Autonomia em fim de vida: eutanásia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Rute Monteiro da Fonseca Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11366
Resumo: Introdução: A eutanásia constitui um problema ético. A educação médica e experiência clínica influenciam a capacidade deliberativa. À semelhança da Europa, a aceitação social da eutanásia tem aumentado em Portugal. Importa compreender a atitude dos médicos do futuro relativamente à eutanásia uma vez que a sua prática clínica poderá ser confrontada com eventuais alterações da legislação. Objetivo: Observar a compreensão dos estudantes em questões de fim de vida relacionadas com a eutanásia, comparando entre dois grupos – em início e no final da formação pré-graduada, respetivamente. Material e métodos: Este é um estudo descritivo e transversal. A população alvo constitui os alunos do 1º e 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade da Beira Interior ao ano letivo 2019/20; composta por 330 alunos. Por metodologia Delphi, contrui-se um questionário de 7 perguntas. Questionou-se se o caso Vincent Lambert se tratava de eutanásia. Pesquisou-se a concordância relativamente à remoção das medidas de suporte de vida. Sondou-se a opinião sobre o impacto dos estágios curriculares e formação em ética na preparação para gerir decisões de fim de vida. Posteriormente, procedeu-se à análise estatística, através do programa Statistical Package for Social Sciences® versão 26, utilizando-se o teste Qui-quadrado, teste Mann-Whitney e teste exato de Fisher. Resultados: Dos 101 alunos que integraram o estudo, a maioria (65,3%) considerou o caso eutanásia, opção concordante entre os dois anos (p=0,398), classificada mais frequentemente como passiva (63,1%). A maioria dos participantes (61,4%) manifestou-se a favor da remoção das medidas de suporte de vida, sobretudo os alunos de 1º ano (71,2% contra 51,0% do 6º ano, p=0,038). Os alunos finalistas mostraram-se mais discordantes (65,3%) da capacidade formativa do estágio na preparação para gerir dilemas de fim de vida. Os alunos de 1ºe 6º ano revelaram-se satisfeitos com a capacitação adquirida pela formação curricular em ética (61,5% e 59,2%, respetivamente). Conclusão: A maioria dos alunos em estudo considera o caso apresentado como eutanásia, revelando que não distinguem moralmente entre eutanásia e ortotanásia. Recomenda-se a dinamização de estratégicas formativas com um enfoque mais prático no ensino da ética médica.
id RCAP_00c6183f4a3cf6baaaa0c85913f72fd8
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11366
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autonomia em fim de vida: eutanásiaA propósito de um caso partilhado com estudantes de Medicina da Universidade da Beira InteriorAutonomiaEducação MédicaEstudantes de MedicinaÉticaEutanásiaDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::MedicinaIntrodução: A eutanásia constitui um problema ético. A educação médica e experiência clínica influenciam a capacidade deliberativa. À semelhança da Europa, a aceitação social da eutanásia tem aumentado em Portugal. Importa compreender a atitude dos médicos do futuro relativamente à eutanásia uma vez que a sua prática clínica poderá ser confrontada com eventuais alterações da legislação. Objetivo: Observar a compreensão dos estudantes em questões de fim de vida relacionadas com a eutanásia, comparando entre dois grupos – em início e no final da formação pré-graduada, respetivamente. Material e métodos: Este é um estudo descritivo e transversal. A população alvo constitui os alunos do 1º e 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade da Beira Interior ao ano letivo 2019/20; composta por 330 alunos. Por metodologia Delphi, contrui-se um questionário de 7 perguntas. Questionou-se se o caso Vincent Lambert se tratava de eutanásia. Pesquisou-se a concordância relativamente à remoção das medidas de suporte de vida. Sondou-se a opinião sobre o impacto dos estágios curriculares e formação em ética na preparação para gerir decisões de fim de vida. Posteriormente, procedeu-se à análise estatística, através do programa Statistical Package for Social Sciences® versão 26, utilizando-se o teste Qui-quadrado, teste Mann-Whitney e teste exato de Fisher. Resultados: Dos 101 alunos que integraram o estudo, a maioria (65,3%) considerou o caso eutanásia, opção concordante entre os dois anos (p=0,398), classificada mais frequentemente como passiva (63,1%). A maioria dos participantes (61,4%) manifestou-se a favor da remoção das medidas de suporte de vida, sobretudo os alunos de 1º ano (71,2% contra 51,0% do 6º ano, p=0,038). Os alunos finalistas mostraram-se mais discordantes (65,3%) da capacidade formativa do estágio na preparação para gerir dilemas de fim de vida. Os alunos de 1ºe 6º ano revelaram-se satisfeitos com a capacitação adquirida pela formação curricular em ética (61,5% e 59,2%, respetivamente). Conclusão: A maioria dos alunos em estudo considera o caso apresentado como eutanásia, revelando que não distinguem moralmente entre eutanásia e ortotanásia. Recomenda-se a dinamização de estratégicas formativas com um enfoque mais prático no ensino da ética médica.Introduction: Euthanasia is an ethical issue. Medical education and clinical experience influence ethical reasoning. Like in other European countries, social acceptance of euthanasia has increased in Portugal. It is important to understand future doctors’ attitude towards euthanasia since during their clinical practice they may face eventual modifications to legislation. Aim: This study seeks to observe students’ understanding of end of life matters related to euthanasia, comparing between two groups - one at the beginning and the other at the end of undergraduate education. Materials and methods: This is an observational cross-seccional study. The target population were first and sixth-year medical students of the Master’s Degree in Medicine of the University of Beira Interior, academic year 2019/20; it was composed of 330 elements. A 7-question questionnaire was constructed through Delphi method. It was asked if the Vincent Lambert case was considered euthanasia. Acceptance of the withdrawal of life-sustaining treatment was searched. Students’ opinions about curricular residences and teaching of ethics on the preparation to decision making regarding end-oflife dilemmas was inquired. Afterwards, statistical analysis was carried out using the Statistical Package for Social Sciences® version 26, using the following tests: Chi-square test, Mann Whitney test and Fisher’s exact test. Results: Of the 101 students who integrated the study, the majority (65,3%) classified the case as euthanasia, this option was concordant between the two curricular years (p=0,398), most often as passive euthanasia (63,1%). Most students (61,4%) were in favour of withdrawing the life-sustaining measures, especially first year medical students (71,2% against 51,0% of sixth year, p=0,038). Final year students disagreed the most (65,3%) of the curricular residences’ formative capacity on the preparation to manage endof-life dilemmas. Both first and final year undergraduates expressed satisfaction regarding attainment of knowledge in end-of-life decisions through curricular training in ethics (61,5% and 59,2%, respectively). Conclusion: Most students thought the presented case was considered euthanasia, suggesting they do not distinguish between euthanasia and orthothanasia. It is argued that a more practical formative approach should be considered in medical ethics teaching.Abejas, Abel GarciauBibliorumGomes, Ana Rute Monteiro da Fonseca Oliveira2021-12-02T14:32:42Z2021-05-252021-04-132021-05-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11366TID:202788792porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:53:49Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11366Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:10.656996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autonomia em fim de vida: eutanásia
A propósito de um caso partilhado com estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior
title Autonomia em fim de vida: eutanásia
spellingShingle Autonomia em fim de vida: eutanásia
Gomes, Ana Rute Monteiro da Fonseca Oliveira
Autonomia
Educação Médica
Estudantes de Medicina
Ética
Eutanásia
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::Medicina
title_short Autonomia em fim de vida: eutanásia
title_full Autonomia em fim de vida: eutanásia
title_fullStr Autonomia em fim de vida: eutanásia
title_full_unstemmed Autonomia em fim de vida: eutanásia
title_sort Autonomia em fim de vida: eutanásia
author Gomes, Ana Rute Monteiro da Fonseca Oliveira
author_facet Gomes, Ana Rute Monteiro da Fonseca Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abejas, Abel Garcia
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ana Rute Monteiro da Fonseca Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Educação Médica
Estudantes de Medicina
Ética
Eutanásia
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::Medicina
topic Autonomia
Educação Médica
Estudantes de Medicina
Ética
Eutanásia
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::Medicina
description Introdução: A eutanásia constitui um problema ético. A educação médica e experiência clínica influenciam a capacidade deliberativa. À semelhança da Europa, a aceitação social da eutanásia tem aumentado em Portugal. Importa compreender a atitude dos médicos do futuro relativamente à eutanásia uma vez que a sua prática clínica poderá ser confrontada com eventuais alterações da legislação. Objetivo: Observar a compreensão dos estudantes em questões de fim de vida relacionadas com a eutanásia, comparando entre dois grupos – em início e no final da formação pré-graduada, respetivamente. Material e métodos: Este é um estudo descritivo e transversal. A população alvo constitui os alunos do 1º e 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade da Beira Interior ao ano letivo 2019/20; composta por 330 alunos. Por metodologia Delphi, contrui-se um questionário de 7 perguntas. Questionou-se se o caso Vincent Lambert se tratava de eutanásia. Pesquisou-se a concordância relativamente à remoção das medidas de suporte de vida. Sondou-se a opinião sobre o impacto dos estágios curriculares e formação em ética na preparação para gerir decisões de fim de vida. Posteriormente, procedeu-se à análise estatística, através do programa Statistical Package for Social Sciences® versão 26, utilizando-se o teste Qui-quadrado, teste Mann-Whitney e teste exato de Fisher. Resultados: Dos 101 alunos que integraram o estudo, a maioria (65,3%) considerou o caso eutanásia, opção concordante entre os dois anos (p=0,398), classificada mais frequentemente como passiva (63,1%). A maioria dos participantes (61,4%) manifestou-se a favor da remoção das medidas de suporte de vida, sobretudo os alunos de 1º ano (71,2% contra 51,0% do 6º ano, p=0,038). Os alunos finalistas mostraram-se mais discordantes (65,3%) da capacidade formativa do estágio na preparação para gerir dilemas de fim de vida. Os alunos de 1ºe 6º ano revelaram-se satisfeitos com a capacitação adquirida pela formação curricular em ética (61,5% e 59,2%, respetivamente). Conclusão: A maioria dos alunos em estudo considera o caso apresentado como eutanásia, revelando que não distinguem moralmente entre eutanásia e ortotanásia. Recomenda-se a dinamização de estratégicas formativas com um enfoque mais prático no ensino da ética médica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-02T14:32:42Z
2021-05-25
2021-04-13
2021-05-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/11366
TID:202788792
url http://hdl.handle.net/10400.6/11366
identifier_str_mv TID:202788792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136401244028928