Tendências e desafios da educação intercultural na academia / Trends and challenges in intercultural education in the academy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mungulume, Manuel João
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Carvalho, Alonso Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50363
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal discutir o lugar da Educação Intercultural na academia. Questionar se as práticas educativas evidenciam as experiências cotidianas ou saberes locais na esfera acadêmica. Para tanto, o trabalho baseia-se numa pesquisa bibliográfica e teórica para se pensar nas tendências e vigências atuais da Educação Intercultural. E assim construir a possibilidade ou caminho de articulação e integração entre saberes já sistematizados nas academias e saberes locais. Nesta ordem de ideia queremos discutir a importância da Educação Intercultural na academia, e questionar se na formação inicial é possível a integração de pressupostos da Educação intercultural. Espera-se com todas estas inquietações buscar afirmação metodológica e integradora, com um potencial teórico autônomo para se firmar ou estabelecer uma educação intercultural sólida e englobante.
id VERACRUZ-0_d619688ad4903b9b76c889dd86e269f3
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50363
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Tendências e desafios da educação intercultural na academia / Trends and challenges in intercultural education in the academyeducação interculturaleducação interculturalsaberes locaissaberes locaisacademia.academia.Esta pesquisa tem como objetivo principal discutir o lugar da Educação Intercultural na academia. Questionar se as práticas educativas evidenciam as experiências cotidianas ou saberes locais na esfera acadêmica. Para tanto, o trabalho baseia-se numa pesquisa bibliográfica e teórica para se pensar nas tendências e vigências atuais da Educação Intercultural. E assim construir a possibilidade ou caminho de articulação e integração entre saberes já sistematizados nas academias e saberes locais. Nesta ordem de ideia queremos discutir a importância da Educação Intercultural na academia, e questionar se na formação inicial é possível a integração de pressupostos da Educação intercultural. Espera-se com todas estas inquietações buscar afirmação metodológica e integradora, com um potencial teórico autônomo para se firmar ou estabelecer uma educação intercultural sólida e englobante.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5036310.34117/bjdv8n7-199Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 51692-51702Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 51692-51702Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 51692-517022525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50363/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMungulume, Manuel Joãode Carvalho, Alonso Bezerra2022-07-27T18:37:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50363Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:01.115913Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Tendências e desafios da educação intercultural na academia / Trends and challenges in intercultural education in the academy
title Tendências e desafios da educação intercultural na academia / Trends and challenges in intercultural education in the academy
spellingShingle Tendências e desafios da educação intercultural na academia / Trends and challenges in intercultural education in the academy
Mungulume, Manuel João
educação intercultural
educação intercultural
saberes locais
saberes locais
academia.
academia.
title_short Tendências e desafios da educação intercultural na academia / Trends and challenges in intercultural education in the academy
title_full Tendências e desafios da educação intercultural na academia / Trends and challenges in intercultural education in the academy
title_fullStr Tendências e desafios da educação intercultural na academia / Trends and challenges in intercultural education in the academy
title_full_unstemmed Tendências e desafios da educação intercultural na academia / Trends and challenges in intercultural education in the academy
title_sort Tendências e desafios da educação intercultural na academia / Trends and challenges in intercultural education in the academy
author Mungulume, Manuel João
author_facet Mungulume, Manuel João
de Carvalho, Alonso Bezerra
author_role author
author2 de Carvalho, Alonso Bezerra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mungulume, Manuel João
de Carvalho, Alonso Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv educação intercultural
educação intercultural
saberes locais
saberes locais
academia.
academia.
topic educação intercultural
educação intercultural
saberes locais
saberes locais
academia.
academia.
description Esta pesquisa tem como objetivo principal discutir o lugar da Educação Intercultural na academia. Questionar se as práticas educativas evidenciam as experiências cotidianas ou saberes locais na esfera acadêmica. Para tanto, o trabalho baseia-se numa pesquisa bibliográfica e teórica para se pensar nas tendências e vigências atuais da Educação Intercultural. E assim construir a possibilidade ou caminho de articulação e integração entre saberes já sistematizados nas academias e saberes locais. Nesta ordem de ideia queremos discutir a importância da Educação Intercultural na academia, e questionar se na formação inicial é possível a integração de pressupostos da Educação intercultural. Espera-se com todas estas inquietações buscar afirmação metodológica e integradora, com um potencial teórico autônomo para se firmar ou estabelecer uma educação intercultural sólida e englobante.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50363
10.34117/bjdv8n7-199
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50363
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n7-199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50363/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 51692-51702
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 51692-51702
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 51692-51702
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645604938579968