Toponímia e Tipografia: Contributos para a Identidade do Espaço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tiago José Miranda
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/89539
Resumo: A comunicação tirando partido dos seus meios dá significado à mensagem, ou ajuda a expressar o desejo de comunicação. No curso da história, a tipografia tem estado ao serviço da cultura e da comunicação escrita, respondendo aos estímulos provocados pela evolução das línguas, das culturas e das sociedades. Deve-se entender a sua história como o estudo das relações entre os vários estilos e a história da humanidade do ponto de vista político, filosófico e artístico. O domínio da tipografia implica um domínio da forma e uso em prol do seu conteúdo, possibilitando uma expressão espacial ou racional do mundo do Homem, construída a partir do seu conhecimento, imaginação, desejos e vontades. A sua forma adapta-se à língua do texto e ao meio, remetendo para uma percepção espacial de cada indivíduo, contribuindo directamente para a construção e reconstrução de um espaço na memória. Portugal foi até 1974 um país muito fechado, evitando a generalizada homogeneização visual dos centros urbanos um facto que propiciou a existência de um patrimônio tipográfico invulgar, contudo não está conotada com um estilo tipográfico específico. Segundo Balius, a reflexão sobre o impacto social da tipografia é uma área de estudo que ainda carece de aprofundamento (2013). Esta comunicação propõe-se a analisar os contributos que a tipografia das actuais placas toponímicas da cidade de Coimbra podem dar para a construção de uma identidade gráfica do espaço geográfico desta cidade. Será analisada a forma e estilos tipográficos dominantes e distintos destas sinalizações remetendo para a análise do espaço, da sua função e da sua história, comparativamente à história da tipografia e contextos de produção da sinalização. Adicionalmente é realizado uma análise demonstrativa da diversidade tipográfica patente na sinalização toponímica nacional. Este trabalho torna a história um objectivo activo, possibilitando a transmissão do legado tipográfico além do âmbito do Design.
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