Formação contínua de professores de física em Angola: inovar pela avaliação dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4244 |
Resumo: | O estudo foca-se num programa de formação contínua (PFC) de professores de Física, centrado na reconstrução de conceções e práticas de avaliação dos alunos, numa escola secundária Angolana. O PFC teve a duração aproximada de um ano, tendo nele participado 11 professores. O PFC foi conceptualizado na integração de diversas recomendações emergentes da literatura. O objetivo principal deste artigo consiste em analisar o PFC desenvolvido, nomeadamente quanto aos seus efeitos na mudança de conceções e práticas de avaliação de professores formandos, e ainda quanto às potencialidades, dificuldades e constrangimentos encontrados. Metodologicamente recorreu-se a uma abordagem de estudo de caso, envolvendo três dos professores participantes. Recolheram-se dados por questionários, entrevistas, análise documental de registos dos formandos e alunos, gravação vídeo, notas das investigadoras, e ainda de uma reflexão individual feita pelos professores dois anos após a formação. A análise de dados foi essencialmente análise de conteúdo, embora se tenha recorrido também à estatística descritiva. Os resultados mostram mudanças nas conceções e práticas dos professores, mas também constrangimentos, principalmente contextuais (por exemplo, absentismo dos alunos às aulas). Por fim, delineiam-se recomendações específicas para Formação Contínua de professores no País e para a investigação. |
id |
METO-3_97d894f1e0aa9a3050650db1b1a0a5ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4244 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação contínua de professores de física em Angola: inovar pela avaliação dos alunosAvaliação Educacional; Ensino da FísicaAvaliação interna dos alunos; Ensino da Física; Formação de Professores em serviço; Desenvolvimento ProfissionalO estudo foca-se num programa de formação contínua (PFC) de professores de Física, centrado na reconstrução de conceções e práticas de avaliação dos alunos, numa escola secundária Angolana. O PFC teve a duração aproximada de um ano, tendo nele participado 11 professores. O PFC foi conceptualizado na integração de diversas recomendações emergentes da literatura. O objetivo principal deste artigo consiste em analisar o PFC desenvolvido, nomeadamente quanto aos seus efeitos na mudança de conceções e práticas de avaliação de professores formandos, e ainda quanto às potencialidades, dificuldades e constrangimentos encontrados. Metodologicamente recorreu-se a uma abordagem de estudo de caso, envolvendo três dos professores participantes. Recolheram-se dados por questionários, entrevistas, análise documental de registos dos formandos e alunos, gravação vídeo, notas das investigadoras, e ainda de uma reflexão individual feita pelos professores dois anos após a formação. A análise de dados foi essencialmente análise de conteúdo, embora se tenha recorrido também à estatística descritiva. Os resultados mostram mudanças nas conceções e práticas dos professores, mas também constrangimentos, principalmente contextuais (por exemplo, absentismo dos alunos às aulas). Por fim, delineiam-se recomendações específicas para Formação Contínua de professores no País e para a investigação.Universidade Metodista de PiracicabaFundação para Ciência e Tecnologia (FCT)Breganha, Maria da GraçaCosta, NilzaLopes, Betina da Silva2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/424410.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p277-294Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 277-2942238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4244/2346AngolaSéculo XXInão se aplica (estudo qualitativo)Direitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-05T20:23:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4244Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-12-05T20:23:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação contínua de professores de física em Angola: inovar pela avaliação dos alunos |
title |
Formação contínua de professores de física em Angola: inovar pela avaliação dos alunos |
spellingShingle |
Formação contínua de professores de física em Angola: inovar pela avaliação dos alunos Breganha, Maria da Graça Avaliação Educacional; Ensino da Física Avaliação interna dos alunos; Ensino da Física; Formação de Professores em serviço; Desenvolvimento Profissional |
title_short |
Formação contínua de professores de física em Angola: inovar pela avaliação dos alunos |
title_full |
Formação contínua de professores de física em Angola: inovar pela avaliação dos alunos |
title_fullStr |
Formação contínua de professores de física em Angola: inovar pela avaliação dos alunos |
title_full_unstemmed |
Formação contínua de professores de física em Angola: inovar pela avaliação dos alunos |
title_sort |
Formação contínua de professores de física em Angola: inovar pela avaliação dos alunos |
author |
Breganha, Maria da Graça |
author_facet |
Breganha, Maria da Graça Costa, Nilza Lopes, Betina da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Nilza Lopes, Betina da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Breganha, Maria da Graça Costa, Nilza Lopes, Betina da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Educacional; Ensino da Física Avaliação interna dos alunos; Ensino da Física; Formação de Professores em serviço; Desenvolvimento Profissional |
topic |
Avaliação Educacional; Ensino da Física Avaliação interna dos alunos; Ensino da Física; Formação de Professores em serviço; Desenvolvimento Profissional |
description |
O estudo foca-se num programa de formação contínua (PFC) de professores de Física, centrado na reconstrução de conceções e práticas de avaliação dos alunos, numa escola secundária Angolana. O PFC teve a duração aproximada de um ano, tendo nele participado 11 professores. O PFC foi conceptualizado na integração de diversas recomendações emergentes da literatura. O objetivo principal deste artigo consiste em analisar o PFC desenvolvido, nomeadamente quanto aos seus efeitos na mudança de conceções e práticas de avaliação de professores formandos, e ainda quanto às potencialidades, dificuldades e constrangimentos encontrados. Metodologicamente recorreu-se a uma abordagem de estudo de caso, envolvendo três dos professores participantes. Recolheram-se dados por questionários, entrevistas, análise documental de registos dos formandos e alunos, gravação vídeo, notas das investigadoras, e ainda de uma reflexão individual feita pelos professores dois anos após a formação. A análise de dados foi essencialmente análise de conteúdo, embora se tenha recorrido também à estatística descritiva. Os resultados mostram mudanças nas conceções e práticas dos professores, mas também constrangimentos, principalmente contextuais (por exemplo, absentismo dos alunos às aulas). Por fim, delineiam-se recomendações específicas para Formação Contínua de professores no País e para a investigação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4244 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p277-294 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4244 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p277-294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4244/2346 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Angola Século XXI não se aplica (estudo qualitativo) |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 277-294 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576019990249472 |