Villa-Lobos e a educação musical no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Jacqueline Lourenço
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11840
Resumo: Este trabalho ocupa-se da intervenção de Heitor Villa-Lobos no domínio da educação musical no Brasil da primeira metade do século XX. Visa a compreensão dos ideais e realizações do compositor, na transformação do seu país nesse domínio. A contextualização histórica, social e política, com particular destaque para a ideologia nacionalista vigente, de que encontramos marcas nos escritos e nas canções patrióticas de Villa-Lobos, contribui para entender melhor os seus objetivos, justificações e os resultados alcançados. Destacam-se na biografia de Villa-Lobos, as viagens que fez pelo Brasil, a recolha de música tradicional que empreendeu, depois assumida como fonte de inspiração e fomento para a criação da sua própria obra. Num Brasil em profundas transformações políticas e sociais, Villa-Lobos surge conotado com o regime ditatorial de Getúlio Vargas, o que lhe permitiu implementar o seu projeto de educação musical do país, tema deste trabalho ; ### ABSTRACT: This essay concerns the analysis of Heitor Villa-Lobos’ role in Brazil’s music education at school level in the first half of the twentieth century. It aims at the understanding of his ideals and accomplishments regarding the transformation of his country in that matter. The historical, social and political context, of which we find evidence in his writings and patriotic songs, helps one towards a better comprehension of his objectives, reasonings and the achieved results, with special focus on the contemporary nationalistic ideology. From Villa-Lobos’ biography it is germane to highlight his travels throughout Brazil, from where he gathered folk music that later inspired the composer in the creation of his own work. In a scenario of profound political and social changes, Villa-Lobos’ is seen to be close to Getúlio Vargas’ dictatorial regime, a situation that allowed the composer to implement his music education project and that this essay refers to.
id RCAP_00ce4050ff9e914bf7c8e36357ccbb25
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11840
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Villa-Lobos e a educação musical no BrasilEducação musicalCanto orfeónicoFolclore/Música tradicionalNacionalismoModernismoCivismoMusic educationOrpheonic singingFolklore/Folk MusicNationalismModernismCivismEste trabalho ocupa-se da intervenção de Heitor Villa-Lobos no domínio da educação musical no Brasil da primeira metade do século XX. Visa a compreensão dos ideais e realizações do compositor, na transformação do seu país nesse domínio. A contextualização histórica, social e política, com particular destaque para a ideologia nacionalista vigente, de que encontramos marcas nos escritos e nas canções patrióticas de Villa-Lobos, contribui para entender melhor os seus objetivos, justificações e os resultados alcançados. Destacam-se na biografia de Villa-Lobos, as viagens que fez pelo Brasil, a recolha de música tradicional que empreendeu, depois assumida como fonte de inspiração e fomento para a criação da sua própria obra. Num Brasil em profundas transformações políticas e sociais, Villa-Lobos surge conotado com o regime ditatorial de Getúlio Vargas, o que lhe permitiu implementar o seu projeto de educação musical do país, tema deste trabalho ; ### ABSTRACT: This essay concerns the analysis of Heitor Villa-Lobos’ role in Brazil’s music education at school level in the first half of the twentieth century. It aims at the understanding of his ideals and accomplishments regarding the transformation of his country in that matter. The historical, social and political context, of which we find evidence in his writings and patriotic songs, helps one towards a better comprehension of his objectives, reasonings and the achieved results, with special focus on the contemporary nationalistic ideology. From Villa-Lobos’ biography it is germane to highlight his travels throughout Brazil, from where he gathered folk music that later inspired the composer in the creation of his own work. In a scenario of profound political and social changes, Villa-Lobos’ is seen to be close to Getúlio Vargas’ dictatorial regime, a situation that allowed the composer to implement his music education project and that this essay refers to.Universidade de Évora2014-11-20T17:11:37Z2014-11-202011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11840http://hdl.handle.net/10174/11840porDepartamento de Músicateses@bib.uevora.pt203Barreto, Jacqueline Lourençoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:14Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11840Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:12.313133Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Villa-Lobos e a educação musical no Brasil
title Villa-Lobos e a educação musical no Brasil
spellingShingle Villa-Lobos e a educação musical no Brasil
Barreto, Jacqueline Lourenço
Educação musical
Canto orfeónico
Folclore/Música tradicional
Nacionalismo
Modernismo
Civismo
Music education
Orpheonic singing
Folklore/Folk Music
Nationalism
Modernism
Civism
title_short Villa-Lobos e a educação musical no Brasil
title_full Villa-Lobos e a educação musical no Brasil
title_fullStr Villa-Lobos e a educação musical no Brasil
title_full_unstemmed Villa-Lobos e a educação musical no Brasil
title_sort Villa-Lobos e a educação musical no Brasil
author Barreto, Jacqueline Lourenço
author_facet Barreto, Jacqueline Lourenço
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Jacqueline Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Canto orfeónico
Folclore/Música tradicional
Nacionalismo
Modernismo
Civismo
Music education
Orpheonic singing
Folklore/Folk Music
Nationalism
Modernism
Civism
topic Educação musical
Canto orfeónico
Folclore/Música tradicional
Nacionalismo
Modernismo
Civismo
Music education
Orpheonic singing
Folklore/Folk Music
Nationalism
Modernism
Civism
description Este trabalho ocupa-se da intervenção de Heitor Villa-Lobos no domínio da educação musical no Brasil da primeira metade do século XX. Visa a compreensão dos ideais e realizações do compositor, na transformação do seu país nesse domínio. A contextualização histórica, social e política, com particular destaque para a ideologia nacionalista vigente, de que encontramos marcas nos escritos e nas canções patrióticas de Villa-Lobos, contribui para entender melhor os seus objetivos, justificações e os resultados alcançados. Destacam-se na biografia de Villa-Lobos, as viagens que fez pelo Brasil, a recolha de música tradicional que empreendeu, depois assumida como fonte de inspiração e fomento para a criação da sua própria obra. Num Brasil em profundas transformações políticas e sociais, Villa-Lobos surge conotado com o regime ditatorial de Getúlio Vargas, o que lhe permitiu implementar o seu projeto de educação musical do país, tema deste trabalho ; ### ABSTRACT: This essay concerns the analysis of Heitor Villa-Lobos’ role in Brazil’s music education at school level in the first half of the twentieth century. It aims at the understanding of his ideals and accomplishments regarding the transformation of his country in that matter. The historical, social and political context, of which we find evidence in his writings and patriotic songs, helps one towards a better comprehension of his objectives, reasonings and the achieved results, with special focus on the contemporary nationalistic ideology. From Villa-Lobos’ biography it is germane to highlight his travels throughout Brazil, from where he gathered folk music that later inspired the composer in the creation of his own work. In a scenario of profound political and social changes, Villa-Lobos’ is seen to be close to Getúlio Vargas’ dictatorial regime, a situation that allowed the composer to implement his music education project and that this essay refers to.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2014-11-20T17:11:37Z
2014-11-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11840
http://hdl.handle.net/10174/11840
url http://hdl.handle.net/10174/11840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
teses@bib.uevora.pt
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136537158352896