Adaptação académica em estudantes do 1º ano: diferenças de género, situação de estudante e curso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Joaquim Armando G.
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Almeida, Leandro S., Soares, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/12097
Resumo: Num compromisso entre as abordagens desenvolvimentistas e contextuais (teorias de impacto) na adaptação, desenvolvimento psicossocial e rendimento académico dos estudantes universitários, os autores analisam as vivências de uma amostra de estudantes da Universidade do Minho (N=1273), a partir do Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997), organizado em 17 subescalas que procuram avaliar dimensões pessoais, interpessoais e contextuais da adaptação e do sucesso académico. Os resultados sugerem algumas oscilações nas médias obtidas quando tomamos os estudantes da amostra em função do género, da situação de estudante e do curso frequentado. Estes aspectos poderão vir a ser enquadrados numa preocupação mais geral da Universidade com um sucesso académico que não se circunscreva ao rendimento ou às classificações curriculares obtidas, mas antes, que integre os aspectos da adaptação, do rendimento e do desenvolvimento psicossocial experenciado pelo jovens ao longo da sua frequência universitária.
id RCAP_00fdedcc6881cc26695d1379aee66e53
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12097
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Adaptação académica em estudantes do 1º ano: diferenças de género, situação de estudante e cursoThe academic adjustment of the first-year college students: Differences by gender, student status and domain of graduationAdaptação psicossocialSucesso académicoNum compromisso entre as abordagens desenvolvimentistas e contextuais (teorias de impacto) na adaptação, desenvolvimento psicossocial e rendimento académico dos estudantes universitários, os autores analisam as vivências de uma amostra de estudantes da Universidade do Minho (N=1273), a partir do Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997), organizado em 17 subescalas que procuram avaliar dimensões pessoais, interpessoais e contextuais da adaptação e do sucesso académico. Os resultados sugerem algumas oscilações nas médias obtidas quando tomamos os estudantes da amostra em função do género, da situação de estudante e do curso frequentado. Estes aspectos poderão vir a ser enquadrados numa preocupação mais geral da Universidade com um sucesso académico que não se circunscreva ao rendimento ou às classificações curriculares obtidas, mas antes, que integre os aspectos da adaptação, do rendimento e do desenvolvimento psicossocial experenciado pelo jovens ao longo da sua frequência universitária.Considering the developmental and contextual approaches in the study of academic adjustment, psychosocial development and academic achievement of first-year college students, the authors analyze the personal and academic experiences of a student sample from University of Minho (n=1273). It was administrated the Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997), organized into 17 subscales considering personal, interpersonal and environmental dimensions of academic adjustment and success. The results present some mean differences between the groups by gender, student status and major in graduation. The conclusion is that these factors should be taken into account in college politics and practices if we want to produce an increase the chances of accademic success among students.Universidade de São FranciscoUniversidade do MinhoFerreira, Joaquim Armando G.Almeida, Leandro S.Soares, Ana Paula20012001-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/12097porFERREIRA, Joaquim Armando; ALMEIDA, Leandro S. y SOARES, Ana Paula C.. Adaptação académica em estudante do 1º ano: diferenças de gênero, situação de estudante e curso. PsicoUSF [online]. 2001, vol.6, n.1, pp. 1-10. ISSN 1413-8271.1413-8271info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:05.661730Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação académica em estudantes do 1º ano: diferenças de género, situação de estudante e curso
The academic adjustment of the first-year college students: Differences by gender, student status and domain of graduation
title Adaptação académica em estudantes do 1º ano: diferenças de género, situação de estudante e curso
spellingShingle Adaptação académica em estudantes do 1º ano: diferenças de género, situação de estudante e curso
Ferreira, Joaquim Armando G.
Adaptação psicossocial
Sucesso académico
title_short Adaptação académica em estudantes do 1º ano: diferenças de género, situação de estudante e curso
title_full Adaptação académica em estudantes do 1º ano: diferenças de género, situação de estudante e curso
title_fullStr Adaptação académica em estudantes do 1º ano: diferenças de género, situação de estudante e curso
title_full_unstemmed Adaptação académica em estudantes do 1º ano: diferenças de género, situação de estudante e curso
title_sort Adaptação académica em estudantes do 1º ano: diferenças de género, situação de estudante e curso
author Ferreira, Joaquim Armando G.
author_facet Ferreira, Joaquim Armando G.
Almeida, Leandro S.
Soares, Ana Paula
author_role author
author2 Almeida, Leandro S.
Soares, Ana Paula
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Joaquim Armando G.
Almeida, Leandro S.
Soares, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptação psicossocial
Sucesso académico
topic Adaptação psicossocial
Sucesso académico
description Num compromisso entre as abordagens desenvolvimentistas e contextuais (teorias de impacto) na adaptação, desenvolvimento psicossocial e rendimento académico dos estudantes universitários, os autores analisam as vivências de uma amostra de estudantes da Universidade do Minho (N=1273), a partir do Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997), organizado em 17 subescalas que procuram avaliar dimensões pessoais, interpessoais e contextuais da adaptação e do sucesso académico. Os resultados sugerem algumas oscilações nas médias obtidas quando tomamos os estudantes da amostra em função do género, da situação de estudante e do curso frequentado. Estes aspectos poderão vir a ser enquadrados numa preocupação mais geral da Universidade com um sucesso académico que não se circunscreva ao rendimento ou às classificações curriculares obtidas, mas antes, que integre os aspectos da adaptação, do rendimento e do desenvolvimento psicossocial experenciado pelo jovens ao longo da sua frequência universitária.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/12097
url http://hdl.handle.net/1822/12097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv FERREIRA, Joaquim Armando; ALMEIDA, Leandro S. y SOARES, Ana Paula C.. Adaptação académica em estudante do 1º ano: diferenças de gênero, situação de estudante e curso. PsicoUSF [online]. 2001, vol.6, n.1, pp. 1-10. ISSN 1413-8271.
1413-8271
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132215255236608