Criação de repertório de ensemble de guitarras para o ensino básico de música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Pedro Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7639
Resumo: O presente relatório incide sobre a unidade curricular de “Prática de Ensino Supervisionada”, desenvolvida na Escola de Artes da Sociedade Artística Musical dos Pousos e sobre a unidade curricular “Projeto de Ensino Artístico” intitulado “Criação de Repertório de Ensemble de Guitarras para o Ensino Básico de Música”. Ambas unidades curriculares integraram o Mestrado em Ensino de Música desenvolvido na Escola Superior de Artes Aplicadas, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, no ano letivo de 2019/2020. Na primeira parte do documento é apresentada a unidade curricular de “Prática de Ensino Supervisionada”. Esta contém a caracterização geográfica, contexto histórico, tipo de ensino, projeto educativo, plano anual de atividades e as atividades, extracurriculares, realizadas ao longo do ano letivo. Contém as metodologias e os objetivos gerais das disciplinas lecionadas e um perfil dos alunos e da turma realizado através de inquéritos. Para finalizar a primeira parte são apresentados relatórios e planificações de duas aulas por período, assim como, uma reflexão de cada disciplina lecionada e uma reflexão geral da unidade curricular mencionada. Na segunda parte é apresentado, através da unidade curricular de “Projeto de Ensino Artístico”, o projeto “Criação de Repertório de Ensemble de Guitarras para o Ensino Básico de Música”. Este projeto teve como principal foco a criação e encomenda de repertório de ensemble de guitarras a fim de ser inserido a partir do 2º ao 5º grau nos cursos de ensino básico de música. Para validação, aplicabilidade e orientação dos conteúdos técnicos foi utilizado o programa arpejos e escalas de guitarra ABRSM do 1º ao 5º grau. Através da recolha das partituras, foi realizado uma análise técnica e formal das obras que determina, através do programa mencionado, se os naipes estão adaptados às exigências técnicas dos graus. Um dos objetivos do presente trabalho foi, através da criação e encomenda de repertório de ensemble, melhorar a motivação dos alunos, reforçar a interdisciplinaridade e também desenvolver o nível de performance dos grupos. No entanto, o repertório original não representa um fim em si próprio. É desta forma que surgem os capítulos sobre “Motivação”, “Benefícios da prática de música de conjunto e o “Papel do professor na classe de conjunto”. O professor deve conhecer os mecanismos motivacionais dos alunos, entender de que forma é que a música de conjunto promove as mais diversas aptidões assim como conhecer estratégias para ensaios mais eficientes. Devido à escassez de artigos científicos relacionados sobre a problemática “escassez de repertório original para ensemble de guitarras em Portugal”, surge o capítulo “Entrevistas”. O capítulo apresenta a entrevista realizada a três profissionais da área, que visa discutir a problemática acima mencionada, entre outros temas relevantes. O relatório termina com a apresentação das “Limitações e motivações da investigação”, uma “Reflexão geral da investigação”, “Conclusão final”, toda a “Bibliografia” que sustenta o projeto e os “ANEXOS” que contém as obras criadas para ensemble de guitarras.
id RCAP_6fc0eecdba64a7e6015ea51e157c0c31
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7639
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criação de repertório de ensemble de guitarras para o ensino básico de músicaEnsembleEnsinoRepertórioGuitarraMotivaçãoTeachingRepertoireGuitarMotivationDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente relatório incide sobre a unidade curricular de “Prática de Ensino Supervisionada”, desenvolvida na Escola de Artes da Sociedade Artística Musical dos Pousos e sobre a unidade curricular “Projeto de Ensino Artístico” intitulado “Criação de Repertório de Ensemble de Guitarras para o Ensino Básico de Música”. Ambas unidades curriculares integraram o Mestrado em Ensino de Música desenvolvido na Escola Superior de Artes Aplicadas, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, no ano letivo de 2019/2020. Na primeira parte do documento é apresentada a unidade curricular de “Prática de Ensino Supervisionada”. Esta contém a caracterização geográfica, contexto histórico, tipo de ensino, projeto educativo, plano anual de atividades e as atividades, extracurriculares, realizadas ao longo do ano letivo. Contém as metodologias e os objetivos gerais das disciplinas lecionadas e um perfil dos alunos e da turma realizado através de inquéritos. Para finalizar a primeira parte são apresentados relatórios e planificações de duas aulas por período, assim como, uma reflexão de cada disciplina lecionada e uma reflexão geral da unidade curricular mencionada. Na segunda parte é apresentado, através da unidade curricular de “Projeto de Ensino Artístico”, o projeto “Criação de Repertório de Ensemble de Guitarras para o Ensino Básico de Música”. Este projeto teve como principal foco a criação e encomenda de repertório de ensemble de guitarras a fim de ser inserido a partir do 2º ao 5º grau nos cursos de ensino básico de música. Para validação, aplicabilidade e orientação dos conteúdos técnicos foi utilizado o programa arpejos e escalas de guitarra ABRSM do 1º ao 5º grau. Através da recolha das partituras, foi realizado uma análise técnica e formal das obras que determina, através do programa mencionado, se os naipes estão adaptados às exigências técnicas dos graus. Um dos objetivos do presente trabalho foi, através da criação e encomenda de repertório de ensemble, melhorar a motivação dos alunos, reforçar a interdisciplinaridade e também desenvolver o nível de performance dos grupos. No entanto, o repertório original não representa um fim em si próprio. É desta forma que surgem os capítulos sobre “Motivação”, “Benefícios da prática de música de conjunto e o “Papel do professor na classe de conjunto”. O professor deve conhecer os mecanismos motivacionais dos alunos, entender de que forma é que a música de conjunto promove as mais diversas aptidões assim como conhecer estratégias para ensaios mais eficientes. Devido à escassez de artigos científicos relacionados sobre a problemática “escassez de repertório original para ensemble de guitarras em Portugal”, surge o capítulo “Entrevistas”. O capítulo apresenta a entrevista realizada a três profissionais da área, que visa discutir a problemática acima mencionada, entre outros temas relevantes. O relatório termina com a apresentação das “Limitações e motivações da investigação”, uma “Reflexão geral da investigação”, “Conclusão final”, toda a “Bibliografia” que sustenta o projeto e os “ANEXOS” que contém as obras criadas para ensemble de guitarras.Abstract : This report focuses on the “Supervised Teaching Practice” curricular unit, developed at the music school Sociedade Artística Musical dos Pousos and on the “Artistic Teaching Project”, course unit entitled “Creating a Guitar Ensemble Repertoire for Teaching Basic Music”. Both units are members of the Master’s in Music teaching developed at the Escola Superior de Artes Aplicadas, Instituto Politécnico de Castelo Branco, in the academic year 2019/2020. In the first part of the document, the curricular unit of “Supervised teaching practice” is presented. It contains the geographical characterization, historical context, type of teaching, educational project, annual activity plan and activities, apart from the classroom context, which we carried out throughout the year. It contains the methodologies and general objectives of the subjects taught, and a profile of the students and the class carried out through surveys. To conclude the first part, reports and plans of two classes per period are presented, as well as a reflection of each subject taught and a general reflection of the mentioned course unit. In the second part, it is presented through the curricular unit of “Artistic Teaching Project”, the project “Creation of Guitar Ensemble Repertoire for Basic Education”. This project had as focus, the creation and commissioning of a guitar ensemble repertoire with the final objective of being inserted from the 2nd to the 5th degree of basic music education courses. For validation, applicability, and orientation of the technical contents, the ABRSM arpeggios and guitar scales program from the 1st to the 5th grade was used. Through the collection of the scores, a technical and formal analysis of the works is carried out, which determines, through the mentioned guitar program, whether the suits are adapted to the technical requirements of the degrees. One of the objectives of this work is to create and order an ensemble repertoire, improve students' motivation, reinforce interdisciplinarity and also develop the level of performance of the groups. However, the original repertoire does not represent an end in itself. It is in this way that the chapters on “Motivation”, “Benefits op Practicing group music” and “The role of the teacher in the group Class” appear. The teacher must know the motivational mechanisms of the students, understand how the group music promotes the most diverse skills, and know strategies for more efficient rehearsals. Due to the scarcity of related scientific articles on the problematic “scarcity of original repertoire for guitar ensemble in Portugal”, the chapter “Interviews” appears. The chapter presents the interview conducted with three professionals in the field that aims to discuss the above-mentioned issue among other relevant topics. The report ends with the presentation of the “Limitations and motivations of the investigation”, a “General reflection of the investigation”, “Final conclusion”, the entire “Bibliography” that supports the project and the “Annexes” that contain the works created for the guitar ensemble.Lourenço, Gonçalo Nuno Moreno RissoCorreia, João Tiago LuísRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoFerreira, Pedro Silva2021-07-15T09:21:42Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7639TID:202744426porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:48:17Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7639Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:07.213419Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criação de repertório de ensemble de guitarras para o ensino básico de música
title Criação de repertório de ensemble de guitarras para o ensino básico de música
spellingShingle Criação de repertório de ensemble de guitarras para o ensino básico de música
Ferreira, Pedro Silva
Ensemble
Ensino
Repertório
Guitarra
Motivação
Teaching
Repertoire
Guitar
Motivation
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short Criação de repertório de ensemble de guitarras para o ensino básico de música
title_full Criação de repertório de ensemble de guitarras para o ensino básico de música
title_fullStr Criação de repertório de ensemble de guitarras para o ensino básico de música
title_full_unstemmed Criação de repertório de ensemble de guitarras para o ensino básico de música
title_sort Criação de repertório de ensemble de guitarras para o ensino básico de música
author Ferreira, Pedro Silva
author_facet Ferreira, Pedro Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lourenço, Gonçalo Nuno Moreno Risso
Correia, João Tiago Luís
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Pedro Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensemble
Ensino
Repertório
Guitarra
Motivação
Teaching
Repertoire
Guitar
Motivation
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Ensemble
Ensino
Repertório
Guitarra
Motivação
Teaching
Repertoire
Guitar
Motivation
Domínio/Área Científica : Humanidades
description O presente relatório incide sobre a unidade curricular de “Prática de Ensino Supervisionada”, desenvolvida na Escola de Artes da Sociedade Artística Musical dos Pousos e sobre a unidade curricular “Projeto de Ensino Artístico” intitulado “Criação de Repertório de Ensemble de Guitarras para o Ensino Básico de Música”. Ambas unidades curriculares integraram o Mestrado em Ensino de Música desenvolvido na Escola Superior de Artes Aplicadas, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, no ano letivo de 2019/2020. Na primeira parte do documento é apresentada a unidade curricular de “Prática de Ensino Supervisionada”. Esta contém a caracterização geográfica, contexto histórico, tipo de ensino, projeto educativo, plano anual de atividades e as atividades, extracurriculares, realizadas ao longo do ano letivo. Contém as metodologias e os objetivos gerais das disciplinas lecionadas e um perfil dos alunos e da turma realizado através de inquéritos. Para finalizar a primeira parte são apresentados relatórios e planificações de duas aulas por período, assim como, uma reflexão de cada disciplina lecionada e uma reflexão geral da unidade curricular mencionada. Na segunda parte é apresentado, através da unidade curricular de “Projeto de Ensino Artístico”, o projeto “Criação de Repertório de Ensemble de Guitarras para o Ensino Básico de Música”. Este projeto teve como principal foco a criação e encomenda de repertório de ensemble de guitarras a fim de ser inserido a partir do 2º ao 5º grau nos cursos de ensino básico de música. Para validação, aplicabilidade e orientação dos conteúdos técnicos foi utilizado o programa arpejos e escalas de guitarra ABRSM do 1º ao 5º grau. Através da recolha das partituras, foi realizado uma análise técnica e formal das obras que determina, através do programa mencionado, se os naipes estão adaptados às exigências técnicas dos graus. Um dos objetivos do presente trabalho foi, através da criação e encomenda de repertório de ensemble, melhorar a motivação dos alunos, reforçar a interdisciplinaridade e também desenvolver o nível de performance dos grupos. No entanto, o repertório original não representa um fim em si próprio. É desta forma que surgem os capítulos sobre “Motivação”, “Benefícios da prática de música de conjunto e o “Papel do professor na classe de conjunto”. O professor deve conhecer os mecanismos motivacionais dos alunos, entender de que forma é que a música de conjunto promove as mais diversas aptidões assim como conhecer estratégias para ensaios mais eficientes. Devido à escassez de artigos científicos relacionados sobre a problemática “escassez de repertório original para ensemble de guitarras em Portugal”, surge o capítulo “Entrevistas”. O capítulo apresenta a entrevista realizada a três profissionais da área, que visa discutir a problemática acima mencionada, entre outros temas relevantes. O relatório termina com a apresentação das “Limitações e motivações da investigação”, uma “Reflexão geral da investigação”, “Conclusão final”, toda a “Bibliografia” que sustenta o projeto e os “ANEXOS” que contém as obras criadas para ensemble de guitarras.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-15T09:21:42Z
2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/7639
TID:202744426
url http://hdl.handle.net/10400.11/7639
identifier_str_mv TID:202744426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130845039034368