Motivação para o estudo individual diário do instrumento: um estudo de caso com os alunos da classe de trompete do Conservatório de Música de Coimbra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/17031 |
Resumo: | Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio. |
id |
RCAP_b2dc7f3865ecea3caec5b8e09b57562f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17031 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Motivação para o estudo individual diário do instrumento: um estudo de caso com os alunos da classe de trompete do Conservatório de Música de CoimbraMotivaçãoEstudo individualTrompeteEstratégias de motivaçãoProcesso ensino-aprendizagemConservatório de Música de CoimbraMotivationIndividual practiceTrumpetMotivation strategiesTeaching learning processRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.Resumo I - No âmbito da obtenção do grau de Mestre no Ensino Especializado de Música, na Escola Superior de Música de Lisboa, o presente relatório retrata o estágio realizado no Conservatório de Música de Coimbra e analisa a prática pedagógica realizada com três alunos de Trompete de níveis diferentes: 1º Grau, 3º Grau e 5º Grau. Nesta secção insere-se a caracterização da instituição e dos alunos selecionados para o estágio, assim como a descrição da prática pedagógica utilizada durante o ano letivo. Por último, é apresentada uma reflexão crítica da atividade pedagógica e uma análise das dificuldades sentidas ao longo do estágio, bem como as facilidades da prática pedagógica. O objetivo principal do processo ensino-aprendizagem é que haja condições para que os alunos estejam motivados por si próprios, que atinjam altos níveis de motivação para que sejam bons alunos, instrumentistas e que também evoluam enquanto pessoas. Toda esta a experiência do estágio foi bastante positiva, sendo que fui exposta a um ambiente profissional exigente, podendo retirar ensinamentos de um docente com bastante experiência, e toda esta aprendizagem deu-me confiança e recursos para seguir um bom percurso profissional. Deste estágio posso realçar que é bastante importante os docentes se manterem atualizados, que estejam ativos musicalmente, pois tudo isto é transmitido para os seus alunos.Resumo II - A falta de motivação é um tema que, eventualmente, acaba por afetar a grande maioria dos estudantes de música e, por isso, é muito discutido em estudos, artigos e até mesmo em livros. Sendo muito comum nos músicos e principalmente nos estudantes de música, é necessário ser resolvido de forma concisa e eficiente porque poderá resultar em impactos negativos para o executante. Quais os fatores para manter a motivação no estudo individual? Para perceber o que é a motivação e no que pode resultar a falta desta, este trabalho, através de uma análise bibliográfica e de uma análise experimental, procura, identificar vários fatores que levam à falta de motivação e propor estratégias para lidar com a mesma. A forma de aprendizagem dos estudantes está ligada à motivação, a maneira como os alunos estudam afeta bastante a sua motivação e, muitas vezes, pela negativa – por exemplo quando os professores enfatizam a competição, a comparação social, os critérios de avaliação, entre outros. As consequências desta desmotivação são óbvias e acabam por se manifestar aos mais diferentes níveis: falta de vontade para estudar, aborrecimento crónico, apatia escolar, ausência de expectativas de êxito, diminuição da própria autoestima, etc. Segundo Bzuneck (2001), os estudos realizados nos últimos anos confirmam que sem motivação não é possível a aprendizagem na escola. Uma das teorias que vou apresentar é a teoria dos dois fatores proposta por Herzberg, que afirma a existência de dois fatores que afetam o aluno: a motivação intrínseca e extrínseca. Um aluno intrinsecamente motivado é aquele que age por interesse próprio e por satisfação; um aluno extrinsecamente motivado é aquele que realiza as atividades de forma a receber uma recompensa, por exemplo. A falta de motivação é, sem dúvida, um dos principais problemas no estudo de um executante e, por isso, escolhi abordar este tema e descobrir, a partir da realização de dois questionários, quais são os principais fatores que influenciam a mesma. Finalmente, com base nas respostas obtidas, apresento algumas estratégias que possam ajudar os estudantes do Conservatório de Música de Coimbra a atingir o sucesso.Abstract I In the context of obtaining the degree of Master in Specialized Music Teaching, at the Escola Superior de Música de Lisboa, this report describes the internship carried out at the Conservatório de Música de Coimbra and analysis the teaching practice carried out with three trumpet students of different levels: Grade 1, Grade 3 and Grade 5. This section includes the characterization of the institution and of the students selected for the internship, as well as a description of the pedagogical practice used during the school year. Finally, a critical reflection on the teaching activity is presented, as well as an analysis of the difficulties experienced during the internship and the benefits of the teaching practice. The main goal of the teaching-learning process is that there are conditions for the students to be self-motivated and to reach high levels of motivation in order for them to be good students, instrumentalists, and also to evolve as people. The whole internship experience was very positive, as I was exposed to a demanding professional environment, being able to learn from a very experienced teacher and all this learning gave me confidence and resources to follow a good career path. From this internship I can emphasize that it is very important that teachers keep up to date, to be active musically, because all this is passed on to their students.Abstract II - Lack of motivation is a topic that eventually affects the vast majority of music students and, therefore, is much discussed in studies, articles and even books. Being very common in musicians and especially in music students, it needs to be solved in a concise and efficient way because it may result in negative impacts to the performer. What are the factors to maintain motivation in individual study? In order to understand what motivation is and what the lack of it can result in, this work, through a literature review and an experimental analysis, seeks to identify several factors that lead to a lack of motivation and propose strategies to deal with it. The way students learn is linked to motivation, the way they study affects their motivation a lot, and often in a negative way - for example, when teachers emphasize competition, social comparison, and evaluation criteria, among others. The consequences of this demotivation are obvious and end up manifesting themselves at many different levels: lack of desire to study, chronic boredom, school apathy, lack of expectations of success, decreased self-esteem, etc. According to Bzuneck (2001), studies conducted in recent years confirm that without motivation, learning at school is not possible. One of the theories that I will present is the two-factor theory proposed by Herzberg, which states the existence of two factors that affect the student: intrinsic and extrinsic motivation. An intrinsically motivated student is the one who acts out of self-interest and satisfaction; an extrinsically motivated student is the one who carries out activities in order to receive a reward, for example. The lack of motivation is, without a doubt, one of the main problems in the study of a performer and, for this reason, I chose to address this issue and find out, from the completion of two questionnaires, what are the main factors that influence it. That said, based on the answers obtained, I suggest some strategies that can help students of the Conservatório de Música de Coimbra to achieve success.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaRombo, TeresaRCIPLCosta, Inês Alexandra Vinagre2024-01-29T16:51:13Z2023-12-152023-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/17031TID:203444647porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T02:16:26Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:16.039574Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação para o estudo individual diário do instrumento: um estudo de caso com os alunos da classe de trompete do Conservatório de Música de Coimbra |
title |
Motivação para o estudo individual diário do instrumento: um estudo de caso com os alunos da classe de trompete do Conservatório de Música de Coimbra |
spellingShingle |
Motivação para o estudo individual diário do instrumento: um estudo de caso com os alunos da classe de trompete do Conservatório de Música de Coimbra Costa, Inês Alexandra Vinagre Motivação Estudo individual Trompete Estratégias de motivação Processo ensino-aprendizagem Conservatório de Música de Coimbra Motivation Individual practice Trumpet Motivation strategies Teaching learning process |
title_short |
Motivação para o estudo individual diário do instrumento: um estudo de caso com os alunos da classe de trompete do Conservatório de Música de Coimbra |
title_full |
Motivação para o estudo individual diário do instrumento: um estudo de caso com os alunos da classe de trompete do Conservatório de Música de Coimbra |
title_fullStr |
Motivação para o estudo individual diário do instrumento: um estudo de caso com os alunos da classe de trompete do Conservatório de Música de Coimbra |
title_full_unstemmed |
Motivação para o estudo individual diário do instrumento: um estudo de caso com os alunos da classe de trompete do Conservatório de Música de Coimbra |
title_sort |
Motivação para o estudo individual diário do instrumento: um estudo de caso com os alunos da classe de trompete do Conservatório de Música de Coimbra |
author |
Costa, Inês Alexandra Vinagre |
author_facet |
Costa, Inês Alexandra Vinagre |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rombo, Teresa RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Inês Alexandra Vinagre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Estudo individual Trompete Estratégias de motivação Processo ensino-aprendizagem Conservatório de Música de Coimbra Motivation Individual practice Trumpet Motivation strategies Teaching learning process |
topic |
Motivação Estudo individual Trompete Estratégias de motivação Processo ensino-aprendizagem Conservatório de Música de Coimbra Motivation Individual practice Trumpet Motivation strategies Teaching learning process |
description |
Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-15 2023-12-15T00:00:00Z 2024-01-29T16:51:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/17031 TID:203444647 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/17031 |
identifier_str_mv |
TID:203444647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137076238614528 |