Prevalência da dislexia entre crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico falantes do Português europeu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/1881 |
Resumo: | O objectivo deste estudo foi determinar a prevalência da dislexia entre as crianças portuguesas do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foram avaliadas 1460 crianças dos 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade relativamente ao nível de leitura e, de acordo com os critérios estabelecidos, 155 dessas crianças foram também avaliadas relativamente às capacidades cognitivas gerais e à consciência fonológica. As crianças foram testadas colectivamente nos testes de rastreio e individualmente nos outros testes. Por se tratar do primeiro estudo desta natureza realizado em Portugal, foram adoptados critérios muito conservadores para classificar uma criança como tendo dislexia. Os resultados revelam uma percentagem de 5,4% de crianças com dislexia, valor que se enquadra nos intervalos de prevalência recentemente divulgados noutros países. |
id |
RCAP_00a9dbcf2bc2f2cb9a5296f0fe965476 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1881 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prevalência da dislexia entre crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico falantes do Português europeuEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALDISLEXIASPECIAL EDUCATIONDYSLEXIAEDUCATIONO objectivo deste estudo foi determinar a prevalência da dislexia entre as crianças portuguesas do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foram avaliadas 1460 crianças dos 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade relativamente ao nível de leitura e, de acordo com os critérios estabelecidos, 155 dessas crianças foram também avaliadas relativamente às capacidades cognitivas gerais e à consciência fonológica. As crianças foram testadas colectivamente nos testes de rastreio e individualmente nos outros testes. Por se tratar do primeiro estudo desta natureza realizado em Portugal, foram adoptados critérios muito conservadores para classificar uma criança como tendo dislexia. Os resultados revelam uma percentagem de 5,4% de crianças com dislexia, valor que se enquadra nos intervalos de prevalência recentemente divulgados noutros países.The purpose of the present study was to determine the prevalence of dyslexia among Portuguese 2nd, 3rd and 4th graders. A sample of 1460 children underwent an assessment process including two screening tests of reading and, in accordance with the established criteria, 155 of those children were further tested on general cognitive ability and phonological awareness. Children were tested collectively on the screening tests and individually on the other. Since this was the first study of the kind carried out in Portugal, strict criteria were used to select a child as dyslexic. Results show that 5.4% of children met all the criteria to be classified as dyslexic, a percentage that falls within the prevalence range recently reported in other countries.Edições Universitárias Lusófonas2012-03-19T19:27:36Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1881por1646-401XVale, Ana PaulaSucena, AnaViana, Fernanda Leopoldinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-08T01:32:10Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1881Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:33.182984Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prevalência da dislexia entre crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico falantes do Português europeu |
title |
Prevalência da dislexia entre crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico falantes do Português europeu |
spellingShingle |
Prevalência da dislexia entre crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico falantes do Português europeu Vale, Ana Paula EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL DISLEXIA SPECIAL EDUCATION DYSLEXIA EDUCATION |
title_short |
Prevalência da dislexia entre crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico falantes do Português europeu |
title_full |
Prevalência da dislexia entre crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico falantes do Português europeu |
title_fullStr |
Prevalência da dislexia entre crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico falantes do Português europeu |
title_full_unstemmed |
Prevalência da dislexia entre crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico falantes do Português europeu |
title_sort |
Prevalência da dislexia entre crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico falantes do Português europeu |
author |
Vale, Ana Paula |
author_facet |
Vale, Ana Paula Sucena, Ana Viana, Fernanda Leopoldina |
author_role |
author |
author2 |
Sucena, Ana Viana, Fernanda Leopoldina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vale, Ana Paula Sucena, Ana Viana, Fernanda Leopoldina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL DISLEXIA SPECIAL EDUCATION DYSLEXIA EDUCATION |
topic |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL DISLEXIA SPECIAL EDUCATION DYSLEXIA EDUCATION |
description |
O objectivo deste estudo foi determinar a prevalência da dislexia entre as crianças portuguesas do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foram avaliadas 1460 crianças dos 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade relativamente ao nível de leitura e, de acordo com os critérios estabelecidos, 155 dessas crianças foram também avaliadas relativamente às capacidades cognitivas gerais e à consciência fonológica. As crianças foram testadas colectivamente nos testes de rastreio e individualmente nos outros testes. Por se tratar do primeiro estudo desta natureza realizado em Portugal, foram adoptados critérios muito conservadores para classificar uma criança como tendo dislexia. Os resultados revelam uma percentagem de 5,4% de crianças com dislexia, valor que se enquadra nos intervalos de prevalência recentemente divulgados noutros países. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2012-03-19T19:27:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/1881 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/1881 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-401X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136318024843264 |