Modelo de previsão de churn em clientes empresariais com 1 a 5 serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Nuno Henrique Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/9375
Resumo: Tese de mestrado em Gestão de Informação, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2012
id RCAP_00d250e4a013fd94b30380ffe17da3eb
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/9375
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelo de previsão de churn em clientes empresariais com 1 a 5 serviçosMercado das telecomunicaçõesChurnRetenção de clientesModelos lineares generalizadosRegressão logísticaÁrvores de decisãoTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado em Gestão de Informação, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2012Depois de vários anos de forte expansão, o mercado das telecomunicações em Portugal, e também na Europa, entrou numa fase de alguma estagnação, pelo menos no que diz respeito ao número de clientes. Tal deve-se, naturalmente, à saturação que o mercado acabou por atingir e ainda à grande concorrência por parte dos vários operadores do sector. Como tal, torna-se cada vez mais urgente para as empresas manter os seus actuais clientes. As empresas devem, actualmente, apostar em estratégias de consolidação das suas carteiras de clientes. Este trabalho procura desenhar uma estratégia que permita às empresas prever a perda de clientes (conceito denominado por churn) de forma a que possam perceber quais as razões que os levam a desactivar os seus serviços e consequentemente, a desenhar com antecedência acções efectivas de retenção.After several years of strong expansion, the telecommunications industry in Portugal, as well as in Europe, has come to a certain stagnation stage – at least in what concerns the number of clients. This is naturally due to the saturation point the market has reached and also the competition from several other service providers. Therefore, the telecommunication operators urge to retain their customers. Which means companies must invest in the reinforcement of their customers portfolio. This paper intends to design a strategy which allows companies to predict customers loss (phenomena known as churn) in order to understand why they quit the services and hence draw up preventive retention actions.Antunes, Marília Cristina de Sousa, 1969-Mestre, Paula FigueiredoRepositório da Universidade de LisboaMonteiro, Nuno Henrique Silva2013-10-16T15:46:06Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9375pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:43Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9375Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:36.688641Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de previsão de churn em clientes empresariais com 1 a 5 serviços
title Modelo de previsão de churn em clientes empresariais com 1 a 5 serviços
spellingShingle Modelo de previsão de churn em clientes empresariais com 1 a 5 serviços
Monteiro, Nuno Henrique Silva
Mercado das telecomunicações
Churn
Retenção de clientes
Modelos lineares generalizados
Regressão logística
Árvores de decisão
Teses de mestrado - 2012
title_short Modelo de previsão de churn em clientes empresariais com 1 a 5 serviços
title_full Modelo de previsão de churn em clientes empresariais com 1 a 5 serviços
title_fullStr Modelo de previsão de churn em clientes empresariais com 1 a 5 serviços
title_full_unstemmed Modelo de previsão de churn em clientes empresariais com 1 a 5 serviços
title_sort Modelo de previsão de churn em clientes empresariais com 1 a 5 serviços
author Monteiro, Nuno Henrique Silva
author_facet Monteiro, Nuno Henrique Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, Marília Cristina de Sousa, 1969-
Mestre, Paula Figueiredo
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Nuno Henrique Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado das telecomunicações
Churn
Retenção de clientes
Modelos lineares generalizados
Regressão logística
Árvores de decisão
Teses de mestrado - 2012
topic Mercado das telecomunicações
Churn
Retenção de clientes
Modelos lineares generalizados
Regressão logística
Árvores de decisão
Teses de mestrado - 2012
description Tese de mestrado em Gestão de Informação, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-10-16T15:46:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/9375
url http://hdl.handle.net/10451/9375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134229505769472