Adaptação académica em estudantes do 1º ano: diferenças de género, situação de estudante e curso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/12097 |
Resumo: | Num compromisso entre as abordagens desenvolvimentistas e contextuais (teorias de impacto) na adaptação, desenvolvimento psicossocial e rendimento académico dos estudantes universitários, os autores analisam as vivências de uma amostra de estudantes da Universidade do Minho (N=1273), a partir do Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997), organizado em 17 subescalas que procuram avaliar dimensões pessoais, interpessoais e contextuais da adaptação e do sucesso académico. Os resultados sugerem algumas oscilações nas médias obtidas quando tomamos os estudantes da amostra em função do género, da situação de estudante e do curso frequentado. Estes aspectos poderão vir a ser enquadrados numa preocupação mais geral da Universidade com um sucesso académico que não se circunscreva ao rendimento ou às classificações curriculares obtidas, mas antes, que integre os aspectos da adaptação, do rendimento e do desenvolvimento psicossocial experenciado pelo jovens ao longo da sua frequência universitária. |
id |
RCAP_00fdedcc6881cc26695d1379aee66e53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12097 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Adaptação académica em estudantes do 1º ano: diferenças de género, situação de estudante e cursoThe academic adjustment of the first-year college students: Differences by gender, student status and domain of graduationAdaptação psicossocialSucesso académicoNum compromisso entre as abordagens desenvolvimentistas e contextuais (teorias de impacto) na adaptação, desenvolvimento psicossocial e rendimento académico dos estudantes universitários, os autores analisam as vivências de uma amostra de estudantes da Universidade do Minho (N=1273), a partir do Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997), organizado em 17 subescalas que procuram avaliar dimensões pessoais, interpessoais e contextuais da adaptação e do sucesso académico. Os resultados sugerem algumas oscilações nas médias obtidas quando tomamos os estudantes da amostra em função do género, da situação de estudante e do curso frequentado. Estes aspectos poderão vir a ser enquadrados numa preocupação mais geral da Universidade com um sucesso académico que não se circunscreva ao rendimento ou às classificações curriculares obtidas, mas antes, que integre os aspectos da adaptação, do rendimento e do desenvolvimento psicossocial experenciado pelo jovens ao longo da sua frequência universitária.Considering the developmental and contextual approaches in the study of academic adjustment, psychosocial development and academic achievement of first-year college students, the authors analyze the personal and academic experiences of a student sample from University of Minho (n=1273). It was administrated the Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997), organized into 17 subscales considering personal, interpersonal and environmental dimensions of academic adjustment and success. The results present some mean differences between the groups by gender, student status and major in graduation. The conclusion is that these factors should be taken into account in college politics and practices if we want to produce an increase the chances of accademic success among students.Universidade de São FranciscoUniversidade do MinhoFerreira, Joaquim Armando G.Almeida, Leandro S.Soares, Ana Paula20012001-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/12097porFERREIRA, Joaquim Armando; ALMEIDA, Leandro S. y SOARES, Ana Paula C.. Adaptação académica em estudante do 1º ano: diferenças de gênero, situação de estudante e curso. PsicoUSF [online]. 2001, vol.6, n.1, pp. 1-10. ISSN 1413-8271.1413-8271info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:05.661730Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adaptação académica em estudantes do 1º ano: diferenças de género, situação de estudante e curso The academic adjustment of the first-year college students: Differences by gender, student status and domain of graduation |
title |
Adaptação académica em estudantes do 1º ano: diferenças de género, situação de estudante e curso |
spellingShingle |
Adaptação académica em estudantes do 1º ano: diferenças de género, situação de estudante e curso Ferreira, Joaquim Armando G. Adaptação psicossocial Sucesso académico |
title_short |
Adaptação académica em estudantes do 1º ano: diferenças de género, situação de estudante e curso |
title_full |
Adaptação académica em estudantes do 1º ano: diferenças de género, situação de estudante e curso |
title_fullStr |
Adaptação académica em estudantes do 1º ano: diferenças de género, situação de estudante e curso |
title_full_unstemmed |
Adaptação académica em estudantes do 1º ano: diferenças de género, situação de estudante e curso |
title_sort |
Adaptação académica em estudantes do 1º ano: diferenças de género, situação de estudante e curso |
author |
Ferreira, Joaquim Armando G. |
author_facet |
Ferreira, Joaquim Armando G. Almeida, Leandro S. Soares, Ana Paula |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Leandro S. Soares, Ana Paula |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Joaquim Armando G. Almeida, Leandro S. Soares, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adaptação psicossocial Sucesso académico |
topic |
Adaptação psicossocial Sucesso académico |
description |
Num compromisso entre as abordagens desenvolvimentistas e contextuais (teorias de impacto) na adaptação, desenvolvimento psicossocial e rendimento académico dos estudantes universitários, os autores analisam as vivências de uma amostra de estudantes da Universidade do Minho (N=1273), a partir do Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997), organizado em 17 subescalas que procuram avaliar dimensões pessoais, interpessoais e contextuais da adaptação e do sucesso académico. Os resultados sugerem algumas oscilações nas médias obtidas quando tomamos os estudantes da amostra em função do género, da situação de estudante e do curso frequentado. Estes aspectos poderão vir a ser enquadrados numa preocupação mais geral da Universidade com um sucesso académico que não se circunscreva ao rendimento ou às classificações curriculares obtidas, mas antes, que integre os aspectos da adaptação, do rendimento e do desenvolvimento psicossocial experenciado pelo jovens ao longo da sua frequência universitária. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/12097 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/12097 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
FERREIRA, Joaquim Armando; ALMEIDA, Leandro S. y SOARES, Ana Paula C.. Adaptação académica em estudante do 1º ano: diferenças de gênero, situação de estudante e curso. PsicoUSF [online]. 2001, vol.6, n.1, pp. 1-10. ISSN 1413-8271. 1413-8271 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132215255236608 |