Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Pedro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Baptista, Mónica, Tinoca, Luís, Linhares, Elisabete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/52007
Resumo: Esta pesquisa quantitativa avalia o impacto das exposições desenvolvidas pelos alunos de ciências no âmbito do projeto IRRESISTIBLE – sobre as dimensões de Investigação e Inovação Responsáveis de controvérsias sociocientíficas – nas percepções dos alunos sobre as suas competências científicas e as aulas de ciências. Um questionário com pré e pós-teste foi desenvolvido, validado e aplicado a alunos de 10 países. A análise estatística indica que os alunos melhoraram as percepções sobre: 1) as suas competências de desenvolvimento de exposições como forma de conscientizar sobre temas relacionados à ciência, tecnologia e sociedade; 2) a relevância social das aulas de ciências. Como conclusão, discutem-se as potencialidades educativas desta estratégia educativa no ensino da Química.
id RCAP_e3d3cce9fa87641ebd0d3ad6573ac4b5
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/52007
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficasControvérsias sociocientíficasExposições interativasPercepções dos alunosAtivismoActivismoInvestigação e inovação responsáveisAulas de ciênciasEducação em ciênciasEsta pesquisa quantitativa avalia o impacto das exposições desenvolvidas pelos alunos de ciências no âmbito do projeto IRRESISTIBLE – sobre as dimensões de Investigação e Inovação Responsáveis de controvérsias sociocientíficas – nas percepções dos alunos sobre as suas competências científicas e as aulas de ciências. Um questionário com pré e pós-teste foi desenvolvido, validado e aplicado a alunos de 10 países. A análise estatística indica que os alunos melhoraram as percepções sobre: 1) as suas competências de desenvolvimento de exposições como forma de conscientizar sobre temas relacionados à ciência, tecnologia e sociedade; 2) a relevância social das aulas de ciências. Como conclusão, discutem-se as potencialidades educativas desta estratégia educativa no ensino da Química.Universidade Federal de AlagoasRepositório da Universidade de LisboaReis, PedroBaptista, MónicaTinoca, LuísLinhares, Elisabete2022-03-28T09:09:18Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52007porReis, P., Baptista, M., Tinoca, L., & Linhares, E. (2021). Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas. Debates em Educação, 13(2), 1-21. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p1-2110.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p1-21info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:54:28Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:01:49.518921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas
title Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas
spellingShingle Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas
Reis, Pedro
Controvérsias sociocientíficas
Exposições interativas
Percepções dos alunos
Ativismo
Activismo
Investigação e inovação responsáveis
Aulas de ciências
Educação em ciências
title_short Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas
title_full Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas
title_fullStr Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas
title_full_unstemmed Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas
title_sort Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas
author Reis, Pedro
author_facet Reis, Pedro
Baptista, Mónica
Tinoca, Luís
Linhares, Elisabete
author_role author
author2 Baptista, Mónica
Tinoca, Luís
Linhares, Elisabete
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Pedro
Baptista, Mónica
Tinoca, Luís
Linhares, Elisabete
dc.subject.por.fl_str_mv Controvérsias sociocientíficas
Exposições interativas
Percepções dos alunos
Ativismo
Activismo
Investigação e inovação responsáveis
Aulas de ciências
Educação em ciências
topic Controvérsias sociocientíficas
Exposições interativas
Percepções dos alunos
Ativismo
Activismo
Investigação e inovação responsáveis
Aulas de ciências
Educação em ciências
description Esta pesquisa quantitativa avalia o impacto das exposições desenvolvidas pelos alunos de ciências no âmbito do projeto IRRESISTIBLE – sobre as dimensões de Investigação e Inovação Responsáveis de controvérsias sociocientíficas – nas percepções dos alunos sobre as suas competências científicas e as aulas de ciências. Um questionário com pré e pós-teste foi desenvolvido, validado e aplicado a alunos de 10 países. A análise estatística indica que os alunos melhoraram as percepções sobre: 1) as suas competências de desenvolvimento de exposições como forma de conscientizar sobre temas relacionados à ciência, tecnologia e sociedade; 2) a relevância social das aulas de ciências. Como conclusão, discutem-se as potencialidades educativas desta estratégia educativa no ensino da Química.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-03-28T09:09:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/52007
url http://hdl.handle.net/10451/52007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Reis, P., Baptista, M., Tinoca, L., & Linhares, E. (2021). Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas. Debates em Educação, 13(2), 1-21. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p1-21
10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p1-21
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134566747734016