Promoção de qualidade de vida em crianças e adolescentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862008000100006 |
Resumo: | O presente trabalho visa identificar e caracterizar estratégias de promoção de qualidade de vida relacionada com a saúde (QVRS) em crianças e adolescentes, tendo em conta a perspectiva de crianças e adolescentes, pais e profissionais de educação. Foram utilizados métodos qualitativos através da aplicação da técnica de recolha de dados, grupos focais ou grupos de discussão centrados num tema. Para obter informação de modo a contextualizar, clarificar e interpretar o conhecimento adquirido através da revisão de literatura, nomeadamente, de estudos empíricos realizados neste âmbito. Foram efectuados dezasseis grupos, seis grupos de crianças e adolescentes, quatro grupos de pais e seis grupos de profissionais de educação. O discurso dos participantes foi alvo de análise de conteúdo Os resultados realçam essencialmente, a necessidade de actividades alternativas de ocupação de tempos livre dentro e fora da escola, envolvimento mais activo a parte dos pais e participação mais adequada e competente por parte dos professores na promoção da QVRS em crianças e adolescentes. Estas propostas remetem para a necessidade de uma intervenção conjunta e ecológica entre os vários actores e nos diversos contexto. |
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O presente trabalho visa identificar e caracterizar estratégias de promoção de qualidade de vida relacionada com a saúde (QVRS) em crianças e adolescentes, tendo em conta a perspectiva de crianças e adolescentes, pais e profissionais de educação. Foram utilizados métodos qualitativos através da aplicação da técnica de recolha de dados, grupos focais ou grupos de discussão centrados num tema. Para obter informação de modo a contextualizar, clarificar e interpretar o conhecimento adquirido através da revisão de literatura, nomeadamente, de estudos empíricos realizados neste âmbito. Foram efectuados dezasseis grupos, seis grupos de crianças e adolescentes, quatro grupos de pais e seis grupos de profissionais de educação. O discurso dos participantes foi alvo de análise de conteúdo Os resultados realçam essencialmente, a necessidade de actividades alternativas de ocupação de tempos livre dentro e fora da escola, envolvimento mais activo a parte dos pais e participação mais adequada e competente por parte dos professores na promoção da QVRS em crianças e adolescentes. Estas propostas remetem para a necessidade de uma intervenção conjunta e ecológica entre os vários actores e nos diversos contexto. |
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