Exclusion Experiences in the academy: challenges to interculturality
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6413 |
Resumo: | Introdução Relatos de vivências de exclusão académica apresentam-se como desafios às instituições de ensino superior (IES) na sua capacidade de desenvolverem, mas também de aplicarem políticas promotoras de interculturalidade; Objetivos Conhecer as práticas institucionais interpretadas como barreiras à inclusão e desafios à interculturalidade; e desocultar os sentimentos vividos pela comunidade académica em contextos experienciados que considerem de exclusão; Métodos Estudo qualitativo, fenomenológico-hermenêutico com recurso à entrevista fenomenológica a trinta membros da comunidade académica (estudantes, docentes e não docentes) de uma IES de Portugal, de abril a julho de 2019, com suporte a análise qualitativa de dados apoiada pelo Nvivo12. Este trabalho insere-se num projeto mais alargado intitulado “Práticas inclusivas no Ensino Superior: O desafio de construir comunidade”, autorizado pela Comissão de Ética da Instituição envolvida; Resultados Apresentam-se as categorias “Barreiras à inclusão na instituição” e “Sentimentos vivenciados em experiências de exclusão”. As barreiras à inclusão na instituição mais referenciadas foram barreiras arquitetónicas e desunião hierárquica na instituição. No que concerne aos sentimentos vivenciados em experiências de exclusão, os participantes referenciaram essencialmente o sentir-se desvalorizado, a solidão e a tristeza; Conclusões. As barreiras arquitetónicas da instituição, o sentir-se desvalorizado, a solidão e a tristeza são os principais desafios institucionais à inclusão e interculturalidade. |
id |
RCAP_009c10b91195aaf1b47c241cd2b3f5de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6413 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Exclusion Experiences in the academy: challenges to interculturalityVivências de exclusão na academia: desafios à InterculturalidadeSentimentosAcademiaExclusãoInterculturalidadeIntrodução Relatos de vivências de exclusão académica apresentam-se como desafios às instituições de ensino superior (IES) na sua capacidade de desenvolverem, mas também de aplicarem políticas promotoras de interculturalidade; Objetivos Conhecer as práticas institucionais interpretadas como barreiras à inclusão e desafios à interculturalidade; e desocultar os sentimentos vividos pela comunidade académica em contextos experienciados que considerem de exclusão; Métodos Estudo qualitativo, fenomenológico-hermenêutico com recurso à entrevista fenomenológica a trinta membros da comunidade académica (estudantes, docentes e não docentes) de uma IES de Portugal, de abril a julho de 2019, com suporte a análise qualitativa de dados apoiada pelo Nvivo12. Este trabalho insere-se num projeto mais alargado intitulado “Práticas inclusivas no Ensino Superior: O desafio de construir comunidade”, autorizado pela Comissão de Ética da Instituição envolvida; Resultados Apresentam-se as categorias “Barreiras à inclusão na instituição” e “Sentimentos vivenciados em experiências de exclusão”. As barreiras à inclusão na instituição mais referenciadas foram barreiras arquitetónicas e desunião hierárquica na instituição. No que concerne aos sentimentos vivenciados em experiências de exclusão, os participantes referenciaram essencialmente o sentir-se desvalorizado, a solidão e a tristeza; Conclusões. As barreiras arquitetónicas da instituição, o sentir-se desvalorizado, a solidão e a tristeza são os principais desafios institucionais à inclusão e interculturalidade.LudomediaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCoutinho, EmíliaOliveira, A.Reis, C.Oliveira, IsabelMaltez, L.Osório, S.Parreira, V.Nelas, PaulaMargarida Correia Balula Chaves, CláudiaAntunes, Sandra Maria GouveiaMarques Dos Santos, PaulaDuarte, João2020-11-25T09:47:39Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6413porCoutinho, E. ., Oliveira, A. P., Reis, C. M., Cabral Oliveira, I. R., Maltez, L. de A. ., Pereira Osório, S. M. ., Parreira, V. ., Nelas, P., Chaves, C. ., Duarte, J. ., Antunes, S. ., & Santos, P. (2020). Vivências de exclusão na academia: desafios à Interculturalidade . New Trends in Qualitative Research, 4, 391-405. https://doi.org/10.36367/ntqr.4.2020.391-405https://doi.org/10.36367/ntqr.4.2020.391-405info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:38Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:19.408021Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exclusion Experiences in the academy: challenges to interculturality Vivências de exclusão na academia: desafios à Interculturalidade |
title |
Exclusion Experiences in the academy: challenges to interculturality |
spellingShingle |
Exclusion Experiences in the academy: challenges to interculturality Coutinho, Emília Sentimentos Academia Exclusão Interculturalidade |
title_short |
Exclusion Experiences in the academy: challenges to interculturality |
title_full |
Exclusion Experiences in the academy: challenges to interculturality |
title_fullStr |
Exclusion Experiences in the academy: challenges to interculturality |
title_full_unstemmed |
Exclusion Experiences in the academy: challenges to interculturality |
title_sort |
Exclusion Experiences in the academy: challenges to interculturality |
author |
Coutinho, Emília |
author_facet |
Coutinho, Emília Oliveira, A. Reis, C. Oliveira, Isabel Maltez, L. Osório, S. Parreira, V. Nelas, Paula Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia Antunes, Sandra Maria Gouveia Marques Dos Santos, Paula Duarte, João |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, A. Reis, C. Oliveira, Isabel Maltez, L. Osório, S. Parreira, V. Nelas, Paula Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia Antunes, Sandra Maria Gouveia Marques Dos Santos, Paula Duarte, João |
author2_role |
author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Emília Oliveira, A. Reis, C. Oliveira, Isabel Maltez, L. Osório, S. Parreira, V. Nelas, Paula Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia Antunes, Sandra Maria Gouveia Marques Dos Santos, Paula Duarte, João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sentimentos Academia Exclusão Interculturalidade |
topic |
Sentimentos Academia Exclusão Interculturalidade |
description |
Introdução Relatos de vivências de exclusão académica apresentam-se como desafios às instituições de ensino superior (IES) na sua capacidade de desenvolverem, mas também de aplicarem políticas promotoras de interculturalidade; Objetivos Conhecer as práticas institucionais interpretadas como barreiras à inclusão e desafios à interculturalidade; e desocultar os sentimentos vividos pela comunidade académica em contextos experienciados que considerem de exclusão; Métodos Estudo qualitativo, fenomenológico-hermenêutico com recurso à entrevista fenomenológica a trinta membros da comunidade académica (estudantes, docentes e não docentes) de uma IES de Portugal, de abril a julho de 2019, com suporte a análise qualitativa de dados apoiada pelo Nvivo12. Este trabalho insere-se num projeto mais alargado intitulado “Práticas inclusivas no Ensino Superior: O desafio de construir comunidade”, autorizado pela Comissão de Ética da Instituição envolvida; Resultados Apresentam-se as categorias “Barreiras à inclusão na instituição” e “Sentimentos vivenciados em experiências de exclusão”. As barreiras à inclusão na instituição mais referenciadas foram barreiras arquitetónicas e desunião hierárquica na instituição. No que concerne aos sentimentos vivenciados em experiências de exclusão, os participantes referenciaram essencialmente o sentir-se desvalorizado, a solidão e a tristeza; Conclusões. As barreiras arquitetónicas da instituição, o sentir-se desvalorizado, a solidão e a tristeza são os principais desafios institucionais à inclusão e interculturalidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-25T09:47:39Z 2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/6413 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/6413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Coutinho, E. ., Oliveira, A. P., Reis, C. M., Cabral Oliveira, I. R., Maltez, L. de A. ., Pereira Osório, S. M. ., Parreira, V. ., Nelas, P., Chaves, C. ., Duarte, J. ., Antunes, S. ., & Santos, P. (2020). Vivências de exclusão na academia: desafios à Interculturalidade . New Trends in Qualitative Research, 4, 391-405. https://doi.org/10.36367/ntqr.4.2020.391-405 https://doi.org/10.36367/ntqr.4.2020.391-405 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130913710276608 |