Percepções dos alunos sobre o desenvolvimento de exposições científicas como estratégia de ativismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/52009 |
Resumo: | A situação atual do planeta Terra reitera a necessidade de uma educação em ciências capaz de promover uma cidadania ativa fundamentada em conhecimento científico que possa contribuir para a resolução de problemas sociais e ambientais. Neste estudo de caso, de natureza qualitativa, pretendeu-se estudar as percepções de alunos de Biologia e Geologia sobre as potencialidades educativas do desenvolvimento de uma exposição científica sobre a temática “Ocupação Antrópica e Problemas de Ordenamento” como estratégia de ativismo. Participaram 25 alunos de uma turma de 11.o ano de uma escola pública dos arredores de Lisboa, Portugal. Os alunos trabalharam em projeto durante três semanas, para planearem e elaborarem uma exposição científica que, por fim, foi aberta à comunidade escolar durante uma semana. No processo de recolha de dados, realizado na semana após a conclusão da exposição, foi utilizado um questionário constituído por itens de resposta fechada e de resposta aberta. As respostas às questões de resposta aberta foram submetidas a análise de conteúdo de tipo categorial. Relativamente às questões fechadas foram calculadas as percentagens das respostas obtidas em cada um dos níveis da escala. Os resultados obtidos indicam que, na opinião dos alunos, a estratégia utilizada permitiu o desenvolvimento de competências nos domínios do conhecimento, raciocínio, comunicação, atitudes, criatividade e ativismo. |
id |
RCAP_00a90865255ed4e70377fe90f6760f60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/52009 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Percepções dos alunos sobre o desenvolvimento de exposições científicas como estratégia de ativismoAtivismo fundamentadoExposições científicasEducação em ciênciasActivismoA situação atual do planeta Terra reitera a necessidade de uma educação em ciências capaz de promover uma cidadania ativa fundamentada em conhecimento científico que possa contribuir para a resolução de problemas sociais e ambientais. Neste estudo de caso, de natureza qualitativa, pretendeu-se estudar as percepções de alunos de Biologia e Geologia sobre as potencialidades educativas do desenvolvimento de uma exposição científica sobre a temática “Ocupação Antrópica e Problemas de Ordenamento” como estratégia de ativismo. Participaram 25 alunos de uma turma de 11.o ano de uma escola pública dos arredores de Lisboa, Portugal. Os alunos trabalharam em projeto durante três semanas, para planearem e elaborarem uma exposição científica que, por fim, foi aberta à comunidade escolar durante uma semana. No processo de recolha de dados, realizado na semana após a conclusão da exposição, foi utilizado um questionário constituído por itens de resposta fechada e de resposta aberta. As respostas às questões de resposta aberta foram submetidas a análise de conteúdo de tipo categorial. Relativamente às questões fechadas foram calculadas as percentagens das respostas obtidas em cada um dos níveis da escala. Os resultados obtidos indicam que, na opinião dos alunos, a estratégia utilizada permitiu o desenvolvimento de competências nos domínios do conhecimento, raciocínio, comunicação, atitudes, criatividade e ativismo.Universidade Federal de São CarlosRepositório da Universidade de LisboaPerdigão Damião, InêsReis, Pedro2022-03-28T09:58:12Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52009porDamião, I. P., & Reis, P. (2021). Percepções dos alunos sobre o desenvolvimento de exposições científicas como estratégia de ativismo. Revista Eletrônica de Educação, 15, 1-17, e4911050, http://dx.doi.org/10.14244/1982719949111982-719910.14244/198271994911info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:54:29Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:01:49.810543Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções dos alunos sobre o desenvolvimento de exposições científicas como estratégia de ativismo |
title |
Percepções dos alunos sobre o desenvolvimento de exposições científicas como estratégia de ativismo |
spellingShingle |
Percepções dos alunos sobre o desenvolvimento de exposições científicas como estratégia de ativismo Perdigão Damião, Inês Ativismo fundamentado Exposições científicas Educação em ciências Activismo |
title_short |
Percepções dos alunos sobre o desenvolvimento de exposições científicas como estratégia de ativismo |
title_full |
Percepções dos alunos sobre o desenvolvimento de exposições científicas como estratégia de ativismo |
title_fullStr |
Percepções dos alunos sobre o desenvolvimento de exposições científicas como estratégia de ativismo |
title_full_unstemmed |
Percepções dos alunos sobre o desenvolvimento de exposições científicas como estratégia de ativismo |
title_sort |
Percepções dos alunos sobre o desenvolvimento de exposições científicas como estratégia de ativismo |
author |
Perdigão Damião, Inês |
author_facet |
Perdigão Damião, Inês Reis, Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Pedro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perdigão Damião, Inês Reis, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ativismo fundamentado Exposições científicas Educação em ciências Activismo |
topic |
Ativismo fundamentado Exposições científicas Educação em ciências Activismo |
description |
A situação atual do planeta Terra reitera a necessidade de uma educação em ciências capaz de promover uma cidadania ativa fundamentada em conhecimento científico que possa contribuir para a resolução de problemas sociais e ambientais. Neste estudo de caso, de natureza qualitativa, pretendeu-se estudar as percepções de alunos de Biologia e Geologia sobre as potencialidades educativas do desenvolvimento de uma exposição científica sobre a temática “Ocupação Antrópica e Problemas de Ordenamento” como estratégia de ativismo. Participaram 25 alunos de uma turma de 11.o ano de uma escola pública dos arredores de Lisboa, Portugal. Os alunos trabalharam em projeto durante três semanas, para planearem e elaborarem uma exposição científica que, por fim, foi aberta à comunidade escolar durante uma semana. No processo de recolha de dados, realizado na semana após a conclusão da exposição, foi utilizado um questionário constituído por itens de resposta fechada e de resposta aberta. As respostas às questões de resposta aberta foram submetidas a análise de conteúdo de tipo categorial. Relativamente às questões fechadas foram calculadas as percentagens das respostas obtidas em cada um dos níveis da escala. Os resultados obtidos indicam que, na opinião dos alunos, a estratégia utilizada permitiu o desenvolvimento de competências nos domínios do conhecimento, raciocínio, comunicação, atitudes, criatividade e ativismo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2022-03-28T09:58:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/52009 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/52009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Damião, I. P., & Reis, P. (2021). Percepções dos alunos sobre o desenvolvimento de exposições científicas como estratégia de ativismo. Revista Eletrônica de Educação, 15, 1-17, e4911050, http://dx.doi.org/10.14244/198271994911 1982-7199 10.14244/198271994911 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134566750879744 |