A seleção e o uso da gramática no 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Maria Cristina Estiveira Encarnado
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11922
Resumo: O presente estudo enquadra-se na dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação― Supervisão Pedagógica. Os objetivos são conhecer as representações dos professores que lecionam no 1.º Ciclo do Ensino Básico no concelho de Abrantes no ano letivo 2012/2013 sobre a seleção e uso do manual de gramática em contexto pedagógico. O quadro conceptual mostra a existência de diferentes significados do conceito de gramática, de norma gramatical e de transposição didáctica e a abordagem do tema no discurso oficial desde a Lei de Bases do Sistema Educativo às Metas Curriculares. O estudo empírico seguiu uma abordagem quantitativa e descritiva. Os resultados obtidos através de questionário e a análise realizada mostram que os docentes consultam diversos manuais de gramática, que não há uniformização de critérios para a seleção, nem para o uso da gramática e que sentem necessidade de formação nesta área temática; ### Abstract: The Selection and the Use of the Grammar in the 1st Cicle This study is part of the dissertation for the degree of Master in Science of Education-Supervision. The objectives of this work are to know the representations of teachers teaching in the 1stCicle of Basic Education in the municipality of Abrantes in the academic year 2012/2013 concerning the selection and use of the manual of grammar in teaching context. The study presents the existence of different meanings of the concept of grammar, of standard grammar and of didactic transposition and an approach to the topic in the official discourse from the Law of the Education System to Curriculum Goals. The empiric study follows a quantitative and descriptive approach. The results obtained through the questionnaire and the analysis show that there are no uniform criteria for the selection, or to the use of the manual of grammar, teachers consult several manuals of grammar and feel the need for training in this subject.
id RCAP_00c96f5871abcf488a3e0e983a56c0c2
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11922
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A seleção e o uso da gramática no 1º cicloGramáticaCritérios de seleção de manuais de gramáticaGramática no 1º CEBGrammarCriteria for selection of the manuals of grammarGrammar in the 1st cicle of basic educationO presente estudo enquadra-se na dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação― Supervisão Pedagógica. Os objetivos são conhecer as representações dos professores que lecionam no 1.º Ciclo do Ensino Básico no concelho de Abrantes no ano letivo 2012/2013 sobre a seleção e uso do manual de gramática em contexto pedagógico. O quadro conceptual mostra a existência de diferentes significados do conceito de gramática, de norma gramatical e de transposição didáctica e a abordagem do tema no discurso oficial desde a Lei de Bases do Sistema Educativo às Metas Curriculares. O estudo empírico seguiu uma abordagem quantitativa e descritiva. Os resultados obtidos através de questionário e a análise realizada mostram que os docentes consultam diversos manuais de gramática, que não há uniformização de critérios para a seleção, nem para o uso da gramática e que sentem necessidade de formação nesta área temática; ### Abstract: The Selection and the Use of the Grammar in the 1st Cicle This study is part of the dissertation for the degree of Master in Science of Education-Supervision. The objectives of this work are to know the representations of teachers teaching in the 1stCicle of Basic Education in the municipality of Abrantes in the academic year 2012/2013 concerning the selection and use of the manual of grammar in teaching context. The study presents the existence of different meanings of the concept of grammar, of standard grammar and of didactic transposition and an approach to the topic in the official discourse from the Law of the Education System to Curriculum Goals. The empiric study follows a quantitative and descriptive approach. The results obtained through the questionnaire and the analysis show that there are no uniform criteria for the selection, or to the use of the manual of grammar, teachers consult several manuals of grammar and feel the need for training in this subject.Universidade de Évora2014-12-10T12:23:49Z2014-12-102013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11922http://hdl.handle.net/10174/11922TID:201246074porDepartamento de Pedagogia e Educaçãocristina.encarnado@gmail.com229Assis, Maria Cristina Estiveira Encarnadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:04Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:35.384186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A seleção e o uso da gramática no 1º ciclo
title A seleção e o uso da gramática no 1º ciclo
spellingShingle A seleção e o uso da gramática no 1º ciclo
Assis, Maria Cristina Estiveira Encarnado
Gramática
Critérios de seleção de manuais de gramática
Gramática no 1º CEB
Grammar
Criteria for selection of the manuals of grammar
Grammar in the 1st cicle of basic education
title_short A seleção e o uso da gramática no 1º ciclo
title_full A seleção e o uso da gramática no 1º ciclo
title_fullStr A seleção e o uso da gramática no 1º ciclo
title_full_unstemmed A seleção e o uso da gramática no 1º ciclo
title_sort A seleção e o uso da gramática no 1º ciclo
author Assis, Maria Cristina Estiveira Encarnado
author_facet Assis, Maria Cristina Estiveira Encarnado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Maria Cristina Estiveira Encarnado
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática
Critérios de seleção de manuais de gramática
Gramática no 1º CEB
Grammar
Criteria for selection of the manuals of grammar
Grammar in the 1st cicle of basic education
topic Gramática
Critérios de seleção de manuais de gramática
Gramática no 1º CEB
Grammar
Criteria for selection of the manuals of grammar
Grammar in the 1st cicle of basic education
description O presente estudo enquadra-se na dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação― Supervisão Pedagógica. Os objetivos são conhecer as representações dos professores que lecionam no 1.º Ciclo do Ensino Básico no concelho de Abrantes no ano letivo 2012/2013 sobre a seleção e uso do manual de gramática em contexto pedagógico. O quadro conceptual mostra a existência de diferentes significados do conceito de gramática, de norma gramatical e de transposição didáctica e a abordagem do tema no discurso oficial desde a Lei de Bases do Sistema Educativo às Metas Curriculares. O estudo empírico seguiu uma abordagem quantitativa e descritiva. Os resultados obtidos através de questionário e a análise realizada mostram que os docentes consultam diversos manuais de gramática, que não há uniformização de critérios para a seleção, nem para o uso da gramática e que sentem necessidade de formação nesta área temática; ### Abstract: The Selection and the Use of the Grammar in the 1st Cicle This study is part of the dissertation for the degree of Master in Science of Education-Supervision. The objectives of this work are to know the representations of teachers teaching in the 1stCicle of Basic Education in the municipality of Abrantes in the academic year 2012/2013 concerning the selection and use of the manual of grammar in teaching context. The study presents the existence of different meanings of the concept of grammar, of standard grammar and of didactic transposition and an approach to the topic in the official discourse from the Law of the Education System to Curriculum Goals. The empiric study follows a quantitative and descriptive approach. The results obtained through the questionnaire and the analysis show that there are no uniform criteria for the selection, or to the use of the manual of grammar, teachers consult several manuals of grammar and feel the need for training in this subject.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-12-10T12:23:49Z
2014-12-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11922
http://hdl.handle.net/10174/11922
TID:201246074
url http://hdl.handle.net/10174/11922
identifier_str_mv TID:201246074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
cristina.encarnado@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551926248603648