A articulação da linguagem na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Andreia Sofia Valente
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5227
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_00a904ff37653c5234d9c06b6a7d407d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5227
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A articulação da linguagem na educação pré-escolarArticulaçãoLinguagemCriançaEducação pré-escolarArticulationLanguageChildrenPreschool educationRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarEste relatório está enquadrado na unidade curricular Prática Profissional Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O presente relatório retrata dois contextos educativos – jardim-de-infância e creche – onde se realizou a PPS, refletindo sobre a prática educativa e as suas aprendizagens em todo o percurso. No decorrer da prática profissional supervisionada surgiu uma problemática que está retratada no relatório. Esta problemática desenvolve a articulação da linguagem em crianças em idade de pré-escolar. A articulação é um tópico bastante importante para a linguagem. Contudo, a grande maioria das crianças apresentam dificuldades no seu desenvolvimento, pronunciando incorretamente os fonemas. Com a entrada no JI, haverá uma alteração dessas dificuldades. Para esta problemática realizou-se um estudo que apresente a importância da mesma. Nesse estudo realizaram-se inquéritos e entrevistas aos intervenientes da ação pedagógica. Ao longo do aprofundamento da problemática irão surgir situações e atividades reais que promoveram o desenvolvimento das crianças relativas a este tópico. Após o estudo realizado, verifica-se que existe uma grande preocupação em melhorar a articulação da linguagem através dos estímulos que as crianças recebem por parte do educador no contexto escolar e por parte dos pais no contexto familiar. Durante todo o percurso da investigação, a criança foi encarada como o principal agente da ação, participando nas suas aprendizagens de modo ativo. A escolha deste tema esteve relacionada com duas situações: as dificuldades apresentadas pelas crianças; as minhas dificuldades em desenvolver atividade nesta área do conhecimento. Este relatório foi um desafio devido à minha insegurança no trabalho com a linguagem. Contudo, com a pesquisa e o apoio da educadora tornou-se mais fácil. Por último, os resultados apresentados confirmam as hipóteses formuladas no início da pesquisa. Isto é, a articulação é um dos principais elementos da linguagem.Abstract This report is framed in the course Supervised Practice Professional Master in Pre-School Education. This report depicts two educational settings - garden for children and child care - according to where the PPS, reflecting on educational practice and their learning throughout the route. During the supervised professional practice arose a problem that is portrayed in the report. This problem develops articulation of language in children age preschool. The joint is a very important topic for language. However, the vast majority of children have difficulties in their development, incorrectly pronouncing the phonemes. With the entry in JI, there will be a change of these difficulties. For this problem we carried out a study to present the importance of it. In this study were carried out surveys and stakeholder interviews of pedagogical action. Over the deepening problems will arise real situations and activities that promoted the development of children regarding this topic. After the study, it appears that there is a great concern for improving the articulation of language through the stimuli that children receive by the educator in the school context and by parents in the family context. Throughout the course of the investigation, the child was seen as the main agent of the action by participating in its active mode of learning. The choice of this theme was related to two situations: the difficulties faced by children; my difficulties in developing activity in this area of knowledge. This report was a challenge due to my job insecurity with language. However, with the research and the support of the teacher became easier. Finally, the results confirm the assumptions made at the beginning of the research. That is, the joint is one of the main elements of the language.Rosa, ManuelaRCIPLBorges, Andreia Sofia Valente2015-09-29T13:11:30Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5227TID:201358271porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:19Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5227Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:31.916879Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A articulação da linguagem na educação pré-escolar
title A articulação da linguagem na educação pré-escolar
spellingShingle A articulação da linguagem na educação pré-escolar
Borges, Andreia Sofia Valente
Articulação
Linguagem
Criança
Educação pré-escolar
Articulation
Language
Children
Preschool education
title_short A articulação da linguagem na educação pré-escolar
title_full A articulação da linguagem na educação pré-escolar
title_fullStr A articulação da linguagem na educação pré-escolar
title_full_unstemmed A articulação da linguagem na educação pré-escolar
title_sort A articulação da linguagem na educação pré-escolar
author Borges, Andreia Sofia Valente
author_facet Borges, Andreia Sofia Valente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Andreia Sofia Valente
dc.subject.por.fl_str_mv Articulação
Linguagem
Criança
Educação pré-escolar
Articulation
Language
Children
Preschool education
topic Articulação
Linguagem
Criança
Educação pré-escolar
Articulation
Language
Children
Preschool education
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-29T13:11:30Z
2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5227
TID:201358271
url http://hdl.handle.net/10400.21/5227
identifier_str_mv TID:201358271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133403285553152