Modelo de previsão de churn em clientes empresariais com 1 a 5 serviços
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/9375 |
Resumo: | Tese de mestrado em Gestão de Informação, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2012 |
id |
RCAP_00d250e4a013fd94b30380ffe17da3eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/9375 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Modelo de previsão de churn em clientes empresariais com 1 a 5 serviçosMercado das telecomunicaçõesChurnRetenção de clientesModelos lineares generalizadosRegressão logísticaÁrvores de decisãoTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado em Gestão de Informação, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2012Depois de vários anos de forte expansão, o mercado das telecomunicações em Portugal, e também na Europa, entrou numa fase de alguma estagnação, pelo menos no que diz respeito ao número de clientes. Tal deve-se, naturalmente, à saturação que o mercado acabou por atingir e ainda à grande concorrência por parte dos vários operadores do sector. Como tal, torna-se cada vez mais urgente para as empresas manter os seus actuais clientes. As empresas devem, actualmente, apostar em estratégias de consolidação das suas carteiras de clientes. Este trabalho procura desenhar uma estratégia que permita às empresas prever a perda de clientes (conceito denominado por churn) de forma a que possam perceber quais as razões que os levam a desactivar os seus serviços e consequentemente, a desenhar com antecedência acções efectivas de retenção.After several years of strong expansion, the telecommunications industry in Portugal, as well as in Europe, has come to a certain stagnation stage – at least in what concerns the number of clients. This is naturally due to the saturation point the market has reached and also the competition from several other service providers. Therefore, the telecommunication operators urge to retain their customers. Which means companies must invest in the reinforcement of their customers portfolio. This paper intends to design a strategy which allows companies to predict customers loss (phenomena known as churn) in order to understand why they quit the services and hence draw up preventive retention actions.Antunes, Marília Cristina de Sousa, 1969-Mestre, Paula FigueiredoRepositório da Universidade de LisboaMonteiro, Nuno Henrique Silva2013-10-16T15:46:06Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9375pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:43Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9375Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:36.688641Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo de previsão de churn em clientes empresariais com 1 a 5 serviços |
title |
Modelo de previsão de churn em clientes empresariais com 1 a 5 serviços |
spellingShingle |
Modelo de previsão de churn em clientes empresariais com 1 a 5 serviços Monteiro, Nuno Henrique Silva Mercado das telecomunicações Churn Retenção de clientes Modelos lineares generalizados Regressão logística Árvores de decisão Teses de mestrado - 2012 |
title_short |
Modelo de previsão de churn em clientes empresariais com 1 a 5 serviços |
title_full |
Modelo de previsão de churn em clientes empresariais com 1 a 5 serviços |
title_fullStr |
Modelo de previsão de churn em clientes empresariais com 1 a 5 serviços |
title_full_unstemmed |
Modelo de previsão de churn em clientes empresariais com 1 a 5 serviços |
title_sort |
Modelo de previsão de churn em clientes empresariais com 1 a 5 serviços |
author |
Monteiro, Nuno Henrique Silva |
author_facet |
Monteiro, Nuno Henrique Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Antunes, Marília Cristina de Sousa, 1969- Mestre, Paula Figueiredo Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Nuno Henrique Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mercado das telecomunicações Churn Retenção de clientes Modelos lineares generalizados Regressão logística Árvores de decisão Teses de mestrado - 2012 |
topic |
Mercado das telecomunicações Churn Retenção de clientes Modelos lineares generalizados Regressão logística Árvores de decisão Teses de mestrado - 2012 |
description |
Tese de mestrado em Gestão de Informação, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2012 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-10-16T15:46:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/9375 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/9375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134229505769472 |