A Motivação na Aprendizagem Musical no Ensino do Trompete: um estudo de caso no Conservatório do Vale do Sousa e Centro Cultural de Amarante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31175 |
Resumo: | A temática deste trabalho centra-se no ensino do instrumento trompete, tendo como plano central a motivação para a prática de música a solo e em conjunto, dos alunos do ensino básico e secundário. Neste contexto, e seguindo uma metodologia de observação participante, foi elaborado um questionário com perguntas abertas aos alunos da classe de Trompete das escolas que eu lecciono, que são o Conservatório do Vale do Sousa e o Centro Cultural de Amarante. Os resultados referentes a este questionário foram obtidos através da análise de conteúdo das respostas apresentadas. A apresentação dos resultados evidencia a existência de diferentes motivos que levam os alunos a envolverem-se nas aprendizagens musicais, assim como reflete a abordagem dos outros agentes educacionais e culturais sobre música e o ensino da música. O trabalho desenvolvido vem suscitar a importância de se estimular não só para as aprendizagens musicais que daqui advêm, mas também a criação de estratégias motivacionais que os alunos sentem ser mais eficazes para se envolverem no processo de ensino-aprendizagem. |
id |
RCAP_00b68a7f6670f15ccf9687138b9fb143 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31175 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Motivação na Aprendizagem Musical no Ensino do Trompete: um estudo de caso no Conservatório do Vale do Sousa e Centro Cultural de AmaranteMotivaçãoprocessos motivacionais na aprendizagem musical e individual no ensino do trompeteA temática deste trabalho centra-se no ensino do instrumento trompete, tendo como plano central a motivação para a prática de música a solo e em conjunto, dos alunos do ensino básico e secundário. Neste contexto, e seguindo uma metodologia de observação participante, foi elaborado um questionário com perguntas abertas aos alunos da classe de Trompete das escolas que eu lecciono, que são o Conservatório do Vale do Sousa e o Centro Cultural de Amarante. Os resultados referentes a este questionário foram obtidos através da análise de conteúdo das respostas apresentadas. A apresentação dos resultados evidencia a existência de diferentes motivos que levam os alunos a envolverem-se nas aprendizagens musicais, assim como reflete a abordagem dos outros agentes educacionais e culturais sobre música e o ensino da música. O trabalho desenvolvido vem suscitar a importância de se estimular não só para as aprendizagens musicais que daqui advêm, mas também a criação de estratégias motivacionais que os alunos sentem ser mais eficazes para se envolverem no processo de ensino-aprendizagem.Repositório ComumManuel Augusto da Costa Queirós2020-02-01T11:26:46Z2018-12-202018-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31175TID:202399044porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:19:34Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31175Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:18.249945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Motivação na Aprendizagem Musical no Ensino do Trompete: um estudo de caso no Conservatório do Vale do Sousa e Centro Cultural de Amarante |
title |
A Motivação na Aprendizagem Musical no Ensino do Trompete: um estudo de caso no Conservatório do Vale do Sousa e Centro Cultural de Amarante |
spellingShingle |
A Motivação na Aprendizagem Musical no Ensino do Trompete: um estudo de caso no Conservatório do Vale do Sousa e Centro Cultural de Amarante Manuel Augusto da Costa Queirós Motivação processos motivacionais na aprendizagem musical e individual no ensino do trompete |
title_short |
A Motivação na Aprendizagem Musical no Ensino do Trompete: um estudo de caso no Conservatório do Vale do Sousa e Centro Cultural de Amarante |
title_full |
A Motivação na Aprendizagem Musical no Ensino do Trompete: um estudo de caso no Conservatório do Vale do Sousa e Centro Cultural de Amarante |
title_fullStr |
A Motivação na Aprendizagem Musical no Ensino do Trompete: um estudo de caso no Conservatório do Vale do Sousa e Centro Cultural de Amarante |
title_full_unstemmed |
A Motivação na Aprendizagem Musical no Ensino do Trompete: um estudo de caso no Conservatório do Vale do Sousa e Centro Cultural de Amarante |
title_sort |
A Motivação na Aprendizagem Musical no Ensino do Trompete: um estudo de caso no Conservatório do Vale do Sousa e Centro Cultural de Amarante |
author |
Manuel Augusto da Costa Queirós |
author_facet |
Manuel Augusto da Costa Queirós |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manuel Augusto da Costa Queirós |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação processos motivacionais na aprendizagem musical e individual no ensino do trompete |
topic |
Motivação processos motivacionais na aprendizagem musical e individual no ensino do trompete |
description |
A temática deste trabalho centra-se no ensino do instrumento trompete, tendo como plano central a motivação para a prática de música a solo e em conjunto, dos alunos do ensino básico e secundário. Neste contexto, e seguindo uma metodologia de observação participante, foi elaborado um questionário com perguntas abertas aos alunos da classe de Trompete das escolas que eu lecciono, que são o Conservatório do Vale do Sousa e o Centro Cultural de Amarante. Os resultados referentes a este questionário foram obtidos através da análise de conteúdo das respostas apresentadas. A apresentação dos resultados evidencia a existência de diferentes motivos que levam os alunos a envolverem-se nas aprendizagens musicais, assim como reflete a abordagem dos outros agentes educacionais e culturais sobre música e o ensino da música. O trabalho desenvolvido vem suscitar a importância de se estimular não só para as aprendizagens musicais que daqui advêm, mas também a criação de estratégias motivacionais que os alunos sentem ser mais eficazes para se envolverem no processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-20 2018-12-20T00:00:00Z 2020-02-01T11:26:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/31175 TID:202399044 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/31175 |
identifier_str_mv |
TID:202399044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134917316050944 |