Papel do espaço ferroviário para uma mobilidade sustentável no Algarve

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Sofia Filipa de Figueiredo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/123474
Resumo: A linha ferroviária do Algarve foi construída entre finais do século XIX e início do século XX com uma extensão de 140 km, atravessando a região de Este a Oeste, desde Vila Real de Santo António até Lagos. Apesar da linha ter impulsionado o desenvolvimento da região na época, actualmente encontra-se desajustada face as necessidades da população e do desenvolvimento da região sendo que as estações se encontram afastadas de algumas das principais zonas turísticas actuais. Para além disso os transportes públicos rodoviários, ferroviários e aéreos não estão articulados entre si por forma a promover uma mobilidade eficaz. O paradigma actual do sector transportes torna-se insustentável. O sector na Europa e em Portugal continua muito dependente dos combustíveis fósseis constituindo um dos principais responsáveis pela emissão de gases de efeito de estufa. Paralelamente, o uso do transporte individual não tem reduzido. Nesse sentido, o futuro do sector passa por uma mudança de paradigma, no qual o aumento da qualidade, eficiência e intermodalidade dos transportes públicos é crucial para a fomentação da sua utilização nos centros urbanos. A presente dissertação tem como objectivo analisar os efeitos da requalificação da linha ferroviária e o papel que esta poderá ter no modelo de desenvolvimento mais sustentável da região. Desenvolveu-se um inquérito às câmaras municipais e juntas de freguesia, um levantamento de propostas baseadas em casos de sucesso e uma análise a um conjunto de indicadores ambientais e de desenvolvimento. As simulações desenvolvidas pelos vários cenários indicam uma melhoria qualitativa dos indicadores de desenvolvimento sustentável. Registando-se uma potencial melhoria da qualidade do ar, o congestionamento rodoviário, sinistralidade e ruído através da redução de 22% das emissões de CO2 e de 24% do tráfego médio diário anual. Resultantes do aumento da qualidade, fiabilidade e eficiência na mobilidade ferroviária regional, através de investimentos ao nível do serviço de transporte de passageiros e das infraestruturas.
id RCAP_008c125e53dd90f223b53021a921d5e7
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/123474
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Papel do espaço ferroviário para uma mobilidade sustentável no AlgarveLinha ferroviária do AlgarveMobilidade FerroviáriaMobilidade sustentávelDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do AmbienteA linha ferroviária do Algarve foi construída entre finais do século XIX e início do século XX com uma extensão de 140 km, atravessando a região de Este a Oeste, desde Vila Real de Santo António até Lagos. Apesar da linha ter impulsionado o desenvolvimento da região na época, actualmente encontra-se desajustada face as necessidades da população e do desenvolvimento da região sendo que as estações se encontram afastadas de algumas das principais zonas turísticas actuais. Para além disso os transportes públicos rodoviários, ferroviários e aéreos não estão articulados entre si por forma a promover uma mobilidade eficaz. O paradigma actual do sector transportes torna-se insustentável. O sector na Europa e em Portugal continua muito dependente dos combustíveis fósseis constituindo um dos principais responsáveis pela emissão de gases de efeito de estufa. Paralelamente, o uso do transporte individual não tem reduzido. Nesse sentido, o futuro do sector passa por uma mudança de paradigma, no qual o aumento da qualidade, eficiência e intermodalidade dos transportes públicos é crucial para a fomentação da sua utilização nos centros urbanos. A presente dissertação tem como objectivo analisar os efeitos da requalificação da linha ferroviária e o papel que esta poderá ter no modelo de desenvolvimento mais sustentável da região. Desenvolveu-se um inquérito às câmaras municipais e juntas de freguesia, um levantamento de propostas baseadas em casos de sucesso e uma análise a um conjunto de indicadores ambientais e de desenvolvimento. As simulações desenvolvidas pelos vários cenários indicam uma melhoria qualitativa dos indicadores de desenvolvimento sustentável. Registando-se uma potencial melhoria da qualidade do ar, o congestionamento rodoviário, sinistralidade e ruído através da redução de 22% das emissões de CO2 e de 24% do tráfego médio diário anual. Resultantes do aumento da qualidade, fiabilidade e eficiência na mobilidade ferroviária regional, através de investimentos ao nível do serviço de transporte de passageiros e das infraestruturas.The railway line of the Algarve was built between the late nineteenth century and early twentieth century and has a length of 140 km, passing through the region from east to west, from Vila Real de Santo António to Lagos. Although the line has driven the development of the region at the time, now it is not adjusted in view of the needs of the population and the development of the region and the stations are removed from some of the main current tourist areas. Furthermore the public transportation on road, rail and air are not linked to each other in order to promote an efficient mobility. The current paradigm of transport becomes unsustainable. The sector in Europe and in Portugal, remains very dependent on fossil fuels being one of the main responsible for the emission of greenhouse gases. Similarly, the use of individual transport is not reduced. In this sense, the future of the sector is undergoing a paradigm shift, in which increased quality, efficiency and intermodal public transport is crucial to fostering their use in urban centers. This thesis aims to analyze the effects of redevelopment of the railway line and the role it may have in the sustainable development model for the region. We developed a survey of municipal councils and parish councils, a survey of proposals based on case studies and analysis to a set of environmental indicators and development. The simulations carried out by various scenarios indicate a qualitative improvement of sustainable development indicators. The air quality, road congestion, accidents and noise will register an improvement over the 22% reduction of CO2 emissions and 24% of the average annual daily traffic. Based on the increased quality, reliability and efficiency in regional rail mobility through investments in terms of passenger service and infrastructure.Melo, JoãoZúquete, EduardoRUNSilveira, Sofia Filipa de Figueiredo2021-08-31T14:58:01Z2016-112016-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/123474porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:04:49Zoai:run.unl.pt:10362/123474Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:45:03.889377Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Papel do espaço ferroviário para uma mobilidade sustentável no Algarve
title Papel do espaço ferroviário para uma mobilidade sustentável no Algarve
spellingShingle Papel do espaço ferroviário para uma mobilidade sustentável no Algarve
Silveira, Sofia Filipa de Figueiredo
Linha ferroviária do Algarve
Mobilidade Ferroviária
Mobilidade sustentável
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambiente
title_short Papel do espaço ferroviário para uma mobilidade sustentável no Algarve
title_full Papel do espaço ferroviário para uma mobilidade sustentável no Algarve
title_fullStr Papel do espaço ferroviário para uma mobilidade sustentável no Algarve
title_full_unstemmed Papel do espaço ferroviário para uma mobilidade sustentável no Algarve
title_sort Papel do espaço ferroviário para uma mobilidade sustentável no Algarve
author Silveira, Sofia Filipa de Figueiredo
author_facet Silveira, Sofia Filipa de Figueiredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, João
Zúquete, Eduardo
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Sofia Filipa de Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Linha ferroviária do Algarve
Mobilidade Ferroviária
Mobilidade sustentável
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambiente
topic Linha ferroviária do Algarve
Mobilidade Ferroviária
Mobilidade sustentável
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambiente
description A linha ferroviária do Algarve foi construída entre finais do século XIX e início do século XX com uma extensão de 140 km, atravessando a região de Este a Oeste, desde Vila Real de Santo António até Lagos. Apesar da linha ter impulsionado o desenvolvimento da região na época, actualmente encontra-se desajustada face as necessidades da população e do desenvolvimento da região sendo que as estações se encontram afastadas de algumas das principais zonas turísticas actuais. Para além disso os transportes públicos rodoviários, ferroviários e aéreos não estão articulados entre si por forma a promover uma mobilidade eficaz. O paradigma actual do sector transportes torna-se insustentável. O sector na Europa e em Portugal continua muito dependente dos combustíveis fósseis constituindo um dos principais responsáveis pela emissão de gases de efeito de estufa. Paralelamente, o uso do transporte individual não tem reduzido. Nesse sentido, o futuro do sector passa por uma mudança de paradigma, no qual o aumento da qualidade, eficiência e intermodalidade dos transportes públicos é crucial para a fomentação da sua utilização nos centros urbanos. A presente dissertação tem como objectivo analisar os efeitos da requalificação da linha ferroviária e o papel que esta poderá ter no modelo de desenvolvimento mais sustentável da região. Desenvolveu-se um inquérito às câmaras municipais e juntas de freguesia, um levantamento de propostas baseadas em casos de sucesso e uma análise a um conjunto de indicadores ambientais e de desenvolvimento. As simulações desenvolvidas pelos vários cenários indicam uma melhoria qualitativa dos indicadores de desenvolvimento sustentável. Registando-se uma potencial melhoria da qualidade do ar, o congestionamento rodoviário, sinistralidade e ruído através da redução de 22% das emissões de CO2 e de 24% do tráfego médio diário anual. Resultantes do aumento da qualidade, fiabilidade e eficiência na mobilidade ferroviária regional, através de investimentos ao nível do serviço de transporte de passageiros e das infraestruturas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11
2016-11-01T00:00:00Z
2021-08-31T14:58:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/123474
url http://hdl.handle.net/10362/123474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138056922464256