Estudo da rede ferroviária da Área Metropolitana de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Inês Filipa Zacarias de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/147312
Resumo: A crise climática atual exige uma mudança de paradigma urgente no setor dos transportes, em particular nas deslocações urbanas e suburbanas. Considerando que nestes segmentos de procura de serviços de transportes a ferrovia tem uma eficiência energética e uma pegada carbónica muito inferior a outros meios, o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 aponta a expansão das redes ferroviárias e a sua integração multimodal como um dos principais vetores para atingir a descarbonização do setor até 2050. O objetivo principal da dissertação foi salientar o modo ferroviário como melhor alternativa de mobilidade coletiva sustentável nos movimentos pendulares da cidade. Para tal, fez-se uma análise comparativa da rede intermodal de transporte da Área Metropolitana de Lisboa com a de outras capitais europeias, focando particularmente no comboio e no metropolitano. Para enriquecer a análise aplicou-se um questionário à população da área de estudo e realizaram-se viagens na rede ferroviária da Área Metropolitana de Lisboa Norte. O atual serviço ferroviário urbano e suburbano apresenta características que afastam a população do seu uso, nomeadamente pelo tempo de espera no transbordo, a fraca acessibilidade a estações e o tempo de duração das deslocações. Alguns exemplos de soluções a explorar: o aumento da frequência das circulações nas linhas já estabelecidas poderá colmatar alguns dos problemas revelados pela população; a recuperação de uma versão otimizada do SATU permitirá reduzir o número de transbordos de três para um na ligação entre a Amadora e o Lagoas Park e ligar diretamente a linha de Sintra à linha de Cascais; a extensão da ligação de metropolitano ao município de Loures permitirá eliminar o transbordo rodoviário entre Loures e a restante AML. A investigação desenvolvida sugere que é possível melhorar de forma muito significativa o sistema de transportes da AML através do reforço da ferrovia, tanto otimizando a infraestrutura existente como com alguns investimentos selecionados. Do trabalho desenvolvido emerge uma doutrina assente em três pilares fundamentais: prontidão, comodidade e informação.
id RCAP_dc6a075fd13bda202aa5f79b4d6eb369
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/147312
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo da rede ferroviária da Área Metropolitana de Lisboarede ferroviáriatransbordoÁrea Metropolitana de LisboamobilidadeDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do AmbienteA crise climática atual exige uma mudança de paradigma urgente no setor dos transportes, em particular nas deslocações urbanas e suburbanas. Considerando que nestes segmentos de procura de serviços de transportes a ferrovia tem uma eficiência energética e uma pegada carbónica muito inferior a outros meios, o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 aponta a expansão das redes ferroviárias e a sua integração multimodal como um dos principais vetores para atingir a descarbonização do setor até 2050. O objetivo principal da dissertação foi salientar o modo ferroviário como melhor alternativa de mobilidade coletiva sustentável nos movimentos pendulares da cidade. Para tal, fez-se uma análise comparativa da rede intermodal de transporte da Área Metropolitana de Lisboa com a de outras capitais europeias, focando particularmente no comboio e no metropolitano. Para enriquecer a análise aplicou-se um questionário à população da área de estudo e realizaram-se viagens na rede ferroviária da Área Metropolitana de Lisboa Norte. O atual serviço ferroviário urbano e suburbano apresenta características que afastam a população do seu uso, nomeadamente pelo tempo de espera no transbordo, a fraca acessibilidade a estações e o tempo de duração das deslocações. Alguns exemplos de soluções a explorar: o aumento da frequência das circulações nas linhas já estabelecidas poderá colmatar alguns dos problemas revelados pela população; a recuperação de uma versão otimizada do SATU permitirá reduzir o número de transbordos de três para um na ligação entre a Amadora e o Lagoas Park e ligar diretamente a linha de Sintra à linha de Cascais; a extensão da ligação de metropolitano ao município de Loures permitirá eliminar o transbordo rodoviário entre Loures e a restante AML. A investigação desenvolvida sugere que é possível melhorar de forma muito significativa o sistema de transportes da AML através do reforço da ferrovia, tanto otimizando a infraestrutura existente como com alguns investimentos selecionados. Do trabalho desenvolvido emerge uma doutrina assente em três pilares fundamentais: prontidão, comodidade e informação.The current climate crisis requires an urgent paradigm shift in the transport sector, particularly in urban and suburban travels. Considering that in these segments of demand for transport services the railway has an energy efficiency and a carbon footprint much lower than other means, the Roadmap for Carbon Neutrality 2050 points to the expansion of railway networks and their multimodal integration as one of the main vectors for achieve the decarbonization of the sector by 2050. The main objective of the dissertation was to highlight the railway mode as the best alternative for sustainable collective mobility in the city's commuting. To this end, a comparative analysis was made of the intermodal transport network of the Lisbon Metropolitan Area with that of other European capitals, focusing particularly on the train and subway. To enrich the analysis, a questionnaire was applied to the population of the study area and trips were carried out on the railway network in the northern part of Lisbon's Metropolitan Area. The current urban and suburban rail service has characteristics that repel the population in its use, namely by the waiting time in the transfer, the poor accessibility to stations and the duration of travel. Some examples of solutions to be explored: increasing the frequency of traffic on already established lines could solve some of the problems revealed by the population; the recovery of an optimized version of the SATU will reduce the number of transfers from three to one on the connection between Amadora and Lagoas Park and directly connect the Sintra line to the Cascais line; the extension of the subway connection to the municipality of Loures will eliminate road transfers between Loures and the rest of the Lisbon Metropolitan Area. The research carried out suggests that it is possible to significantly improve the AML transport system by strengthening the railway, both optimizing the existing infrastructure and with selected investments. From the work developed emerges a doctrine based on three fundamental pillars: readiness, convenience and information.Melo, JoãoZúquete, EduardoRUNMagalhães, Inês Filipa Zacarias de2023-01-11T16:19:10Z2022-052022-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/147312porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:28:22Zoai:run.unl.pt:10362/147312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:52:52.159618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da rede ferroviária da Área Metropolitana de Lisboa
title Estudo da rede ferroviária da Área Metropolitana de Lisboa
spellingShingle Estudo da rede ferroviária da Área Metropolitana de Lisboa
Magalhães, Inês Filipa Zacarias de
rede ferroviária
transbordo
Área Metropolitana de Lisboa
mobilidade
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambiente
title_short Estudo da rede ferroviária da Área Metropolitana de Lisboa
title_full Estudo da rede ferroviária da Área Metropolitana de Lisboa
title_fullStr Estudo da rede ferroviária da Área Metropolitana de Lisboa
title_full_unstemmed Estudo da rede ferroviária da Área Metropolitana de Lisboa
title_sort Estudo da rede ferroviária da Área Metropolitana de Lisboa
author Magalhães, Inês Filipa Zacarias de
author_facet Magalhães, Inês Filipa Zacarias de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, João
Zúquete, Eduardo
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Inês Filipa Zacarias de
dc.subject.por.fl_str_mv rede ferroviária
transbordo
Área Metropolitana de Lisboa
mobilidade
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambiente
topic rede ferroviária
transbordo
Área Metropolitana de Lisboa
mobilidade
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambiente
description A crise climática atual exige uma mudança de paradigma urgente no setor dos transportes, em particular nas deslocações urbanas e suburbanas. Considerando que nestes segmentos de procura de serviços de transportes a ferrovia tem uma eficiência energética e uma pegada carbónica muito inferior a outros meios, o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 aponta a expansão das redes ferroviárias e a sua integração multimodal como um dos principais vetores para atingir a descarbonização do setor até 2050. O objetivo principal da dissertação foi salientar o modo ferroviário como melhor alternativa de mobilidade coletiva sustentável nos movimentos pendulares da cidade. Para tal, fez-se uma análise comparativa da rede intermodal de transporte da Área Metropolitana de Lisboa com a de outras capitais europeias, focando particularmente no comboio e no metropolitano. Para enriquecer a análise aplicou-se um questionário à população da área de estudo e realizaram-se viagens na rede ferroviária da Área Metropolitana de Lisboa Norte. O atual serviço ferroviário urbano e suburbano apresenta características que afastam a população do seu uso, nomeadamente pelo tempo de espera no transbordo, a fraca acessibilidade a estações e o tempo de duração das deslocações. Alguns exemplos de soluções a explorar: o aumento da frequência das circulações nas linhas já estabelecidas poderá colmatar alguns dos problemas revelados pela população; a recuperação de uma versão otimizada do SATU permitirá reduzir o número de transbordos de três para um na ligação entre a Amadora e o Lagoas Park e ligar diretamente a linha de Sintra à linha de Cascais; a extensão da ligação de metropolitano ao município de Loures permitirá eliminar o transbordo rodoviário entre Loures e a restante AML. A investigação desenvolvida sugere que é possível melhorar de forma muito significativa o sistema de transportes da AML através do reforço da ferrovia, tanto otimizando a infraestrutura existente como com alguns investimentos selecionados. Do trabalho desenvolvido emerge uma doutrina assente em três pilares fundamentais: prontidão, comodidade e informação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05
2022-05-01T00:00:00Z
2023-01-11T16:19:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/147312
url http://hdl.handle.net/10362/147312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138120055128064