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Autor(a) principal: Nunes, Maria Cecília Correia Martins
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13167
Resumo: Em 2010 entidades externas decidiram implementar algumas medidas de combate ao défice, visando essencialmente a redução da despesa. Tais medidas, apresentaram-se sob a forma de redução de salários e aumento de impostos, para os trabalhadores do Setor Público e do Sector Empresarial do Estado, implicando assim a perda de rendimentos, regalias e qualidade de vida. O presente estudo visa a compreensão destes impactos, tendo por objetivo aferir como e de que forma os referidos cortes foram recebidos, geridos e assimilados por Organizações e Trabalhadores. Trata-se de um tema relevante para as empresas de uma forma geral, envoltas num ambiente externo complexo, confrontadas diariamente com mudanças imprevisíveis que não controlam, mas que têm repercussões no seu ambiente interno. Os trabalhadores analisados neste estudo, são provenientes de três empresas distintas do Sector Empresarial do Estado, apesar da diversidade que os caracteriza, enfrentam desde Janeiro de 2011 um problema comum, cortes salariais impostos pelas entidades externas, uma realidade indesejada que pode colocar em causa a sua relação com a empresa e com o trabalho. O presente estudo é sustentado e desenvolve-se a partir da análise e especificação do modelo base, apresentado aquando do desenvolvimento do enquadramento teórico Para a análise desta problemática em concreto, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, através da realização de entrevistas a 27 colaboradores, que por razões de confidencialidade e anonimato os seus nomes e sectores de atividade não serão revelados. Observou-se que os trabalhadores, em função do tipo de empresa onde diariamente exercem as suas funções, percecionam e gerem os cortes salariais de maneiras distintas, no entanto, apesar de verem os cortes salariais como algo negativo, atribuíam a sua responsabilidade sobretudo às entidades externas. Observou-se ainda que as práticas de comunicação da empresa têm um efeito moderador no efeito de mudanças impostas pelo exterior nas políticas de recursos humanos da empresa e no comportamento dos trabalhadores.
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