
Desempenho Acadêmico
title_short Sentimentos de quem fracassa na escola: análise das representações de alunos com dificuldades de aprendizagem
title_full Sentimentos de quem fracassa na escola: análise das representações de alunos com dificuldades de aprendizagem
title_fullStr Sentimentos de quem fracassa na escola: análise das representações de alunos com dificuldades de aprendizagem
title_full_unstemmed Sentimentos de quem fracassa na escola: análise das representações de alunos com dificuldades de aprendizagem
title_sort Sentimentos de quem fracassa na escola: análise das representações de alunos com dificuldades de aprendizagem
author Osti,Andréia
author_facet Osti,Andréia
Brenelli,Rosely Palermo
author_role author
author2 Brenelli,Rosely Palermo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Osti,Andréia
Brenelli,Rosely Palermo
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Fracasso escolar
Desempenho Acadêmico
topic Afetividade
Fracasso escolar
Desempenho Acadêmico
description Esta pesquisa teve por objetivo verificar as percepções de estudantes com dificuldades de aprendizagem sobre si mesmo e analisar quais são suas representações a respeito dos juízos que seus professores teriam deles. Participaram do estudo 20 alunos do ensino fundamental com insuficiente desempenho acadêmico, de ambos os sexos, de uma escola pública municipal do interior do Estado de São Paulo. Foi realizada uma entrevista semiestruturada contendo dez questões. Os dados foram transcritos e tratados por meio da análise de conteúdo sendo descritos em relação a sua frequência absoluta (N) e relativa (%). Os resultados indicaram que os alunos acreditam que seu professor tem uma representação negativa sobre eles, bem como nutrem baixas expectativas sobre seu desempenho e progresso acadêmico. O estudo aponta para a necessidade de considerar as relações sociais estabelecidas na escola e promover reflexão sobre a importância dessas relações no contexto do processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000300008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-82712013000300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.18 n.3 2013
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937787537620992