Inovar na Educação em Ciencias em Angola: Um estudo exploratorio na formação continua de professores na area da Bioenergetica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/229 |
Resumo: | Neste artigo descreve-se uma primeira fase de um programa de formação contínua de professores em desenvolvimento no âmbito de um projeto de doutoramento e a decorrer numa escola do Segundo Ciclo do Ensino Secundário de Angola. Pretendeu-se trabalhar a inovação na Educação em Ciências apostando: na introdução do tema da Bioenergética, em que os alunos apresentam muitas dificuldades e na planificação de atividades educativas atendendo à recente reestruturação curricular em Angola e à literatura da especialidade, em particular, sobre o trabalho prático na Educação em Ciências. A questão de investigação que subjaz ao estudo é: em que medida processos de formação contínua de professores sobre Bioenergética, centrados na continuidade e em princípios construtivistas, promovem alteração de práticas de ensino e a aprendizagem dos alunos? Trata-se de um estudo de natureza qualitativa do tipo estudo de caso exploratório. Foram recolhidas planificações, uma narrativa multimodal e artefactos produzidos pelos alunos, que se analisaram usando técnicas de análise interna e de conteúdo. Os resultados evidenciam uma apropriação da planificação de aulas centrada na articulação de conteúdos e em atividades práticas, antes não exploradas por falta de material, e reforçam a importância e relevância de se investir em estratégia de formação contínua no contexto e adaptadas às necessidades dos professores. No que respeita às aprendizagens dos alunos, os resultados apontam para algum grau de sucesso, uma vez que os objetivos da aula planificada parecem ter sido atingidos por alguns alunos. Nas considerações finais sugerem-se princípios a ter em conta na formação contínua de professores em contextos em que esta é deficitária e em que existe falta de recursos educativos |
id |
RCAP_00e787dae5562fd1ed8ec6f6e9e5231c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/229 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inovar na Educação em Ciencias em Angola: Um estudo exploratorio na formação continua de professores na area da Bioenergetica.Neste artigo descreve-se uma primeira fase de um programa de formação contínua de professores em desenvolvimento no âmbito de um projeto de doutoramento e a decorrer numa escola do Segundo Ciclo do Ensino Secundário de Angola. Pretendeu-se trabalhar a inovação na Educação em Ciências apostando: na introdução do tema da Bioenergética, em que os alunos apresentam muitas dificuldades e na planificação de atividades educativas atendendo à recente reestruturação curricular em Angola e à literatura da especialidade, em particular, sobre o trabalho prático na Educação em Ciências. A questão de investigação que subjaz ao estudo é: em que medida processos de formação contínua de professores sobre Bioenergética, centrados na continuidade e em princípios construtivistas, promovem alteração de práticas de ensino e a aprendizagem dos alunos? Trata-se de um estudo de natureza qualitativa do tipo estudo de caso exploratório. Foram recolhidas planificações, uma narrativa multimodal e artefactos produzidos pelos alunos, que se analisaram usando técnicas de análise interna e de conteúdo. Os resultados evidenciam uma apropriação da planificação de aulas centrada na articulação de conteúdos e em atividades práticas, antes não exploradas por falta de material, e reforçam a importância e relevância de se investir em estratégia de formação contínua no contexto e adaptadas às necessidades dos professores. No que respeita às aprendizagens dos alunos, os resultados apontam para algum grau de sucesso, uma vez que os objetivos da aula planificada parecem ter sido atingidos por alguns alunos. Nas considerações finais sugerem-se princípios a ter em conta na formação contínua de professores em contextos em que esta é deficitária e em que existe falta de recursos educativosCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2021-03-24T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/229oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/229Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 1 (2021); 102-122Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 Núm. 1 (2021); 102-122Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 1 (2021); 102-122Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 N.º 1 (2021); 102-1222182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/229https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/229/363Direitos de Autor (c) 2021 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessVaile, Felix Kuenda UbaLopes, BetinaLoureiro, Maria João2022-09-22T10:36:36Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/229Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:34.621336Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovar na Educação em Ciencias em Angola: Um estudo exploratorio na formação continua de professores na area da Bioenergetica. |
title |
Inovar na Educação em Ciencias em Angola: Um estudo exploratorio na formação continua de professores na area da Bioenergetica. |
spellingShingle |
Inovar na Educação em Ciencias em Angola: Um estudo exploratorio na formação continua de professores na area da Bioenergetica. Vaile, Felix Kuenda Uba |
title_short |
Inovar na Educação em Ciencias em Angola: Um estudo exploratorio na formação continua de professores na area da Bioenergetica. |
title_full |
Inovar na Educação em Ciencias em Angola: Um estudo exploratorio na formação continua de professores na area da Bioenergetica. |
title_fullStr |
Inovar na Educação em Ciencias em Angola: Um estudo exploratorio na formação continua de professores na area da Bioenergetica. |
title_full_unstemmed |
Inovar na Educação em Ciencias em Angola: Um estudo exploratorio na formação continua de professores na area da Bioenergetica. |
title_sort |
Inovar na Educação em Ciencias em Angola: Um estudo exploratorio na formação continua de professores na area da Bioenergetica. |
author |
Vaile, Felix Kuenda Uba |
author_facet |
Vaile, Felix Kuenda Uba Lopes, Betina Loureiro, Maria João |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Betina Loureiro, Maria João |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaile, Felix Kuenda Uba Lopes, Betina Loureiro, Maria João |
description |
Neste artigo descreve-se uma primeira fase de um programa de formação contínua de professores em desenvolvimento no âmbito de um projeto de doutoramento e a decorrer numa escola do Segundo Ciclo do Ensino Secundário de Angola. Pretendeu-se trabalhar a inovação na Educação em Ciências apostando: na introdução do tema da Bioenergética, em que os alunos apresentam muitas dificuldades e na planificação de atividades educativas atendendo à recente reestruturação curricular em Angola e à literatura da especialidade, em particular, sobre o trabalho prático na Educação em Ciências. A questão de investigação que subjaz ao estudo é: em que medida processos de formação contínua de professores sobre Bioenergética, centrados na continuidade e em princípios construtivistas, promovem alteração de práticas de ensino e a aprendizagem dos alunos? Trata-se de um estudo de natureza qualitativa do tipo estudo de caso exploratório. Foram recolhidas planificações, uma narrativa multimodal e artefactos produzidos pelos alunos, que se analisaram usando técnicas de análise interna e de conteúdo. Os resultados evidenciam uma apropriação da planificação de aulas centrada na articulação de conteúdos e em atividades práticas, antes não exploradas por falta de material, e reforçam a importância e relevância de se investir em estratégia de formação contínua no contexto e adaptadas às necessidades dos professores. No que respeita às aprendizagens dos alunos, os resultados apontam para algum grau de sucesso, uma vez que os objetivos da aula planificada parecem ter sido atingidos por alguns alunos. Nas considerações finais sugerem-se princípios a ter em conta na formação contínua de professores em contextos em que esta é deficitária e em que existe falta de recursos educativos |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-24T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/229 oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/229 |
url |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/229 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/229 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/229/363 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2021 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2021 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 1 (2021); 102-122 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 Núm. 1 (2021); 102-122 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 1 (2021); 102-122 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 N.º 1 (2021); 102-122 2182-1372 0874-9620 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130453132705792 |