Estudo estrutural duma pista duma infraestrutura aeroportuária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/14921 |
Resumo: | Mestrado com dupla diplomação com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
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Estudo estrutural duma pista duma infraestrutura aeroportuáriaPavimentos aeroportuáriosAnálise estruturalFator de dano estruturalMétodo ACN/PCNPrograma COMFAADomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia CivilMestrado com dupla diplomação com a Universidade Tecnológica Federal do ParanáA infraestrutura aeroportuária constitui fundamental área dentro do contexto de mobilidade civil. Assim, pode-se afirmar que os pavimentos aeroportuários são essenciais na abordagem sobre esse tema, e por isso influenciam o desenvolvimento econômico das cidades ou países que o utilizam. Desse modo, este trabalho tem como objetivo estudar sobre as características estruturais e o comportamento dos aeródromos ao longo do tempo, de forma a estabelecer possíveis conceitos chave para melhor entendimento do tema e desenvolvimento sobre o assunto. Neste sentido, foi realizado um estudo sobre a capacidade estrutural de um aeródromo localizado na cidade de Bragança e relacionados os resultados para o PCN da pista, ou o Pavement Capacity Number em inglês. Este tem como objetivo retratar a possibilidade de operações de aeronaves no pavimento, conceito bem diferente dos pavimentos rodoviários. Esta definição é caracterizada pela Entidade de Aviação Civil Internacional, ou ICAO em inglês, e está exposto em seus manuais para o ACN (Aircraft Classification Number) dentro do método ACN/PCN. As verificações foram feitas segundo três formas principais: uma delas adotando o programa COMFAA para determinação do PCN, outra utilizando de abordagem feita pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, ou LNEC, para um fator de dano estrutural na pista e uma última com a formulação do LNEC mas sem aplicação do conceito deste fator. Como o método para determinação do PCN não possui um procedimento padrão internacional, este estudo verifica a possibilidade de preencher os conhecimentos acerca do tema e esclarecer melhor seu significado e aplicação. Assim, a finalidade é fornecer segurança aos utentes de tal estrutura.Minhoto, ManuelPais, JorgeIrrigaray, Mário Arlindo PazBiblioteca Digital do IPBMartins, Gabriel de Araújo2018-01-17T10:19:34Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14921TID:201822709porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:35:20Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14921Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:44.736625Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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