Estudo da rede ferroviária da Área Metropolitana de Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/147312 |
Resumo: | A crise climática atual exige uma mudança de paradigma urgente no setor dos transportes, em particular nas deslocações urbanas e suburbanas. Considerando que nestes segmentos de procura de serviços de transportes a ferrovia tem uma eficiência energética e uma pegada carbónica muito inferior a outros meios, o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 aponta a expansão das redes ferroviárias e a sua integração multimodal como um dos principais vetores para atingir a descarbonização do setor até 2050. O objetivo principal da dissertação foi salientar o modo ferroviário como melhor alternativa de mobilidade coletiva sustentável nos movimentos pendulares da cidade. Para tal, fez-se uma análise comparativa da rede intermodal de transporte da Área Metropolitana de Lisboa com a de outras capitais europeias, focando particularmente no comboio e no metropolitano. Para enriquecer a análise aplicou-se um questionário à população da área de estudo e realizaram-se viagens na rede ferroviária da Área Metropolitana de Lisboa Norte. O atual serviço ferroviário urbano e suburbano apresenta características que afastam a população do seu uso, nomeadamente pelo tempo de espera no transbordo, a fraca acessibilidade a estações e o tempo de duração das deslocações. Alguns exemplos de soluções a explorar: o aumento da frequência das circulações nas linhas já estabelecidas poderá colmatar alguns dos problemas revelados pela população; a recuperação de uma versão otimizada do SATU permitirá reduzir o número de transbordos de três para um na ligação entre a Amadora e o Lagoas Park e ligar diretamente a linha de Sintra à linha de Cascais; a extensão da ligação de metropolitano ao município de Loures permitirá eliminar o transbordo rodoviário entre Loures e a restante AML. A investigação desenvolvida sugere que é possível melhorar de forma muito significativa o sistema de transportes da AML através do reforço da ferrovia, tanto otimizando a infraestrutura existente como com alguns investimentos selecionados. Do trabalho desenvolvido emerge uma doutrina assente em três pilares fundamentais: prontidão, comodidade e informação. |
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Para tal, fez-se uma análise comparativa da rede intermodal de transporte da Área Metropolitana de Lisboa com a de outras capitais europeias, focando particularmente no comboio e no metropolitano. Para enriquecer a análise aplicou-se um questionário à população da área de estudo e realizaram-se viagens na rede ferroviária da Área Metropolitana de Lisboa Norte. O atual serviço ferroviário urbano e suburbano apresenta características que afastam a população do seu uso, nomeadamente pelo tempo de espera no transbordo, a fraca acessibilidade a estações e o tempo de duração das deslocações. Alguns exemplos de soluções a explorar: o aumento da frequência das circulações nas linhas já estabelecidas poderá colmatar alguns dos problemas revelados pela população; a recuperação de uma versão otimizada do SATU permitirá reduzir o número de transbordos de três para um na ligação entre a Amadora e o Lagoas Park e ligar diretamente a linha de Sintra à linha de Cascais; a extensão da ligação de metropolitano ao município de Loures permitirá eliminar o transbordo rodoviário entre Loures e a restante AML. A investigação desenvolvida sugere que é possível melhorar de forma muito significativa o sistema de transportes da AML através do reforço da ferrovia, tanto otimizando a infraestrutura existente como com alguns investimentos selecionados. Do trabalho desenvolvido emerge uma doutrina assente em três pilares fundamentais: prontidão, comodidade e informação.The current climate crisis requires an urgent paradigm shift in the transport sector, particularly in urban and suburban travels. Considering that in these segments of demand for transport services the railway has an energy efficiency and a carbon footprint much lower than other means, the Roadmap for Carbon Neutrality 2050 points to the expansion of railway networks and their multimodal integration as one of the main vectors for achieve the decarbonization of the sector by 2050. The main objective of the dissertation was to highlight the railway mode as the best alternative for sustainable collective mobility in the city's commuting. To this end, a comparative analysis was made of the intermodal transport network of the Lisbon Metropolitan Area with that of other European capitals, focusing particularly on the train and subway. To enrich the analysis, a questionnaire was applied to the population of the study area and trips were carried out on the railway network in the northern part of Lisbon's Metropolitan Area. The current urban and suburban rail service has characteristics that repel the population in its use, namely by the waiting time in the transfer, the poor accessibility to stations and the duration of travel. Some examples of solutions to be explored: increasing the frequency of traffic on already established lines could solve some of the problems revealed by the population; the recovery of an optimized version of the SATU will reduce the number of transfers from three to one on the connection between Amadora and Lagoas Park and directly connect the Sintra line to the Cascais line; the extension of the subway connection to the municipality of Loures will eliminate road transfers between Loures and the rest of the Lisbon Metropolitan Area. The research carried out suggests that it is possible to significantly improve the AML transport system by strengthening the railway, both optimizing the existing infrastructure and with selected investments. From the work developed emerges a doctrine based on three fundamental pillars: readiness, convenience and information.Melo, JoãoZúquete, EduardoRUNMagalhães, Inês Filipa Zacarias de2023-01-11T16:19:10Z2022-052022-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/147312porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:28:22Zoai:run.unl.pt:10362/147312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:52:52.159618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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