Implementação das lentes oftálmicas Nikon em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marisa Cristina Sobral da Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/3788
Resumo: O caso prático apresentado foi desenvolvido no âmbito da realização do Mestrado de Continuidade em Gestão no Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE. Quanto à temática, centra-se no âmbito da Gestão e do Marketing Relacional aplicados á realidade do mercado português de lentes oftálmicas. O mercado da óptica em Portugal é considerado altamente estruturado e os players existentes têm uma elevada notoriedade junto dos consumidores. Será analisado, tanto ao nível das lentes oftálmicas como das armações e óculos de sol. A marca Nikon tem já um longo percurso no que diz respeito à inovação tecnológica com uma qualidade e precisão extremas. Apesar do leque de artigos comercializados por esta marca ser muito vasto, este projecto irá incidir apenas sobre as lentes oftálmicas por si produzidas. Em 2005, este produto entra no mercado português, representado pela empresa Nikpor. Apesar do nome Nikon ter uma expressão muito forte em Portugal, este não foi suficiente para o sucesso da empresa num mercado tão competitivo e numa economia em crise. Discutir-se-á a transformação desta organização com a inserção da sua actividade na empresa Proóptica. Este caso reflecte os esforços necessários para iniciar uma nova empresa em Portugal e para a organizar num mercado muito competitivo. Espelha igualmente as dificuldades atravessadas na gestão de uma organização jovem aos níveis operacional, comercial e de direcção. Será demonstrado que o investimento deve ser cada vez mais centrado em estratégias de Marketing eficazes, que apresentem um nível de relacionamento elevado e que se foquem no cliente e na satisfação das suas necessidades específicas.
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