Promoção da qualidade de vida em crianças e adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar, Tania
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Ribeiro, José Luis Pais, Matos, Margarida Gaspar de, Leal, I.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/1075
Resumo: O presente trabalho visa identificar e caracterizar estratégias de promoção de qualidade de vida relacionada com a saúde (QVRS) em crianças e adolescentes, tendo em conta a perspectiva de crianças e adolescentes, pais e profissionais de educação. Foram utilizados métodos qualitativos através da aplicação da técnica de recolha de dados, grupos focais ou grupos de discussão centrados num tema. Para obter informação de modo a contextualizar, clarificar e interpretar o conhecimento adquirido através da revisão de literatura, nomeadamente, de estudos empíricos realizados neste âmbito. Foram efectuados dezasseis grupos, seis grupos de crianças e adolescentes, quatro grupos de pais e seis grupos de profissionais de educação. O discurso dos participantes foi alvo de análise de conteúdo Os resultados realçam essencialmente, a necessidade de actividades alternativas de ocupação de tempos livre dentro e fora da escola, envolvimento mais activo a parte dos pais e participação mais adequada e competente por parte dos professores na promoção da QVRS em crianças e adolescentes. Estas propostas remetem para a necessidade de uma intervenção conjunta e ecológica entre os vários actores e nos diversos contexto. ------ ABSTRACT ------ The present study aims to identify and to characterize the strategies used in order to promote Health-Related Quality of Life (HRQoL) with children and adolescents, according to children and adolescents’ perspectives, Parents’ perspectives and professionals’ perspectives were also analysed and discussed. A qualitative method was used in order to collect data. A “focus group” or discussion groups based in specific issue was used to collect information and to contextualize, to highlight and to interpret the knowledge obtained through literature. Sixteen focus groups were carried out: six groups with children and adolescents; four groups with parents and six groups with education professionals. Participants speeches were analysed by using a content analyse procedure. The results highlighted from one side the need of alternative activities to spend leisure time inside and outside school. On another hand results suggested the need for parents’ active involvement and the need for a more skilled/ competent participation from education Professional. These features are critical in order to promote HRQoL in children and adolescents. Those proposals indicate the need of a global intervention, framed by an ecological approach involving all actors and several contexts.
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