Papel do espaço ferroviário para uma mobilidade sustentável no Algarve
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/123474 |
Resumo: | A linha ferroviária do Algarve foi construída entre finais do século XIX e início do século XX com uma extensão de 140 km, atravessando a região de Este a Oeste, desde Vila Real de Santo António até Lagos. Apesar da linha ter impulsionado o desenvolvimento da região na época, actualmente encontra-se desajustada face as necessidades da população e do desenvolvimento da região sendo que as estações se encontram afastadas de algumas das principais zonas turísticas actuais. Para além disso os transportes públicos rodoviários, ferroviários e aéreos não estão articulados entre si por forma a promover uma mobilidade eficaz. O paradigma actual do sector transportes torna-se insustentável. O sector na Europa e em Portugal continua muito dependente dos combustíveis fósseis constituindo um dos principais responsáveis pela emissão de gases de efeito de estufa. Paralelamente, o uso do transporte individual não tem reduzido. Nesse sentido, o futuro do sector passa por uma mudança de paradigma, no qual o aumento da qualidade, eficiência e intermodalidade dos transportes públicos é crucial para a fomentação da sua utilização nos centros urbanos. A presente dissertação tem como objectivo analisar os efeitos da requalificação da linha ferroviária e o papel que esta poderá ter no modelo de desenvolvimento mais sustentável da região. Desenvolveu-se um inquérito às câmaras municipais e juntas de freguesia, um levantamento de propostas baseadas em casos de sucesso e uma análise a um conjunto de indicadores ambientais e de desenvolvimento. As simulações desenvolvidas pelos vários cenários indicam uma melhoria qualitativa dos indicadores de desenvolvimento sustentável. Registando-se uma potencial melhoria da qualidade do ar, o congestionamento rodoviário, sinistralidade e ruído através da redução de 22% das emissões de CO2 e de 24% do tráfego médio diário anual. Resultantes do aumento da qualidade, fiabilidade e eficiência na mobilidade ferroviária regional, através de investimentos ao nível do serviço de transporte de passageiros e das infraestruturas. |
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A linha ferroviária do Algarve foi construída entre finais do século XIX e início do século XX com uma extensão de 140 km, atravessando a região de Este a Oeste, desde Vila Real de Santo António até Lagos. Apesar da linha ter impulsionado o desenvolvimento da região na época, actualmente encontra-se desajustada face as necessidades da população e do desenvolvimento da região sendo que as estações se encontram afastadas de algumas das principais zonas turísticas actuais. Para além disso os transportes públicos rodoviários, ferroviários e aéreos não estão articulados entre si por forma a promover uma mobilidade eficaz. O paradigma actual do sector transportes torna-se insustentável. O sector na Europa e em Portugal continua muito dependente dos combustíveis fósseis constituindo um dos principais responsáveis pela emissão de gases de efeito de estufa. Paralelamente, o uso do transporte individual não tem reduzido. Nesse sentido, o futuro do sector passa por uma mudança de paradigma, no qual o aumento da qualidade, eficiência e intermodalidade dos transportes públicos é crucial para a fomentação da sua utilização nos centros urbanos. A presente dissertação tem como objectivo analisar os efeitos da requalificação da linha ferroviária e o papel que esta poderá ter no modelo de desenvolvimento mais sustentável da região. Desenvolveu-se um inquérito às câmaras municipais e juntas de freguesia, um levantamento de propostas baseadas em casos de sucesso e uma análise a um conjunto de indicadores ambientais e de desenvolvimento. As simulações desenvolvidas pelos vários cenários indicam uma melhoria qualitativa dos indicadores de desenvolvimento sustentável. Registando-se uma potencial melhoria da qualidade do ar, o congestionamento rodoviário, sinistralidade e ruído através da redução de 22% das emissões de CO2 e de 24% do tráfego médio diário anual. Resultantes do aumento da qualidade, fiabilidade e eficiência na mobilidade ferroviária regional, através de investimentos ao nível do serviço de transporte de passageiros e das infraestruturas. |
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