"The Thing Itself": A Indústria do Património em England, England de Julian Barnes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Ana Cristina
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/30331
Resumo: Usando como pano de fundo uma fantasia distópica situada temporalmente algures no início do terceiro milénio, a obra de Barnes partilha com muitos romances britânicos recentes, bem como com trabalhos das áreas da história cultural e da crítica literária (Easthope), a atracção pela anglicidade, ou melhor, pelos mitos, tradições e atitudes consideradas “tipicamente” inglesas. Sátira à indústria do património (Hewison) e meditação sobre as memórias histórica e pessoal, o romance England, England constitui uma reflexão sobre a convivência da nação inglesa com o passado, sobre o processo de recordação criativa e selectiva denominada invenção da tradição (Hobsbawm e Ranger), no fundo, sobre a problemática da anglicidade e da autenticidade. No âmbito deste ensaio, o enfoque recairá sobre a representação que England, England tece de uma nação que, sob a forma de parque temático histórico, transacciona único recurso economicamente viável de um Império fragmentado: o passado. Assim, entendendo cultura enquanto manifestação comum traduzível em práticas colectivas significativas (Williams 6, Said xvii), analisaremos como a cultura inglesa se reinventa através da valorização pública, sob a forma de património nacional, do passado. Qual é o sentido de património que serve de base à obra de Barnes? A resposta a esta interrogação constituirá o objecto da primeira parte deste artigo, onde pretendemos colocar questões baseadas numa matriz teórica em que se articulam anglicidade e património, bem como autenticidade e memória. Ao incorporar mitos e lendas do passado cultural inglês, o romance explora o processo de invenção da tradição que intervém em qualquer retrato da memória e da identidade nacionais. Assim, numa segunda parte do artigo, salientando a relação entre autêntico e réplica, examinaremos como são desconstruídas em England, England a noção de autenticidade histórica e, através da paródia, a tradição inventada conhecida como anglicidade.
id RCAP_0087a9e87195425d413b37c77ec02a5e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/30331
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "The Thing Itself": A Indústria do Património em England, England de Julian BarnesBarnes, Julian, 1946-..... England, EnglandHeritage industryCultural industriesCultural studiesBritish literatureMuseum studiesPostmodern literatureUsando como pano de fundo uma fantasia distópica situada temporalmente algures no início do terceiro milénio, a obra de Barnes partilha com muitos romances britânicos recentes, bem como com trabalhos das áreas da história cultural e da crítica literária (Easthope), a atracção pela anglicidade, ou melhor, pelos mitos, tradições e atitudes consideradas “tipicamente” inglesas. Sátira à indústria do património (Hewison) e meditação sobre as memórias histórica e pessoal, o romance England, England constitui uma reflexão sobre a convivência da nação inglesa com o passado, sobre o processo de recordação criativa e selectiva denominada invenção da tradição (Hobsbawm e Ranger), no fundo, sobre a problemática da anglicidade e da autenticidade. No âmbito deste ensaio, o enfoque recairá sobre a representação que England, England tece de uma nação que, sob a forma de parque temático histórico, transacciona único recurso economicamente viável de um Império fragmentado: o passado. Assim, entendendo cultura enquanto manifestação comum traduzível em práticas colectivas significativas (Williams 6, Said xvii), analisaremos como a cultura inglesa se reinventa através da valorização pública, sob a forma de património nacional, do passado. Qual é o sentido de património que serve de base à obra de Barnes? A resposta a esta interrogação constituirá o objecto da primeira parte deste artigo, onde pretendemos colocar questões baseadas numa matriz teórica em que se articulam anglicidade e património, bem como autenticidade e memória. Ao incorporar mitos e lendas do passado cultural inglês, o romance explora o processo de invenção da tradição que intervém em qualquer retrato da memória e da identidade nacionais. Assim, numa segunda parte do artigo, salientando a relação entre autêntico e réplica, examinaremos como são desconstruídas em England, England a noção de autenticidade histórica e, através da paródia, a tradição inventada conhecida como anglicidade.Associação Portuguesa de Estudos Anglo-AmericanosRepositório da Universidade de LisboaMendes, Ana Cristina2018-01-08T20:34:14Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/30331porMendes, AC. (2008) ‘The Thing Itself’’: A Indústria do Património em England, England de Julian Barnes”, Op. Cit: A Journal of Anglo-American Studies, 10, 101-116.0874-1409info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:22:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/30331Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:56.291811Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "The Thing Itself": A Indústria do Património em England, England de Julian Barnes
title "The Thing Itself": A Indústria do Património em England, England de Julian Barnes
spellingShingle "The Thing Itself": A Indústria do Património em England, England de Julian Barnes
Mendes, Ana Cristina
Barnes, Julian, 1946-..... England, England
Heritage industry
Cultural industries
Cultural studies
British literature
Museum studies
Postmodern literature
title_short "The Thing Itself": A Indústria do Património em England, England de Julian Barnes
title_full "The Thing Itself": A Indústria do Património em England, England de Julian Barnes
title_fullStr "The Thing Itself": A Indústria do Património em England, England de Julian Barnes
title_full_unstemmed "The Thing Itself": A Indústria do Património em England, England de Julian Barnes
title_sort "The Thing Itself": A Indústria do Património em England, England de Julian Barnes
author Mendes, Ana Cristina
author_facet Mendes, Ana Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Barnes, Julian, 1946-..... England, England
Heritage industry
Cultural industries
Cultural studies
British literature
Museum studies
Postmodern literature
topic Barnes, Julian, 1946-..... England, England
Heritage industry
Cultural industries
Cultural studies
British literature
Museum studies
Postmodern literature
description Usando como pano de fundo uma fantasia distópica situada temporalmente algures no início do terceiro milénio, a obra de Barnes partilha com muitos romances britânicos recentes, bem como com trabalhos das áreas da história cultural e da crítica literária (Easthope), a atracção pela anglicidade, ou melhor, pelos mitos, tradições e atitudes consideradas “tipicamente” inglesas. Sátira à indústria do património (Hewison) e meditação sobre as memórias histórica e pessoal, o romance England, England constitui uma reflexão sobre a convivência da nação inglesa com o passado, sobre o processo de recordação criativa e selectiva denominada invenção da tradição (Hobsbawm e Ranger), no fundo, sobre a problemática da anglicidade e da autenticidade. No âmbito deste ensaio, o enfoque recairá sobre a representação que England, England tece de uma nação que, sob a forma de parque temático histórico, transacciona único recurso economicamente viável de um Império fragmentado: o passado. Assim, entendendo cultura enquanto manifestação comum traduzível em práticas colectivas significativas (Williams 6, Said xvii), analisaremos como a cultura inglesa se reinventa através da valorização pública, sob a forma de património nacional, do passado. Qual é o sentido de património que serve de base à obra de Barnes? A resposta a esta interrogação constituirá o objecto da primeira parte deste artigo, onde pretendemos colocar questões baseadas numa matriz teórica em que se articulam anglicidade e património, bem como autenticidade e memória. Ao incorporar mitos e lendas do passado cultural inglês, o romance explora o processo de invenção da tradição que intervém em qualquer retrato da memória e da identidade nacionais. Assim, numa segunda parte do artigo, salientando a relação entre autêntico e réplica, examinaremos como são desconstruídas em England, England a noção de autenticidade histórica e, através da paródia, a tradição inventada conhecida como anglicidade.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2018-01-08T20:34:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/30331
url http://hdl.handle.net/10451/30331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mendes, AC. (2008) ‘The Thing Itself’’: A Indústria do Património em England, England de Julian Barnes”, Op. Cit: A Journal of Anglo-American Studies, 10, 101-116.
0874-1409
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134382963818496