Formação contínua de professores de física em Angola: inovar pela avaliação dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Breganha, Maria da Graça
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa, Nilza, Lopes, Betina da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4244
Resumo: O estudo foca-se num programa de formação contínua (PFC) de professores de Física, centrado na reconstrução de conceções e práticas de avaliação dos alunos, numa escola secundária Angolana. O PFC teve a duração aproximada de um ano, tendo nele participado 11 professores. O PFC foi conceptualizado na integração de diversas recomendações emergentes da literatura. O objetivo principal deste artigo consiste em analisar o PFC desenvolvido, nomeadamente quanto aos seus efeitos na mudança de conceções e práticas de avaliação de professores formandos, e ainda quanto às potencialidades, dificuldades e constrangimentos encontrados. Metodologicamente recorreu-se a uma abordagem de estudo de caso, envolvendo três dos professores participantes. Recolheram-se dados por questionários, entrevistas, análise documental de registos dos formandos e alunos, gravação vídeo, notas das investigadoras, e ainda de uma reflexão individual feita pelos professores dois anos após a formação. A análise de dados foi essencialmente análise de conteúdo, embora se tenha recorrido também à estatística descritiva. Os resultados mostram mudanças nas conceções e práticas dos professores, mas também constrangimentos, principalmente contextuais (por exemplo, absentismo dos alunos às aulas). Por fim, delineiam-se recomendações específicas para Formação Contínua de professores no País e para a investigação.
id METO-3_97d894f1e0aa9a3050650db1b1a0a5ac
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4244
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Formação contínua de professores de física em Angola: inovar pela avaliação dos alunosAvaliação Educacional; Ensino da FísicaAvaliação interna dos alunos; Ensino da Física; Formação de Professores em serviço; Desenvolvimento ProfissionalO estudo foca-se num programa de formação contínua (PFC) de professores de Física, centrado na reconstrução de conceções e práticas de avaliação dos alunos, numa escola secundária Angolana. O PFC teve a duração aproximada de um ano, tendo nele participado 11 professores. O PFC foi conceptualizado na integração de diversas recomendações emergentes da literatura. O objetivo principal deste artigo consiste em analisar o PFC desenvolvido, nomeadamente quanto aos seus efeitos na mudança de conceções e práticas de avaliação de professores formandos, e ainda quanto às potencialidades, dificuldades e constrangimentos encontrados. Metodologicamente recorreu-se a uma abordagem de estudo de caso, envolvendo três dos professores participantes. Recolheram-se dados por questionários, entrevistas, análise documental de registos dos formandos e alunos, gravação vídeo, notas das investigadoras, e ainda de uma reflexão individual feita pelos professores dois anos após a formação. A análise de dados foi essencialmente análise de conteúdo, embora se tenha recorrido também à estatística descritiva. Os resultados mostram mudanças nas conceções e práticas dos professores, mas também constrangimentos, principalmente contextuais (por exemplo, absentismo dos alunos às aulas). Por fim, delineiam-se recomendações específicas para Formação Contínua de professores no País e para a investigação.Universidade Metodista de PiracicabaFundação para Ciência e Tecnologia (FCT)Breganha, Maria da GraçaCosta, NilzaLopes, Betina da Silva2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/424410.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p277-294Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 277-2942238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4244/2346AngolaSéculo XXInão se aplica (estudo qualitativo)Direitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-05T20:23:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4244Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-12-05T20:23:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação contínua de professores de física em Angola: inovar pela avaliação dos alunos
title Formação contínua de professores de física em Angola: inovar pela avaliação dos alunos
spellingShingle Formação contínua de professores de física em Angola: inovar pela avaliação dos alunos
Breganha, Maria da Graça
Avaliação Educacional; Ensino da Física
Avaliação interna dos alunos; Ensino da Física; Formação de Professores em serviço; Desenvolvimento Profissional
title_short Formação contínua de professores de física em Angola: inovar pela avaliação dos alunos
title_full Formação contínua de professores de física em Angola: inovar pela avaliação dos alunos
title_fullStr Formação contínua de professores de física em Angola: inovar pela avaliação dos alunos
title_full_unstemmed Formação contínua de professores de física em Angola: inovar pela avaliação dos alunos
title_sort Formação contínua de professores de física em Angola: inovar pela avaliação dos alunos
author Breganha, Maria da Graça
author_facet Breganha, Maria da Graça
Costa, Nilza
Lopes, Betina da Silva
author_role author
author2 Costa, Nilza
Lopes, Betina da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT)
dc.contributor.author.fl_str_mv Breganha, Maria da Graça
Costa, Nilza
Lopes, Betina da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Educacional; Ensino da Física
Avaliação interna dos alunos; Ensino da Física; Formação de Professores em serviço; Desenvolvimento Profissional
topic Avaliação Educacional; Ensino da Física
Avaliação interna dos alunos; Ensino da Física; Formação de Professores em serviço; Desenvolvimento Profissional
description O estudo foca-se num programa de formação contínua (PFC) de professores de Física, centrado na reconstrução de conceções e práticas de avaliação dos alunos, numa escola secundária Angolana. O PFC teve a duração aproximada de um ano, tendo nele participado 11 professores. O PFC foi conceptualizado na integração de diversas recomendações emergentes da literatura. O objetivo principal deste artigo consiste em analisar o PFC desenvolvido, nomeadamente quanto aos seus efeitos na mudança de conceções e práticas de avaliação de professores formandos, e ainda quanto às potencialidades, dificuldades e constrangimentos encontrados. Metodologicamente recorreu-se a uma abordagem de estudo de caso, envolvendo três dos professores participantes. Recolheram-se dados por questionários, entrevistas, análise documental de registos dos formandos e alunos, gravação vídeo, notas das investigadoras, e ainda de uma reflexão individual feita pelos professores dois anos após a formação. A análise de dados foi essencialmente análise de conteúdo, embora se tenha recorrido também à estatística descritiva. Os resultados mostram mudanças nas conceções e práticas dos professores, mas também constrangimentos, principalmente contextuais (por exemplo, absentismo dos alunos às aulas). Por fim, delineiam-se recomendações específicas para Formação Contínua de professores no País e para a investigação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4244
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p277-294
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4244
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p277-294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4244/2346
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Angola
Século XXI
não se aplica (estudo qualitativo)
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 277-294
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576019990249472