Metodologias Motivacionais no Ensino da Guitarra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/40489 |
Resumo: | O presente Relatório Final incide sobre a utilização de metodologias no Ensino de Guitarra Clássica que, potencialmente, aumentam a motivação para o estudo e progresso do aluno em cada aula e, posteriormente, no Ensino Especializado da Música. A aprendizagem instrumental reveste-se de complexibilidade devido às competências exigidas, tornando essencial que o professor adote uma atitude pedagógica que favoreça a didática e deixe o aluno motivado. A motivação reveste-se de polissemia nas últimas décadas, porém, uma breve análise da importância da mesma no processo de ensino-aprendizagem revela-se fulcral para propor metodologias efetivas. Durante a PES (Prática de Ensino Supervisionada), á luz de uma perspetiva metodológica qualitativa com método indutivo, foram aplicadas ferramentas metodológicas a alunos da Escola de Artes da Bairrada, como a oportunidade do aluno escolher uma peça de reportório a analisar, ou fornecer gravações para o estudo em casa, fazendo o aluno o protagonista das suas aprendizagens. Como instrumentos de colheita de dados foram utilizados a observação naturalista e elaboração de planos de aula semanais. Posteriormente, aplicaram-se questionários aos alunos e encarregados de educação de forma a efetivar os objetivos deste estudo. Foi implementada uma sensibilização aos encarregados de educação para a importância do estudo de guitarra através da exibição de um vídeo. Ainda, realizaram-se entrevistas a Guitarristas como Professor João Fuss, Professor Tiago Matias e programaram-se workshops. Concluímos que os alunos se sentiram mais motivados e dedicaram maior quantidade de tempo ao estudo da Guitarra após a implementação das supra citadas. Com isso, aguçou-se o gosto pelo estudo das peças sugeridas pelos programas curriculares vigentes. |
id |
RCAP_00baca2a3764ff92547053fddfd0c9b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40489 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Metodologias Motivacionais no Ensino da GuitarraAluno, Guitarra, Metodologias, Motivação, ProfessorDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente Relatório Final incide sobre a utilização de metodologias no Ensino de Guitarra Clássica que, potencialmente, aumentam a motivação para o estudo e progresso do aluno em cada aula e, posteriormente, no Ensino Especializado da Música. A aprendizagem instrumental reveste-se de complexibilidade devido às competências exigidas, tornando essencial que o professor adote uma atitude pedagógica que favoreça a didática e deixe o aluno motivado. A motivação reveste-se de polissemia nas últimas décadas, porém, uma breve análise da importância da mesma no processo de ensino-aprendizagem revela-se fulcral para propor metodologias efetivas. Durante a PES (Prática de Ensino Supervisionada), á luz de uma perspetiva metodológica qualitativa com método indutivo, foram aplicadas ferramentas metodológicas a alunos da Escola de Artes da Bairrada, como a oportunidade do aluno escolher uma peça de reportório a analisar, ou fornecer gravações para o estudo em casa, fazendo o aluno o protagonista das suas aprendizagens. Como instrumentos de colheita de dados foram utilizados a observação naturalista e elaboração de planos de aula semanais. Posteriormente, aplicaram-se questionários aos alunos e encarregados de educação de forma a efetivar os objetivos deste estudo. Foi implementada uma sensibilização aos encarregados de educação para a importância do estudo de guitarra através da exibição de um vídeo. Ainda, realizaram-se entrevistas a Guitarristas como Professor João Fuss, Professor Tiago Matias e programaram-se workshops. Concluímos que os alunos se sentiram mais motivados e dedicaram maior quantidade de tempo ao estudo da Guitarra após a implementação das supra citadas. Com isso, aguçou-se o gosto pelo estudo das peças sugeridas pelos programas curriculares vigentes.Andrade, Alexandre Alberto da SilvaRepositório ComumOliveira, Ivo Cyril da Cruz Cravo2022-05-10T15:03:33Z2018-01-312018-01-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40489TID:202399001pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:20:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40489Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:23.300426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias Motivacionais no Ensino da Guitarra |
title |
Metodologias Motivacionais no Ensino da Guitarra |
spellingShingle |
Metodologias Motivacionais no Ensino da Guitarra Oliveira, Ivo Cyril da Cruz Cravo Aluno, Guitarra, Metodologias, Motivação, Professor Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
Metodologias Motivacionais no Ensino da Guitarra |
title_full |
Metodologias Motivacionais no Ensino da Guitarra |
title_fullStr |
Metodologias Motivacionais no Ensino da Guitarra |
title_full_unstemmed |
Metodologias Motivacionais no Ensino da Guitarra |
title_sort |
Metodologias Motivacionais no Ensino da Guitarra |
author |
Oliveira, Ivo Cyril da Cruz Cravo |
author_facet |
Oliveira, Ivo Cyril da Cruz Cravo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andrade, Alexandre Alberto da Silva Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ivo Cyril da Cruz Cravo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aluno, Guitarra, Metodologias, Motivação, Professor Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Aluno, Guitarra, Metodologias, Motivação, Professor Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
O presente Relatório Final incide sobre a utilização de metodologias no Ensino de Guitarra Clássica que, potencialmente, aumentam a motivação para o estudo e progresso do aluno em cada aula e, posteriormente, no Ensino Especializado da Música. A aprendizagem instrumental reveste-se de complexibilidade devido às competências exigidas, tornando essencial que o professor adote uma atitude pedagógica que favoreça a didática e deixe o aluno motivado. A motivação reveste-se de polissemia nas últimas décadas, porém, uma breve análise da importância da mesma no processo de ensino-aprendizagem revela-se fulcral para propor metodologias efetivas. Durante a PES (Prática de Ensino Supervisionada), á luz de uma perspetiva metodológica qualitativa com método indutivo, foram aplicadas ferramentas metodológicas a alunos da Escola de Artes da Bairrada, como a oportunidade do aluno escolher uma peça de reportório a analisar, ou fornecer gravações para o estudo em casa, fazendo o aluno o protagonista das suas aprendizagens. Como instrumentos de colheita de dados foram utilizados a observação naturalista e elaboração de planos de aula semanais. Posteriormente, aplicaram-se questionários aos alunos e encarregados de educação de forma a efetivar os objetivos deste estudo. Foi implementada uma sensibilização aos encarregados de educação para a importância do estudo de guitarra através da exibição de um vídeo. Ainda, realizaram-se entrevistas a Guitarristas como Professor João Fuss, Professor Tiago Matias e programaram-se workshops. Concluímos que os alunos se sentiram mais motivados e dedicaram maior quantidade de tempo ao estudo da Guitarra após a implementação das supra citadas. Com isso, aguçou-se o gosto pelo estudo das peças sugeridas pelos programas curriculares vigentes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-31 2018-01-31T00:00:00Z 2022-05-10T15:03:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/40489 TID:202399001 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/40489 |
identifier_str_mv |
TID:202399001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134918051102720 |