Metodologias Motivacionais no Ensino da Guitarra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ivo Cyril da Cruz Cravo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/40489
Resumo: O presente Relatório Final incide sobre a utilização de metodologias no Ensino de Guitarra Clássica que, potencialmente, aumentam a motivação para o estudo e progresso do aluno em cada aula e, posteriormente, no Ensino Especializado da Música. A aprendizagem instrumental reveste-se de complexibilidade devido às competências exigidas, tornando essencial que o professor adote uma atitude pedagógica que favoreça a didática e deixe o aluno motivado. A motivação reveste-se de polissemia nas últimas décadas, porém, uma breve análise da importância da mesma no processo de ensino-aprendizagem revela-se fulcral para propor metodologias efetivas. Durante a PES (Prática de Ensino Supervisionada), á luz de uma perspetiva metodológica qualitativa com método indutivo, foram aplicadas ferramentas metodológicas a alunos da Escola de Artes da Bairrada, como a oportunidade do aluno escolher uma peça de reportório a analisar, ou fornecer gravações para o estudo em casa, fazendo o aluno o protagonista das suas aprendizagens. Como instrumentos de colheita de dados foram utilizados a observação naturalista e elaboração de planos de aula semanais. Posteriormente, aplicaram-se questionários aos alunos e encarregados de educação de forma a efetivar os objetivos deste estudo. Foi implementada uma sensibilização aos encarregados de educação para a importância do estudo de guitarra através da exibição de um vídeo. Ainda, realizaram-se entrevistas a Guitarristas como Professor João Fuss, Professor Tiago Matias e programaram-se workshops. Concluímos que os alunos se sentiram mais motivados e dedicaram maior quantidade de tempo ao estudo da Guitarra após a implementação das supra citadas. Com isso, aguçou-se o gosto pelo estudo das peças sugeridas pelos programas curriculares vigentes.
id RCAP_00baca2a3764ff92547053fddfd0c9b9
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40489
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Metodologias Motivacionais no Ensino da GuitarraAluno, Guitarra, Metodologias, Motivação, ProfessorDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente Relatório Final incide sobre a utilização de metodologias no Ensino de Guitarra Clássica que, potencialmente, aumentam a motivação para o estudo e progresso do aluno em cada aula e, posteriormente, no Ensino Especializado da Música. A aprendizagem instrumental reveste-se de complexibilidade devido às competências exigidas, tornando essencial que o professor adote uma atitude pedagógica que favoreça a didática e deixe o aluno motivado. A motivação reveste-se de polissemia nas últimas décadas, porém, uma breve análise da importância da mesma no processo de ensino-aprendizagem revela-se fulcral para propor metodologias efetivas. Durante a PES (Prática de Ensino Supervisionada), á luz de uma perspetiva metodológica qualitativa com método indutivo, foram aplicadas ferramentas metodológicas a alunos da Escola de Artes da Bairrada, como a oportunidade do aluno escolher uma peça de reportório a analisar, ou fornecer gravações para o estudo em casa, fazendo o aluno o protagonista das suas aprendizagens. Como instrumentos de colheita de dados foram utilizados a observação naturalista e elaboração de planos de aula semanais. Posteriormente, aplicaram-se questionários aos alunos e encarregados de educação de forma a efetivar os objetivos deste estudo. Foi implementada uma sensibilização aos encarregados de educação para a importância do estudo de guitarra através da exibição de um vídeo. Ainda, realizaram-se entrevistas a Guitarristas como Professor João Fuss, Professor Tiago Matias e programaram-se workshops. Concluímos que os alunos se sentiram mais motivados e dedicaram maior quantidade de tempo ao estudo da Guitarra após a implementação das supra citadas. Com isso, aguçou-se o gosto pelo estudo das peças sugeridas pelos programas curriculares vigentes.Andrade, Alexandre Alberto da SilvaRepositório ComumOliveira, Ivo Cyril da Cruz Cravo2022-05-10T15:03:33Z2018-01-312018-01-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40489TID:202399001pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:20:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40489Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:23.300426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias Motivacionais no Ensino da Guitarra
title Metodologias Motivacionais no Ensino da Guitarra
spellingShingle Metodologias Motivacionais no Ensino da Guitarra
Oliveira, Ivo Cyril da Cruz Cravo
Aluno, Guitarra, Metodologias, Motivação, Professor
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Metodologias Motivacionais no Ensino da Guitarra
title_full Metodologias Motivacionais no Ensino da Guitarra
title_fullStr Metodologias Motivacionais no Ensino da Guitarra
title_full_unstemmed Metodologias Motivacionais no Ensino da Guitarra
title_sort Metodologias Motivacionais no Ensino da Guitarra
author Oliveira, Ivo Cyril da Cruz Cravo
author_facet Oliveira, Ivo Cyril da Cruz Cravo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Alexandre Alberto da Silva
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ivo Cyril da Cruz Cravo
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno, Guitarra, Metodologias, Motivação, Professor
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Aluno, Guitarra, Metodologias, Motivação, Professor
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O presente Relatório Final incide sobre a utilização de metodologias no Ensino de Guitarra Clássica que, potencialmente, aumentam a motivação para o estudo e progresso do aluno em cada aula e, posteriormente, no Ensino Especializado da Música. A aprendizagem instrumental reveste-se de complexibilidade devido às competências exigidas, tornando essencial que o professor adote uma atitude pedagógica que favoreça a didática e deixe o aluno motivado. A motivação reveste-se de polissemia nas últimas décadas, porém, uma breve análise da importância da mesma no processo de ensino-aprendizagem revela-se fulcral para propor metodologias efetivas. Durante a PES (Prática de Ensino Supervisionada), á luz de uma perspetiva metodológica qualitativa com método indutivo, foram aplicadas ferramentas metodológicas a alunos da Escola de Artes da Bairrada, como a oportunidade do aluno escolher uma peça de reportório a analisar, ou fornecer gravações para o estudo em casa, fazendo o aluno o protagonista das suas aprendizagens. Como instrumentos de colheita de dados foram utilizados a observação naturalista e elaboração de planos de aula semanais. Posteriormente, aplicaram-se questionários aos alunos e encarregados de educação de forma a efetivar os objetivos deste estudo. Foi implementada uma sensibilização aos encarregados de educação para a importância do estudo de guitarra através da exibição de um vídeo. Ainda, realizaram-se entrevistas a Guitarristas como Professor João Fuss, Professor Tiago Matias e programaram-se workshops. Concluímos que os alunos se sentiram mais motivados e dedicaram maior quantidade de tempo ao estudo da Guitarra após a implementação das supra citadas. Com isso, aguçou-se o gosto pelo estudo das peças sugeridas pelos programas curriculares vigentes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-31
2018-01-31T00:00:00Z
2022-05-10T15:03:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/40489
TID:202399001
url http://hdl.handle.net/10400.26/40489
identifier_str_mv TID:202399001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134918051102720