Avaliação e Intervenção em Famílias Nucleares com um dos Elementos do Subsistema Conjugal Portador de Diabetes Mellitus Tipo 2 - Projeto de desenvolvimento de competências clínicas especializadas na área de Enfermagem de Saúde Familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Dayane Alessandra Cardoso
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49932
Resumo: Pretendeu-se retratar neste relatório a expansão e consolidação da consciência profissional sobre o papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar, assim como as competências adquiridas durante o processo de aprendizagem, com vista ao exercício profissional especializado, durante a frequência dos estágios do Curso de Mestrado na área referida, numa Unidade de Saúde Familiar. Em consonância com estas competências, definidas em regulamento próprio, foram estabelecidos dois objetivos gerais para o desenvolvimento da componente clínica: Cuidar da família, enquanto unidade de cuidados, e de cada um dos seus membros, ao longo do ciclo vital e aos diferentes níveis de prevenção e Liderar e colaborar nos processos de intervenção no âmbito da Enfermagem de Saúde Familiar. No estágio Módulo I analisou-se uma amostra de utentes do ficheiro enfermeira tutora, que evidenciou características comuns: famílias nucleares com 2 membros pertencentes ao subsistema conjugal, em que um deles tinha Diabetes Mellitus tipo 2. Identificaram-se 7 famílias a que se prestaram cuidados no Módulo II. A Teoria das Transições subsidiou a avaliação e intervenção individual. Na avaliação e intervenção familiar foi utilizado o Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar. A família figurou como unidade de avaliação, intervenção e obtiveram-se ganhos em saúde no sistema familiar como um todo, destacando-se a Gestão do Regime Terapêutico na Diabetes Mellitus tipo 2 no subsistema individual. Após a realização das intervenções, verificou-se uma modificação positiva em todos os 30 diagnósticos definidos, representando uma variação de 100% no total dos estados dos diagnósticos. Foi ainda realizado um processo formativo aos enfermeiros da unidade do local de estágio, com a realização da ação de formação “Documentação dos Cuidados, no âmbito da dimensão estrutural, no Programa de Saúde da Família do SClinico®” e com acompanhamento individualizado na documentação dos cuidados, através da supervisão clínica de pares a cada enfermeiro da equipa, durante 4 semanas. Constatou-se que os enfermeiros aumentaram os seus conhecimentos, melhoraram a perceção de competência neste âmbito e mudaram as suas práticas na documentação dos cuidados. Com as atividades desenvolvidas ocorreu aquisição de competências específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar: na colheita de dados através da entrevista familiar sistémica e de instrumentos validados, de juízo crítico e tomada de decisão, de planeamento dos cuidados em negociação com os membros das famílias, de intervenção com recurso a técnicas de intervenção sistémica e de avaliação dos cuidados.
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Em consonância com estas competências, definidas em regulamento próprio, foram estabelecidos dois objetivos gerais para o desenvolvimento da componente clínica: Cuidar da família, enquanto unidade de cuidados, e de cada um dos seus membros, ao longo do ciclo vital e aos diferentes níveis de prevenção e Liderar e colaborar nos processos de intervenção no âmbito da Enfermagem de Saúde Familiar. No estágio Módulo I analisou-se uma amostra de utentes do ficheiro enfermeira tutora, que evidenciou características comuns: famílias nucleares com 2 membros pertencentes ao subsistema conjugal, em que um deles tinha Diabetes Mellitus tipo 2. Identificaram-se 7 famílias a que se prestaram cuidados no Módulo II. A Teoria das Transições subsidiou a avaliação e intervenção individual. Na avaliação e intervenção familiar foi utilizado o Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar. A família figurou como unidade de avaliação, intervenção e obtiveram-se ganhos em saúde no sistema familiar como um todo, destacando-se a Gestão do Regime Terapêutico na Diabetes Mellitus tipo 2 no subsistema individual. Após a realização das intervenções, verificou-se uma modificação positiva em todos os 30 diagnósticos definidos, representando uma variação de 100% no total dos estados dos diagnósticos. Foi ainda realizado um processo formativo aos enfermeiros da unidade do local de estágio, com a realização da ação de formação “Documentação dos Cuidados, no âmbito da dimensão estrutural, no Programa de Saúde da Família do SClinico®” e com acompanhamento individualizado na documentação dos cuidados, através da supervisão clínica de pares a cada enfermeiro da equipa, durante 4 semanas. Constatou-se que os enfermeiros aumentaram os seus conhecimentos, melhoraram a perceção de competência neste âmbito e mudaram as suas práticas na documentação dos cuidados. Com as atividades desenvolvidas ocorreu aquisição de competências específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar: na colheita de dados através da entrevista familiar sistémica e de instrumentos validados, de juízo crítico e tomada de decisão, de planeamento dos cuidados em negociação com os membros das famílias, de intervenção com recurso a técnicas de intervenção sistémica e de avaliação dos cuidados.The aim of this report was to portray the expansion and consolidation of professional awareness about the role of the Specialist Nurse in Community Nursing in the area of Family Health Nursing, as well as the skills acquired during the learning process, with a view to specialized professional practice, during attendance of the Master's Course internships in the aforementioned area, in a Family Health Unit. In line with these competencies, defined in specific regulations, two general objectives were established for the development of the clinical component: Caring for the family, as a care unit, and for each of its members, throughout the life cycle and at different levels of prevention and Lead and collaborate in intervention processes within the scope of Family Health Nursing. In the Module I stage, a sample of users from the nurse tutor file was analyzed, which highlighted common characteristics: nuclear families with 2 members belonging to the marital subsystem, in which one of them had type 2 Diabetes Mellitus. care in Module II. The Transitions Theory supported individual assessment and intervention. In family assessment and intervention, the Dynamic Family Assessment and Intervention Model was used. The family served as the unit of assessment, intervention and health gains were obtained in the family system as a whole, highlighting the Management of the Therapeutic Regimen in type 2 Diabetes Mellitus in the individual subsystem. After carrying out the interventions, there was a positive change in all 30 defined diagnoses, representing a 100% variation in the total status of the diagnoses. A training process was also carried out for nurses from the unit at the internship location, with the training action “Documentation of Care, within the scope of the structural dimension, in the SClinico® Family Health Program” and with individualized monitoring in the documentation of care, through peer clinical supervision of each nurse on the team, for 4 weeks. It was found that nurses increased their knowledge, improved their perception of competence in this area and changed their practices in documenting care. With the activities developed, specific skills were acquired for nurses specializing in Community Nursing in the area of Family Health Nursing: data collection through systemic family interviews and validated instruments, critical judgment and decision-making, care planning in negotiation with family members, intervention using systemic intervention techniques and care assessment.Vilar, Ana IsabelRepositório ComumCarvalho, Dayane Alessandra Cardoso2024-02-20T14:54:29Z2023-112023-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49932TID:203526457porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:46Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:46.597546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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