Exclusion Experiences in the academy: challenges to interculturality

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Emília
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, A., Reis, C., Oliveira, Isabel, Maltez, L., Osório, S., Parreira, V., Nelas, Paula, Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia, Antunes, Sandra Maria Gouveia, Marques Dos Santos, Paula, Duarte, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6413
Resumo: Introdução Relatos de vivências de exclusão académica apresentam-se como desafios às instituições de ensino superior (IES) na sua capacidade de desenvolverem, mas também de aplicarem políticas promotoras de interculturalidade; Objetivos Conhecer as práticas institucionais interpretadas como barreiras à inclusão e desafios à interculturalidade; e desocultar os sentimentos vividos pela comunidade académica em contextos experienciados que considerem de exclusão; Métodos Estudo qualitativo, fenomenológico-hermenêutico com recurso à entrevista fenomenológica a trinta membros da comunidade académica (estudantes, docentes e não docentes) de uma IES de Portugal, de abril a julho de 2019, com suporte a análise qualitativa de dados apoiada pelo Nvivo12. Este trabalho insere-se num projeto mais alargado intitulado “Práticas inclusivas no Ensino Superior: O desafio de construir comunidade”, autorizado pela Comissão de Ética da Instituição envolvida; Resultados Apresentam-se as categorias “Barreiras à inclusão na instituição” e “Sentimentos vivenciados em experiências de exclusão”. As barreiras à inclusão na instituição mais referenciadas foram barreiras arquitetónicas e desunião hierárquica na instituição. No que concerne aos sentimentos vivenciados em experiências de exclusão, os participantes referenciaram essencialmente o sentir-se desvalorizado, a solidão e a tristeza; Conclusões. As barreiras arquitetónicas da instituição, o sentir-se desvalorizado, a solidão e a tristeza são os principais desafios institucionais à inclusão e interculturalidade.
id RCAP_009c10b91195aaf1b47c241cd2b3f5de
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6413
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Exclusion Experiences in the academy: challenges to interculturalityVivências de exclusão na academia: desafios à InterculturalidadeSentimentosAcademiaExclusãoInterculturalidadeIntrodução Relatos de vivências de exclusão académica apresentam-se como desafios às instituições de ensino superior (IES) na sua capacidade de desenvolverem, mas também de aplicarem políticas promotoras de interculturalidade; Objetivos Conhecer as práticas institucionais interpretadas como barreiras à inclusão e desafios à interculturalidade; e desocultar os sentimentos vividos pela comunidade académica em contextos experienciados que considerem de exclusão; Métodos Estudo qualitativo, fenomenológico-hermenêutico com recurso à entrevista fenomenológica a trinta membros da comunidade académica (estudantes, docentes e não docentes) de uma IES de Portugal, de abril a julho de 2019, com suporte a análise qualitativa de dados apoiada pelo Nvivo12. Este trabalho insere-se num projeto mais alargado intitulado “Práticas inclusivas no Ensino Superior: O desafio de construir comunidade”, autorizado pela Comissão de Ética da Instituição envolvida; Resultados Apresentam-se as categorias “Barreiras à inclusão na instituição” e “Sentimentos vivenciados em experiências de exclusão”. As barreiras à inclusão na instituição mais referenciadas foram barreiras arquitetónicas e desunião hierárquica na instituição. No que concerne aos sentimentos vivenciados em experiências de exclusão, os participantes referenciaram essencialmente o sentir-se desvalorizado, a solidão e a tristeza; Conclusões. As barreiras arquitetónicas da instituição, o sentir-se desvalorizado, a solidão e a tristeza são os principais desafios institucionais à inclusão e interculturalidade.LudomediaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCoutinho, EmíliaOliveira, A.Reis, C.Oliveira, IsabelMaltez, L.Osório, S.Parreira, V.Nelas, PaulaMargarida Correia Balula Chaves, CláudiaAntunes, Sandra Maria GouveiaMarques Dos Santos, PaulaDuarte, João2020-11-25T09:47:39Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6413porCoutinho, E. ., Oliveira, A. P., Reis, C. M., Cabral Oliveira, I. R., Maltez, L. de A. ., Pereira Osório, S. M. ., Parreira, V. ., Nelas, P., Chaves, C. ., Duarte, J. ., Antunes, S. ., & Santos, P. (2020). Vivências de exclusão na academia: desafios à Interculturalidade . New Trends in Qualitative Research, 4, 391-405. https://doi.org/10.36367/ntqr.4.2020.391-405https://doi.org/10.36367/ntqr.4.2020.391-405info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:38Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:19.408021Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Exclusion Experiences in the academy: challenges to interculturality
Vivências de exclusão na academia: desafios à Interculturalidade
title Exclusion Experiences in the academy: challenges to interculturality
spellingShingle Exclusion Experiences in the academy: challenges to interculturality
Coutinho, Emília
Sentimentos
Academia
Exclusão
Interculturalidade
title_short Exclusion Experiences in the academy: challenges to interculturality
title_full Exclusion Experiences in the academy: challenges to interculturality
title_fullStr Exclusion Experiences in the academy: challenges to interculturality
title_full_unstemmed Exclusion Experiences in the academy: challenges to interculturality
title_sort Exclusion Experiences in the academy: challenges to interculturality
author Coutinho, Emília
author_facet Coutinho, Emília
Oliveira, A.
Reis, C.
Oliveira, Isabel
Maltez, L.
Osório, S.
Parreira, V.
Nelas, Paula
Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia
Antunes, Sandra Maria Gouveia
Marques Dos Santos, Paula
Duarte, João
author_role author
author2 Oliveira, A.
Reis, C.
Oliveira, Isabel
Maltez, L.
Osório, S.
Parreira, V.
Nelas, Paula
Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia
Antunes, Sandra Maria Gouveia
Marques Dos Santos, Paula
Duarte, João
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Emília
Oliveira, A.
Reis, C.
Oliveira, Isabel
Maltez, L.
Osório, S.
Parreira, V.
Nelas, Paula
Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia
Antunes, Sandra Maria Gouveia
Marques Dos Santos, Paula
Duarte, João
dc.subject.por.fl_str_mv Sentimentos
Academia
Exclusão
Interculturalidade
topic Sentimentos
Academia
Exclusão
Interculturalidade
description Introdução Relatos de vivências de exclusão académica apresentam-se como desafios às instituições de ensino superior (IES) na sua capacidade de desenvolverem, mas também de aplicarem políticas promotoras de interculturalidade; Objetivos Conhecer as práticas institucionais interpretadas como barreiras à inclusão e desafios à interculturalidade; e desocultar os sentimentos vividos pela comunidade académica em contextos experienciados que considerem de exclusão; Métodos Estudo qualitativo, fenomenológico-hermenêutico com recurso à entrevista fenomenológica a trinta membros da comunidade académica (estudantes, docentes e não docentes) de uma IES de Portugal, de abril a julho de 2019, com suporte a análise qualitativa de dados apoiada pelo Nvivo12. Este trabalho insere-se num projeto mais alargado intitulado “Práticas inclusivas no Ensino Superior: O desafio de construir comunidade”, autorizado pela Comissão de Ética da Instituição envolvida; Resultados Apresentam-se as categorias “Barreiras à inclusão na instituição” e “Sentimentos vivenciados em experiências de exclusão”. As barreiras à inclusão na instituição mais referenciadas foram barreiras arquitetónicas e desunião hierárquica na instituição. No que concerne aos sentimentos vivenciados em experiências de exclusão, os participantes referenciaram essencialmente o sentir-se desvalorizado, a solidão e a tristeza; Conclusões. As barreiras arquitetónicas da instituição, o sentir-se desvalorizado, a solidão e a tristeza são os principais desafios institucionais à inclusão e interculturalidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-25T09:47:39Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6413
url http://hdl.handle.net/10400.19/6413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coutinho, E. ., Oliveira, A. P., Reis, C. M., Cabral Oliveira, I. R., Maltez, L. de A. ., Pereira Osório, S. M. ., Parreira, V. ., Nelas, P., Chaves, C. ., Duarte, J. ., Antunes, S. ., & Santos, P. (2020). Vivências de exclusão na academia: desafios à Interculturalidade . New Trends in Qualitative Research, 4, 391-405. https://doi.org/10.36367/ntqr.4.2020.391-405
https://doi.org/10.36367/ntqr.4.2020.391-405
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130913710276608