A Motivação na Aprendizagem Musical no Ensino do Trompete: um estudo de caso no Conservatório do Vale do Sousa e Centro Cultural de Amarante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manuel Augusto da Costa Queirós
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31175
Resumo: A temática deste trabalho centra-se no ensino do instrumento trompete, tendo como plano central a motivação para a prática de música a solo e em conjunto, dos alunos do ensino básico e secundário. Neste contexto, e seguindo uma metodologia de observação participante, foi elaborado um questionário com perguntas abertas aos alunos da classe de Trompete das escolas que eu lecciono, que são o Conservatório do Vale do Sousa e o Centro Cultural de Amarante. Os resultados referentes a este questionário foram obtidos através da análise de conteúdo das respostas apresentadas. A apresentação dos resultados evidencia a existência de diferentes motivos que levam os alunos a envolverem-se nas aprendizagens musicais, assim como reflete a abordagem dos outros agentes educacionais e culturais sobre música e o ensino da música. O trabalho desenvolvido vem suscitar a importância de se estimular não só para as aprendizagens musicais que daqui advêm, mas também a criação de estratégias motivacionais que os alunos sentem ser mais eficazes para se envolverem no processo de ensino-aprendizagem.
id RCAP_00b68a7f6670f15ccf9687138b9fb143
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31175
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Motivação na Aprendizagem Musical no Ensino do Trompete: um estudo de caso no Conservatório do Vale do Sousa e Centro Cultural de AmaranteMotivaçãoprocessos motivacionais na aprendizagem musical e individual no ensino do trompeteA temática deste trabalho centra-se no ensino do instrumento trompete, tendo como plano central a motivação para a prática de música a solo e em conjunto, dos alunos do ensino básico e secundário. Neste contexto, e seguindo uma metodologia de observação participante, foi elaborado um questionário com perguntas abertas aos alunos da classe de Trompete das escolas que eu lecciono, que são o Conservatório do Vale do Sousa e o Centro Cultural de Amarante. Os resultados referentes a este questionário foram obtidos através da análise de conteúdo das respostas apresentadas. A apresentação dos resultados evidencia a existência de diferentes motivos que levam os alunos a envolverem-se nas aprendizagens musicais, assim como reflete a abordagem dos outros agentes educacionais e culturais sobre música e o ensino da música. O trabalho desenvolvido vem suscitar a importância de se estimular não só para as aprendizagens musicais que daqui advêm, mas também a criação de estratégias motivacionais que os alunos sentem ser mais eficazes para se envolverem no processo de ensino-aprendizagem.Repositório ComumManuel Augusto da Costa Queirós2020-02-01T11:26:46Z2018-12-202018-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31175TID:202399044porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:19:34Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31175Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:18.249945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Motivação na Aprendizagem Musical no Ensino do Trompete: um estudo de caso no Conservatório do Vale do Sousa e Centro Cultural de Amarante
title A Motivação na Aprendizagem Musical no Ensino do Trompete: um estudo de caso no Conservatório do Vale do Sousa e Centro Cultural de Amarante
spellingShingle A Motivação na Aprendizagem Musical no Ensino do Trompete: um estudo de caso no Conservatório do Vale do Sousa e Centro Cultural de Amarante
Manuel Augusto da Costa Queirós
Motivação
processos motivacionais na aprendizagem musical e individual no ensino do trompete
title_short A Motivação na Aprendizagem Musical no Ensino do Trompete: um estudo de caso no Conservatório do Vale do Sousa e Centro Cultural de Amarante
title_full A Motivação na Aprendizagem Musical no Ensino do Trompete: um estudo de caso no Conservatório do Vale do Sousa e Centro Cultural de Amarante
title_fullStr A Motivação na Aprendizagem Musical no Ensino do Trompete: um estudo de caso no Conservatório do Vale do Sousa e Centro Cultural de Amarante
title_full_unstemmed A Motivação na Aprendizagem Musical no Ensino do Trompete: um estudo de caso no Conservatório do Vale do Sousa e Centro Cultural de Amarante
title_sort A Motivação na Aprendizagem Musical no Ensino do Trompete: um estudo de caso no Conservatório do Vale do Sousa e Centro Cultural de Amarante
author Manuel Augusto da Costa Queirós
author_facet Manuel Augusto da Costa Queirós
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Manuel Augusto da Costa Queirós
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
processos motivacionais na aprendizagem musical e individual no ensino do trompete
topic Motivação
processos motivacionais na aprendizagem musical e individual no ensino do trompete
description A temática deste trabalho centra-se no ensino do instrumento trompete, tendo como plano central a motivação para a prática de música a solo e em conjunto, dos alunos do ensino básico e secundário. Neste contexto, e seguindo uma metodologia de observação participante, foi elaborado um questionário com perguntas abertas aos alunos da classe de Trompete das escolas que eu lecciono, que são o Conservatório do Vale do Sousa e o Centro Cultural de Amarante. Os resultados referentes a este questionário foram obtidos através da análise de conteúdo das respostas apresentadas. A apresentação dos resultados evidencia a existência de diferentes motivos que levam os alunos a envolverem-se nas aprendizagens musicais, assim como reflete a abordagem dos outros agentes educacionais e culturais sobre música e o ensino da música. O trabalho desenvolvido vem suscitar a importância de se estimular não só para as aprendizagens musicais que daqui advêm, mas também a criação de estratégias motivacionais que os alunos sentem ser mais eficazes para se envolverem no processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
2018-12-20T00:00:00Z
2020-02-01T11:26:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/31175
TID:202399044
url http://hdl.handle.net/10400.26/31175
identifier_str_mv TID:202399044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134917316050944