A aprendizagem do Teorema de Pitágoras com recurso ao GeoGebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/4013 |
Resumo: | Os Cursos Vocacionais são uma oferta educativa que surge tendo como principal objetivo promover a redução do abandono escolar precoce e o sucesso escolar. Seguindo as indicações da tutela, a escola inclusiva, é aquela onde todos os alunos devem encontrar respostas que possibilitam a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da sua plena inclusão social e, para que isso aconteça deve esta instituição reconhecer a diversidade dos seus alunos, encontrando formas de lidar com essa diferença, adequando os processos de ensino – aprendizagem às características de cada aluno, utilizando os meios necessários para que todos aprendam. Assim, os professores devem desenvolver as metodologias e estratégias facilitadoras do processo ensino-aprendizagem dos seus alunos. As dificuldades dos alunos são potenciadas quando a ausência de determinados conhecimentos os impede de aprender novos conteúdos. Nessa perspetiva, questiona-se a possibilidade dessas dificuldades serem ultrapassadas quando se recorre à utilização das TIC no processo ensino-aprendizagem. Em particular, este estudo questiona se é possível ultrapassar essa ausência de conhecimentos quando se estuda o Teorema de Pitágoras com recurso ao software de geometria dinâmica – GeoGebra. O GeoGebra é um software que apresenta três zonas, a algébrica, a gráfica e a folha de cálculo, interligadas dinamicamente, o que possibilita o aluno visualizar, conjeturar, validar e compreender os conceitos e propriedades de uma forma interativa e atrativa. Este estudo integra uma investigação sobre a própria prática profissional, seguindo uma abordagem qualitativa e interpretativa. A recolha de dados foi realizada numa turma do 2ºano de um Curso Vocacional do Ensino Básico. A análise dos dados recolhidos sugere que o uso do SGD-GeoGebra potencia, nos alunos, a capacidade de formular conjeturas que levam a uma aprendizagem significativa e assim, permite que estes aprendam o Teorema de Pitágoras, mesmo quando apresentam ausência de pré-requisitos. A generalidade dos alunos manifestou também opinião favorável à realização de atividades com recurso ao GeoGebra, na aprendizagem do Teorema de Pitágoras. |
id |
RCAP_00c7161fe7ed84a19b29049c2fd2e6c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4013 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A aprendizagem do Teorema de Pitágoras com recurso ao GeoGebraUm estudo de caso com alunos do curso VocacionalTecnologia EducativaGeometriaGeometria DinâmicaTeorema de PitágorasDomínio/Área Científica::Ciências SociaisOs Cursos Vocacionais são uma oferta educativa que surge tendo como principal objetivo promover a redução do abandono escolar precoce e o sucesso escolar. Seguindo as indicações da tutela, a escola inclusiva, é aquela onde todos os alunos devem encontrar respostas que possibilitam a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da sua plena inclusão social e, para que isso aconteça deve esta instituição reconhecer a diversidade dos seus alunos, encontrando formas de lidar com essa diferença, adequando os processos de ensino – aprendizagem às características de cada aluno, utilizando os meios necessários para que todos aprendam. Assim, os professores devem desenvolver as metodologias e estratégias facilitadoras do processo ensino-aprendizagem dos seus alunos. As dificuldades dos alunos são potenciadas quando a ausência de determinados conhecimentos os impede de aprender novos conteúdos. Nessa perspetiva, questiona-se a possibilidade dessas dificuldades serem ultrapassadas quando se recorre à utilização das TIC no processo ensino-aprendizagem. Em particular, este estudo questiona se é possível ultrapassar essa ausência de conhecimentos quando se estuda o Teorema de Pitágoras com recurso ao software de geometria dinâmica – GeoGebra. O GeoGebra é um software que apresenta três zonas, a algébrica, a gráfica e a folha de cálculo, interligadas dinamicamente, o que possibilita o aluno visualizar, conjeturar, validar e compreender os conceitos e propriedades de uma forma interativa e atrativa. Este estudo integra uma investigação sobre a própria prática profissional, seguindo uma abordagem qualitativa e interpretativa. A recolha de dados foi realizada numa turma do 2ºano de um Curso Vocacional do Ensino Básico. A análise dos dados recolhidos sugere que o uso do SGD-GeoGebra potencia, nos alunos, a capacidade de formular conjeturas que levam a uma aprendizagem significativa e assim, permite que estes aprendam o Teorema de Pitágoras, mesmo quando apresentam ausência de pré-requisitos. A generalidade dos alunos manifestou também opinião favorável à realização de atividades com recurso ao GeoGebra, na aprendizagem do Teorema de Pitágoras.Santos, Filipe Alexandre da SilvaIC-OnlinePedro, Sandra Maria Silva Reis2019-07-23T11:25:22Z2019-05-152019-05-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4013TID:202263029porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:48:25Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:59.338843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem do Teorema de Pitágoras com recurso ao GeoGebra Um estudo de caso com alunos do curso Vocacional |
title |
A aprendizagem do Teorema de Pitágoras com recurso ao GeoGebra |
spellingShingle |
A aprendizagem do Teorema de Pitágoras com recurso ao GeoGebra Pedro, Sandra Maria Silva Reis Tecnologia Educativa Geometria Geometria Dinâmica Teorema de Pitágoras Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
A aprendizagem do Teorema de Pitágoras com recurso ao GeoGebra |
title_full |
A aprendizagem do Teorema de Pitágoras com recurso ao GeoGebra |
title_fullStr |
A aprendizagem do Teorema de Pitágoras com recurso ao GeoGebra |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem do Teorema de Pitágoras com recurso ao GeoGebra |
title_sort |
A aprendizagem do Teorema de Pitágoras com recurso ao GeoGebra |
author |
Pedro, Sandra Maria Silva Reis |
author_facet |
Pedro, Sandra Maria Silva Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Filipe Alexandre da Silva IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedro, Sandra Maria Silva Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Educativa Geometria Geometria Dinâmica Teorema de Pitágoras Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Tecnologia Educativa Geometria Geometria Dinâmica Teorema de Pitágoras Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
Os Cursos Vocacionais são uma oferta educativa que surge tendo como principal objetivo promover a redução do abandono escolar precoce e o sucesso escolar. Seguindo as indicações da tutela, a escola inclusiva, é aquela onde todos os alunos devem encontrar respostas que possibilitam a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da sua plena inclusão social e, para que isso aconteça deve esta instituição reconhecer a diversidade dos seus alunos, encontrando formas de lidar com essa diferença, adequando os processos de ensino – aprendizagem às características de cada aluno, utilizando os meios necessários para que todos aprendam. Assim, os professores devem desenvolver as metodologias e estratégias facilitadoras do processo ensino-aprendizagem dos seus alunos. As dificuldades dos alunos são potenciadas quando a ausência de determinados conhecimentos os impede de aprender novos conteúdos. Nessa perspetiva, questiona-se a possibilidade dessas dificuldades serem ultrapassadas quando se recorre à utilização das TIC no processo ensino-aprendizagem. Em particular, este estudo questiona se é possível ultrapassar essa ausência de conhecimentos quando se estuda o Teorema de Pitágoras com recurso ao software de geometria dinâmica – GeoGebra. O GeoGebra é um software que apresenta três zonas, a algébrica, a gráfica e a folha de cálculo, interligadas dinamicamente, o que possibilita o aluno visualizar, conjeturar, validar e compreender os conceitos e propriedades de uma forma interativa e atrativa. Este estudo integra uma investigação sobre a própria prática profissional, seguindo uma abordagem qualitativa e interpretativa. A recolha de dados foi realizada numa turma do 2ºano de um Curso Vocacional do Ensino Básico. A análise dos dados recolhidos sugere que o uso do SGD-GeoGebra potencia, nos alunos, a capacidade de formular conjeturas que levam a uma aprendizagem significativa e assim, permite que estes aprendam o Teorema de Pitágoras, mesmo quando apresentam ausência de pré-requisitos. A generalidade dos alunos manifestou também opinião favorável à realização de atividades com recurso ao GeoGebra, na aprendizagem do Teorema de Pitágoras. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-23T11:25:22Z 2019-05-15 2019-05-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/4013 TID:202263029 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/4013 |
identifier_str_mv |
TID:202263029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136973592461312 |